IMPASSE CONTINUA

ZEMA NÃO RETIRA URGÊNCIA DO RRF E PAUTA DA ALMG SEGUE TRAVADA

quinta-feira, 03/03/22 18:12 Sede da ALMG - Palácio da Inconfidência, sobre a imagem há a aplicação digital de um selo com um punho cerrado apontando para o alto com a frase "Data-Base, eu não abro mão - 2020-2021".

Ao contrário do que afirmou na semana passada, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), não enviou solicitação de retirada de urgência do PL do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Desse modo, a pauta do Plenário do Legislativo segue trancada, dificultando a tramitação de outros projetos de interesse da população e dos servidores do Judiciário, como o PL das Datas-Bases 2020 e 2021.

De acordo com o líder do Bloco Democracia e Luta, deputado André Quintão (PT), uma das hipóteses para o governo ainda não ter retirado o pedido de urgência seria a intenção de não abrir uma janela muito extensa para votações. Assim, a urgência do PL do RRF somente seria retirada quando o PL que prevê reposição de 10,06% a todos os servidores do Executivo estivesse pronto para ser votado em Plenário.

No dia 24 de fevereiro, Zema (Novo) anunciou que iria retirar o pedido de urgência do PL que prevê a adesão de Minas no RRF do governo federal. O texto encontra resistência de deputados e da sociedade por prever nove anos de congelamento de salários e carreiras dos servidores públicos. Contudo, nenhuma comunicação foi enviada à ALMG nesse sentido até o momento. Desse modo, e diante do histórico de embates e promessas não cumpridas do governador, não houve quórum na sessão plenária desta quinta-feira, dia 3 de março, e os trabalhos nas comissões da ALMG seguem em compasso de espera.

Na semana passada, logo após a promessa do governo, o SINJUS conversou com lideranças do Legislativo. Os parlamentares confirmaram que a retirada de urgência do PL do RRF destravaria a pauta e também a tramitação de outras matérias, inclusive o PL das Datas-Bases dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Contudo, a falta de movimentação e diálogo por parte do Poder Executivo têm provocado ainda mais os prejuízos para a categoria.

“Romeu Zema segue jogando com os direitos dos servidores. Anunciou que iria retirar a urgência do PL do RRF e até agora não o fez. O que o governador está esperando para cumprir a sua promessa? Ou será que é mais uma das tantas que ele faz e não honra? Todo esse embate está prejudicando os servidores do Judiciário, cujas Datas-Bases têm o aval do TJMG e precisam do destravamento do Plenário da ALMG para a sua aprovação”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Negociação com Segurança fracassa

O anúncio do reajuste geral para o funcionalismo mineiro feito por Zema (Novo) era uma tentativa de dar resposta aos servidores da Segurança Pública que protestaram cobrando cumprimento de acordo celebrado com o Executivo. Contudo, novamente, a falta de diálogo com sindicatos impediu o fim do impasse, mesmo após nova reunião nesta quinta-feira, dia 3 de março. Por isso, agentes de segurança já planejam manifestações no próximo dia 9, quando são esperadas 50 mil pessoas.

SINJUS segue em busca de apoio

Diante do embate entre o Executivo e o Legislativo, ainda não há reuniões marcadas para as comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que vão apreciar o PL das Datas-Bases 2020 e 2021 do Judiciário. Contudo, o SINJUS-MG continua em articulação com os parlamentares da ALMG para fazer com que o projeto de interesse da categoria seja aprovado o mais breve possível.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Sentados à mesa, de um lado, representantes do SINJUS, Serjusmig e Sindojus/MG, e, de outro lado, representantes do TJMG (sete homens brancos, de cabelos curtos, trajados socialmente usando máscaras respiratórias).
DIÁLOGO SINDICATOS APRESENTAM PAUTA PRIORITÁRIA EM REUNIÃO COM TJMG quinta-feira, 24/02/22 18:10 FOTO: SINJUS-MG Nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG estiveram com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na primeira reunião da Mesa de Negociações em 2022. No encontro, foram ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco