SEMINÁRIO INTERSINDICAL

SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA DEFINEM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES QUE SERÁ DEFENDIDA PELO SINJUS JUNTO AO TJMG

quarta-feira, 24/09/25 15:10 imagem mostra um auditório cheio, onde servidores com deficiência participam do seminário intersindical, todos vestidos com camisetas azuis e com as mãos levantadas em votação. No palco, representantes conduzem a atividade em frente a uma tela projetada, com bandeiras ao lado.

As servidoras e os servidores com deficiência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deram um passo decisivo na luta por inclusão e acessibilidade no serviço público. Durante o Seminário Intersindical “Inclusão e Dignidade no Serviço Público: compromisso institucional e social”, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, em Belo Horizonte, a categoria aprovou uma Pauta Unificada de Reivindicações que será levada às presidências das instituições pelo SINJUS-MG, pelo Serjusmig, pelo SindojusMG e pelo SindsempMG.

O evento reuniu cerca de 150 servidoras e servidores com deficiência que, de forma organizada, debateram barreiras, direitos e desafios (clique es saiba os temas discutidos). Antes mesmo do Seminário, a categoria participou de grupos temáticos para elaborar propostas, divididas em três eixos centrais:

  • ambiente físico e tecnologias de apoio;
  • relações institucionais e cultura organizacional;
  • direitos, políticas e participação.

A construção coletiva garantiu que a Pauta refletisse as demandas reais da categoria. As propostas elaboradas pelos grupos foram apresentadas em plenária e votadas pelos participantes, resultando em seis reivindicações prioritárias:

  1. Participação efetiva de servidores com deficiência nas Comissões de Acessibilidade, com representação paritária indicada pela categoria e pela administração.
  2. Criação de um setor específico para acolhimento humanizado das PCDs nas Comarcas.
  3. Mudança da cultura institucional, superando práticas capacitistas.
  4. Acréscimo de 50% no Auxílio-Saúde para servidores com deficiência ou com dependentes nessa condição.
  5. Definição de percentual de cargos de chefia e funções comissionadas para PCDs, além de cotas nos editais de promoção vertical.
  6. Redução da jornada em duas horas diárias para servidores com deficiência ou que cuidem de dependentes PCDs.

Clique aqui e veja o documento completo.

Para o coordenador do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG, Alex Aguiar, o Seminário é um marco que vai instrumentalizar a luta por inclusão e dignidade.

“As propostas nasceram da escuta direta dos colegas e refletem a necessidade de compreensão das deficiências de cada servidor, de adequação nos ambientes de trabalho e de implementação de políticas efetivas de inclusão e valorização. Foram os próprios servidores que apontaram os rumos dessa luta por dignidade. Agora, cabe a toda categoria e aos sindicatos garantir que essa Pauta avance nas negociações com as administrações do Tribunal de Justiça e do Ministério Público”, afirmou Alex Aguiar.

Transformação estrutural

É fundamental reforçar que as políticas de inclusão devem ter como princípio a adaptação do ambiente às pessoas com deficiência, e não o contrário. Isso significa que cabe às instituições, como o TJMG e o MPMG, eliminar barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais, assegurando que o espaço de trabalho seja plenamente acessível e respeitoso à diversidade. Isso porque, quando apenas se busca moldar a pessoa às limitações do ambiente, perpetua-se o capacitismo e a exclusão.

Nesse sentido, a Pauta aprovada pelos servidores com deficiência apresenta medidas concretas não apenas em termos de direitos, mas também na promoção de bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Além disso, a representatividade em cargos de chefia tem potencial para transformar a cultura institucional, quebrando barreiras históricas de invisibilidade, bem como para aumentar a motivação e a sensação de pertencimento, fatores diretamente ligados à produtividade.

A definição dessa Pauta Unificada de Reivindicações vai tornar a luta por igualdade de tratamento e oportunidades mais assertiva. Nesse sentido, o SINJUS reafirma o seu compromisso de continuar atuando lado a lado com as servidoras e com os servidores com deficiência.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem retrata um grande grupo de servidores que participaram do seminário, reunidos em uma sala, muitos deles vestindo camisetas azuis com a logo da identidade do evento, em pose para a foto em uma demonstração de diversidade e inclusão. O texto em destaque ressalta que o encontro reuniu pessoas com deficiência que enfrentam barreiras físicas e atitudinais no TJMG e no MPMG.
INCLUSÃO É DIGNIDADE SEMINÁRIO REÚNE SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA QUE LUTAM CONTRA BARREIRAS FÍSICAS E ATITUDINAIS NO TJMG E NO MPMG terça-feira, 23/09/25 16:56 O SINJUS-MG, em parceria com o Serjusmig, o SindojusMG e o SindsempMG, realizou nos dias 19 e 20 de setembro, no Hotel Garden Inn, em Belo Horizonte, o Seminário Intersindical “Inclusão e Dignidade no Serviço Público: compromisso institucional e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
eunião em uma sala de conferência, com seis pessoas sentadas em torno de mesas em formato de U. Dois homens à esquerda falam ao microfone, enquanto os demais participantes — entre eles uma mulher de blazer roxo e quatro homens — ouvem atentamente. Há garrafas de água e revistas sobre a mesa. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do projeto 'Se Liga, Minas'. ESTREIA SINJUS INTEGRA VIDEOCAST QUE VAI DEBATER POLÍTICA E ECONOMIA sexta-feira, 26/09/25 18:42 Ser um espaço de informação e debate sobre o cenário político e econômico atual ...
Imagem Acessível: A imagem divulga a viagem especial “Coração de Minas”, promovida pelo SINJUS MG, que acontecerá de 3 a 5 de outubro com destino à Serra do Caraça, Serra da Piedade, Catas Altas e Santa Bárbara. O card tem fundo em tons de roxo e laranja, com uma montagem de pontos turísticos das cidades. Em destaque, aparece uma faixa vermelha com a frase: “Últimas vagas!”, acompanhada do convite: “Inscreva-se pelo formulário”. Últimas vagas Viva experiências memoráveis no coração de Minas com o NAP quinta-feira, 25/09/25 18:00 Que tal embarcar em uma experiência até o coração de Minas Gerais com cultura, ...
A imagem anuncia a exibição do filme “Cisne Negro” no projeto Cine Fem, com nova data e local: dia 2 de outubro (quinta-feira), às 19h, no Centro Cultural IDEA. O evento terá como pianista Ighor Bastos, e mediação conduzida por Anderson Ribeiro e Luciana Mori. A peça traz imagens da atriz bailarina em cena e destaca os logotipos do SINJUS-MG, do Núcleo das Mulheres e a campanha Setembro Amarelo, reforçando a proposta de reflexão e cuidado com a saúde mental. Cinema e piano Núcleo das Mulheres anuncia nova data do CineFem para a edição especial setembro amarelo quarta-feira, 24/09/25 18:44 A próxima sessão do CineFem, evento idealizado pelo Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco