#NAOAORRF

Zema entrega plano de Recuperação Fiscal de Minas a deputados

segunda-feira, 16/10/23 17:01

O Governo de Minas Gerais enviou, nesta segunda-feira, 16 de outubro, à Assembleia Legislativa, uma cópia do plano de Recuperação Fiscal apresentado pelo estado à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O documento lista as medidas que o Palácio Tiradentes pretende tomar a fim de viabilizar a renegociação da dívida pública contraída junto à União. O passivo gira em torno dos R$ 160 bilhões.

A entrega do plano aos deputados estaduais era condição para o início da tramitação, no Legislativo, do projeto de lei (PL) que autoriza o governo de Romeu Zema (Novo) a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A proposta foi desarquivada na semana passada.

“(A cópia do plano) já está protocolada junto ao presidente. Após os trâmites regimentais, será dada a ciência a todos os deputados e deputadas”, informou o deputado João Magalhães (MDB), líder do governo na Assembleia.

Como noticiado pela Itatiaia na semana passada, havia a expectativa pela chegada do documento à Assembleia após o recesso do feriado de 12 de outubro. Lideranças do Parlamento explicaram que, sem saber as ações que o Executivo pretende tomar para refinanciar a dívida, seria impossível votar a adesão à Recuperação Fiscal. Os papéis estão sob a mesa da STN desde maio.

O projeto que autoriza Zema a aderir ao RRF vai passar, primeiro, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. Depois, o texto será analisado pelas comissões de Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária. No plenário, serão dois turnos de votação.

Segundo o portal da Itatiaia, até o início da tarde, poucos interlocutores políticos, até mesmo do governo, tinham conhecimento do teor do plano de Recuperação Fiscal. O documento vinha sendo guardado a sete chaves pelo Palácio Tiradentes.

Após a entrega do documento, o SINJUS obteve informações de que o texto foi recebido pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), e conta com milhares de dados. O plano de Zema ainda não foi disponibilizado para o conjunto dos deputados. O Sindicato já está em contato com as assessorias para agendar reuniões com os parlamentares.

O secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, chegou a listar publicamente medidas que poderiam ser tomadas a fim de aliviar o caixa do estado. Há, por exemplo, chance de venda da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

O Supremo Tribunal Federal (STF) já autorizou a adesão de Minas ao RRF, mas o governo entende que precisa do aval legal dos deputados estaduais.

Semana de reuniões

Representantes de Zema devem ter reuniões com deputados ao longo desta semana. Nesta segunda, por exemplo, os secretários Gustavo Barbosa (Fazensa), Luísa Barreto (Planejamento e Gestão) e Gustavo Valadares (Governo) estão na Assembleia para debater a divulgação do índice anual de recomposição salarial dos servidores do Executivo.

Valadares deve participar, ainda, da reunião do Colégio de Líderes da Assembleia. Além da adesão ao RRF, o governo tenta emplacar, no Legislativo, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que elimina a necessidade da convocação de referendo popular para avalizar a venda de empresas como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Nesta terça, Zema e os secretários vão oferecer uma espécie de “happy-hour” a parlamentares da base governista a fim de estreitar as relações.

Fonte: SINJUS com informações de Itatiaia / Repórter Guilherme Peixoto

Últimas notícias

ver mais
Fotografia em um ambiente de trabalho, onde se vê uma mulher cadeirante, de pele clara, cabelos castanhos, com vestimentas sociais, segurando uma credencial e mostrando em frente a uma porta de vidro, ao lado se vê ícones que simbolizam deficiências, tais como: cadeirante, deficiência visual, auditiva. PCD SAIBA COMO INCLUIR SÍMBOLOS INTERNACIONAIS DE ACESSIBILIDADE NA SUA CARTEIRA FUNCIONAL DO TJ segunda-feira, 29/04/24 19:41 Na última segunda-feira, dia 22 de abril, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
: Sobre um fundo com degradê que vai do verde ao azul há um conjunto de papéis com a imagem do ofício conjunto encaminhado ao TJMG. Na primeira página há o logo dos sindicatos Serjusmig, SINJUS-MG e Sindojus/MG, abaixo dela há uma segunda página. APROVADOS DO TJMG Sindicatos cobram a homologação e nomeação dos candidatos do concurso Edital 1/2022 segunda-feira, 29/04/24 19:18 O imediato andamento do processo do Concurso Edital nº 01/2022 é cobrado pelas entidades ...
A ilustração tem um fundo preto com o logotipo em amarelo da Reunião Setorial do SINJUS. Ao lado, há a palavra "Compareça!" MOBILIZAÇÃO CORREGEDORIA E EDIFÍCIO-SEDE RECEBEM SETORIAIS NESTA SEMANA segunda-feira, 29/04/24 16:11 Os dirigentes do SINJUS-MG continuam percorrendo as unidades do Tribunal de Justiça de Minas ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco