CARREIRA

TJMG MANTÉM PV CONGELADA

quinta-feira, 15/10/20 09:21

Conforme adiantado pelo SINJUS na última sexta-feira em mensagem do Coordenador Geral, Alexandre Pires, nos grupos de Whatsapp do Sindicato, o TJMG decidiu acerca dos impactos da Lei Complementar 173/2020 sobre os direitos dos servidores da Casa. A Comissão Administrativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deliberou que a norma não impacta sobre o ADE, Abono de Permanência, progressão e promoção horizontal, mas adiou a decisão sobre a promoção vertical (PV), inclusive sobre a PV de 2019 que, inexplicavelmente, está paralisada na Comissão Examinadora de Promoção Vertical (Comprove), mesmo sendo um direito adquirido pelos servidores anteriormente à vigência da LC 173.

A despeito dos membros da Comprove não terem parado de analisar os processos enviados pelos candidatos à PV, as publicações que dão andamento ao certame estão paralisadas por ordem da Presidência do Tribunal.

Em relação ao Quinquênios e férias prêmio adquiridos a partir de 28/5 até 31/12/2021, o tempo será considerado. Contudo, no caso do Quinquênio, o pagamento ocorrerá somente a partir de 01 de janeiro de 2022, inclusive com o retroativo. Houve avanço aqui em relação ao parecer da AGE que não considerava o retroativo. No caso de férias prêmio não poderá ser usufruído esse período adquirido antes de janeiro de 2022, mas férias prêmio adquiridas anteriormente poderão ser usufruídas normalmente. Clique aqui e leia a ata da reunião.

Em 4 de agosto, a AGE já havia emitido parecer orientando o Executivo a manter a concessão de pagamento de progressões, promoções, adicional de desempenho (ADE) e abono de permanência para os seus servidores. Assim que foi publicado o documento, o SINJUS-MG enviou ofícios ao TJMG expondo o entendimento da AGE e pedindo a adoção dos mesmos parâmetros com o objetivo de garantir a isonomia dos servidores do Judiciário com os do Executivo.

“A decisão da Comissão Administrativa do TJMG não poderia ser outra, e causa espanto o tempo que se demorou para que a decisão fosse publicada. Nesses quatro meses, os servidores ficaram em estado de apreensão vendo direitos serem suspensos. Também é de se estranhar o fato de permanecerem suspensas as promoções verticais, pois os mesmos fundamentos que afastam os efeitos da LC 173 das progressões e promoções horizontais valem também para a PV. Não se justifica deixar milhares de servidores que investiram em suas carreiras sem qualquer perspectiva de quando serão retomados os certames de promoção vertical. Na outra ponta, não houve paralisação das promoções de magistrados em nenhum momento. O que queremos é a isonomia”, afirma do coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Na PV 2019, mais de 2.800 servidores se inscreveram e aguardam o apontamento das vagas e a continuidade do certame com efetivação da promoção. Outros muitos servidores do TJMG também estão sendo prejudicados com o adiamento do edital referente à PV 2020, que deveria ter sido publicado no final de agosto.

O SINJUS defende o imediato prosseguimento do processo da PV 2019 e a abertura de edital 2020. “Atrasar ainda mais essa decisão sobre a promoção vertical desmotiva os servidores que têm elevado os índices de produtividade do Tribunal. E ainda é importante lembrar que Data-Base de 2020 segue sem definição, apesar de também não ser impactada pela LC 173”, complementa Alexandre Pires.

Para ficar informando sobre o andamento dessa luta, acompanhe diariamente o site e as páginas do SINJUS no Facebook e Instagram. Se você também quer fazer parte dos nossos grupos de WhatsApp, envie uma mensagem para (31) 98738-8640 pedindo sua inclusão.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco