#PROTEGETJMG

TRIBUNAIS JÁ AMPLIAM MEDIDAS DE PREVENÇÃO; TJMG NÃO!

terça-feira, 09/06/20 15:19

 

Cientes da gravidade da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), diversos tribunais de Justiça pelo país já publicaram normas prorrogando o plantão extraordinário, destacando que a medida busca combater o contágio pelo vírus. Contudo, mesmo diante do aumento dos números de casos e de mortes no estado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ainda não se posicionou sobre a questão. O silêncio da Administração do TJMG está provocando temor entre as servidoras e os servidores, que têm medo de retornar às atividades presenciais não essenciais no dia 15 de junho e ficarem expostos à doença.

O mais recente Tribunal de Justiça a anunciar a prorrogação do plantão extraordinário foi o da Bahia, que publicou na manhã desta terça-feira, dia 9 de junho, o comunicado de que o teletrabalho será o regime prioritário até 30 de junho. Antes dele, tribunais de outros estados já haviam tomado decisões semelhantes, como são os casos de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará, Alagoas, Distrito Federal, entre outros.

O SINJUS já solicitou a prorrogação do plantão extraordinário à Presidência do TJMG. A retomada do trabalho presencial para tratar de demandas não essenciais é uma medida que traz risco desnecessário aos servidores e a seus familiares. O próprio Tribunal tem números que mostram a eficiência e a produtividade no regime de teletrabalho. Estamos tentando sensibilizar o presidente do TJMG sobre essa reivindicação da categoria. Contudo, caso preciso, buscaremos também os instrumentos jurídicos para resguardar o direito à saúde e à vida do servidor”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

A maioria dos tribunais já ampliou as medidas de proteção para, no mínimo, o fim de junho. Outros que ainda não editaram novas medidas têm adotado posturas que sinalizam que seguirão pelo mesmo caminho nos próximos dias.

NÚCLEO DA MULHER VAI DEBATER A SITUAÇÃO DAS MÃES SERVIDORAS

Um eventual retorno das atividades presenciais no TJMG tem causado preocupação ainda maior entre as servidoras que são mães. Além do risco de contrair a Covid-19 e do temor de se tornarem vetores do vírus para os seus familiares, muitas delas não têm com quem deixar os filhos que estão com as aulas suspensas. Por isso, o Núcleo da Mulher do SINJUS realiza, nesta terça-feira, dia 9 de junho, às 18h, uma reunião virtual aberta para ouvir as servidoras do TJMG e do TJMMG sobre essa situação e discutir ações de luta.

O encontro será pela plataforma de videoconferência Google Meet. No horário marcado, clique aqui e acesse a sala virtual. Caso tenha dúvidas, clique aqui e veja o passo a passo.

#ProtegeTJMG

Nesta semana, além da mobilização por meio das mídias sociais em torno da campanha #ProtegeTJMG, o SINJUS também está convocando as servidoras e os servidores a enviarem e-mail no “Fale com a Presidência” solicitando que o plantão extraordinário seja prorrogado (clique aqui e saiba mais).

Essa é apenas mais uma das inúmeras batalhas que o SINJUS vem travando nos últimos meses para que a saúde das servidoras e dos servidores seja priorizada neste momento de pandemia. O Sindicato já requereu equipamentos de proteção individual e a testagem para aqueles que estão nos trabalhos presenciais, solicitou a dispensa de lactantes e servidores que residem com pessoas do grupo de risco, pediu o respeito à escala de férias e também questionou o Tribunal sobre setores que estavam sem sistema de rodízio (clique aqui e saiba mais).

Este é o SINJUS, cada vez mais atuante por você, servidora e servidor do Judiciário mineiro.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

PLANTÃO EXTRAORDINÁRIO ENVIE EMAIL AO PRESIDENTE E EXIJA: PROTEGE TJMG! segunda-feira, 08/06/20 17:40 O respeito à saúde das servidoras e dos servidores deve ser uma premissa fundamental do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), principalmente neste período em que os números de infectados e de mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) crescem ... leia mais
TJMG NA QUARENTENA SERVIDORES PEDEM PRORROGAÇÃO DO REGIME DE PLANTÃO quinta-feira, 04/06/20 20:52 O SINJUS-MG, por meio do Ofício 71/2020 , requereu, em nome dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que o regime de plantão extraordinário permaneça vigente até que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) seja controlada ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco