NOVA PLATAFORMA

TJMG NÃO GARANTE ACESSIBILIDADE DOS SERVIDORES CEGOS AO E-PROC

sexta-feira, 07/06/24 19:22 Imagem ilustrativa com fundo azul escuro onde se vê sob um círculo cinza claro, um homem de pele clara, cabelo curto preto, vestimentas informais (calça verde e blusa amarela) sentado em uma cadeira, em frente o mesmo se vê uma mesa com um notebook ligado, em que na tela está escrito "Acessibilidade" e um X embaixo da palavra, ainda na ilustração se vê o símbolo de exclamação.

No dia 16 de maio, preocupado com o novo sistema eletrônico e-Proc, que substituirá o PJe, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG questionou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sobre a acessibilidade da plataforma. No entanto, a resposta da Presidência do TJMG, datada de 5 de junho, não garantiu que a plataforma é totalmente acessível, especialmente para servidores com deficiência visual. O órgão apenas listou de forma genérica algumas funcionalidades disponíveis. Por isso, o Sindicato seguirá cobrando providências e que o Tribunal de Justiça respeite os direitos das pessoas com deficiência.

O questionamento do Sindicato ocorreu diante da falta de participação da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJMG nas discussões acerca da implementação do e-Proc, que já estava previsto para começar a operar no dia 4 de junho nas 12 Varas de Família da Comarca de Belo Horizonte (1ª Instância) e na 4ª e 8ª câmaras especializadas em Direito de Família (2ª Instância).

Agora, com a resposta evasiva do TJMG, a preocupação do SINJUS acerca da falta de acessibilidade do sistema aumentou.

“O TJMG somente listou algumas ferramentas disponíveis, mas que apenas garantem uma acessibilidade parcial e restrita. Ele também não informou se testes práticos foram realizados, uma etapa essencial para garantir uma experiência de uso plena e eficaz dos usuários. Com um investimento na casa dos milhões de reais, o mínimo que se poderia esperar era uma plataforma que estivesse adequada aos melhores níveis de acessibilidade. Um sistema ‘meio acessível’ não adianta, não é inclusivo. Estamos cobrando respeito aos direitos e à dignidade das pessoas. Por isso, o NPD vai seguir combativo nessa demanda”, assegura o coordenador do NPD e diretor de Finanças do SINJUS, Alex Aguiar.

Na resposta do TJMG, foram citadas as seguintes funcionalidades da versão 9.6 do sistema e-Proc:

  • integração à Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para usuários com deficiência auditiva;
  • opção de contraste de tela com modos noturno e diurno para melhorar a visualização e reduzindo o cansaço visual;
  • barra de acessibilidade, localizada na parte superior do sistema, contendo atalhos de navegação para as principais seções das páginas (conteúdo, menu e pesquisa processual), facilitando a utilização de leitores de tela para pessoas com deficiência visual. Há também opções de aumentar ou diminuir o tamanho das letras, habilitar alto contraste, além da tradução para Libras por meio da ferramenta VLibras.

“Não estamos nem um pouco satisfeitos com a resposta recebida. A participação da Comissão de Acessibilidade e Inclusão no processo de adequação e implementação do e-Proc era essencial, mas o Tribunal optou por negligenciar os direitos das pessoas com deficiência”, complementa Alex Aguiar.

O SINJUS destaca que essas funcionalidades apenas minimizam as diversas barreiras de um sistema não acessível. O necessário é a adoção de uma plataforma que garanta a acessibilidade e a inclusão desde a conceituação do projeto. Portanto, o Sindicato seguirá cobrando providências.

Se você tem alguma demanda sobre acessibilidade e inclusão, entre em contato com o NPD pelo WhatsApp 31 98738-8640 ou pelo e-mail [email protected]. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre essa e outras frentes de batalha.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Foto de um grande grupo de participantes do Seminário Internacional sobre reparações aos povos negros, reunidos em um auditório diante de um mural colorido com cenas culturais. As pessoas estão sorrindo e posando para a foto, usando roupas diversas e coloridas. Entre os participantes estão as representantes do SINJUS-MG: Cleo Amorim, do coletivo SINJUS Antirracista e as dirigentes do Sindicato Adriana Teodoro e Patrícia Oliveira. Sinjus Antirracista Seminário Internacional cobra por políticas de reparações aos povos negros terça-feira, 18/11/25 18:01 O 2º Seminário Internacional Pró-Reparações realizado entre os dias 10 e 15 de novembro, ...
Imagem Acessível: Encontro promovido pelo NAP em uma sala de reuniões, com participantes sentados em semicírculo enquanto o palestrante em pé apresenta orientações. Ao fundo, há um banner do NAP e uma mesa com a marca SINJUS-MG.Conteúdo textual: Prevenção - NAP promove encontro e reforça cuidados para evitar golpes digitais Prevenção NAP promove encontro e reforça cuidados para evitar golpes digitais terça-feira, 18/11/25 17:23 Golpes, páginas e perfis falsos nas redes sociais, mensagens enganosas e ligações fraudulentas estão ...
Sucesso Convites da Festa de Fim de Ano já estão esgotados! sexta-feira, 14/11/25 10:06 Matéria atualizada no dia 17/11 A expectativa para a Festa de Fim de Ano ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco