NAP PROMOVE ENCONTRO SOBRE RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E QUALIDADE DE VIDA
quarta-feira, 20/08/25 17:45
Em busca de ampliar os conhecimentos e promover o bem-estar dos seus integrantes, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) realizou, na segunda-feira, 18 de agosto, mais um importante encontro. A atividade contou com a participação da terapeuta Yone Fonseca, que palestrou sobre a importância da respiração correta e como ela pode contribuir para a melhora da qualidade de vida — desde situações simples até casos mais complexos, como crises de pânico.
A reunião foi aberta pela diretora dos Aposentados e Pensionistas do SINJUS-MG, Janaína Torres, que introduziu o tema, apresentou a palestrante e destacou a relevância da respiração controlada para a saúde física e emocional.
Em seguida, o diretor de Formação e Política Sindical do Sindicato, Wagner Ferreira, atualizou os presentes sobre a luta pelo Auxílio-Saúde, o único benefício atualmente mantido para os servidores na aposentadoria. Segundo informações da última reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Luiz Carlos Corrêa Junior, há a expectativa de que o TJMG apresente uma proposta até o final de setembro ou início de outubro.
Respiração e qualidade de vida
Durante sua palestra, a terapeuta Yone Fonseca apresentou técnicas de respiração que contribuem para o equilíbrio físico e mental. O encontro começou com a prática da técnica breathwork 3-3, que consiste em inspirar por 3 segundos e expirar também por 3 segundos. Para uma execução eficaz, é fundamental estar em uma posição confortável, com os olhos fechados e a mente focada na respiração.
Yone compartilhou sua experiência pessoal com o breathwork, relatando que conheceu a técnica durante a pandemia, período em que enfrentava insônia, ansiedade e dificuldades com o peso. Segundo ela, a prática transformou sua saúde e eliminou esses problemas, permitindo, inclusive, que deixasse de utilizar medicamentos.
A respiração controlada oferece uma série de benefícios para o corpo e a mente: melhora o sono, reduz o cansaço, alivia sintomas de estresse e ansiedade, além de aumentar a concentração e o foco. No caso do estresse, a lógica é simples: quanto mais acelerada a respiração, maior é a ativação do sistema de alerta do corpo. E quanto mais nervoso se está, mais rápida tende a ser a respiração, criando um ciclo vicioso. Por isso, respirar de forma lenta e ritmada é essencial para quebrar esse ciclo e restaurar o equilíbrio interno.
Segundo Yone, é possível aprender sobre as técnicas de respiração com oito sessões de mentoria. Assim, pensando na saúde e no bem-estar das filiadas e dos filiados, o SINJUS está preparando uma parceria com a terapeuta para a realização dessas sessões em grupo. A mentoria em Breathwork consiste em oito encontros, uma vez por semana, durante oito semanas. Essa é uma oportunidade para aprender a técnica e melhorar a qualidade de vida. Acompanhe o site do SINJUS, pois em breve serão divulgados mais detalhes e valores!
Durante o encontro, os participantes também tiraram dúvidas, compartilharam experiências pessoais e reforçaram a importância da informação como primeiro passo para uma vida mais calma e saudável. Ao final da palestra, foi praticada a técnica de respiração 4:4, com quatro segundos de inspiração e quatro de expiração, reforçando o conteúdo aprendido.
Viaje com o NAP!
Ao final da reunião, foi anunciado pelo proprietário da Esperanza Tour e Eventos, Marco Haddad, mais um passeio em parceria com o SINJUS. A viagem acontecerá entre os dias 3 e 5 de outubro, com visitas ao Caraça, a Catas Altas, Santa Bárbara e à Serra da Piedade. Em breve mais informações serão divulgadas.
A reunião foi encerrada com a tradicional comemoração dos aniversários do mês, e Benedito Quintana, Solange Magalhães e Beatriz Mello receberam as felicitações dos colegas.
O SINJUS continuará promovendo encontros informativos como esse para fortalecer a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das filiadas e dos filiados aposentados e pensionistas. Para participar das próximas reuniões, fique atento às mídias sociais do SINJUS!