NAP promove reflexão sobre o uso de telas e bem-estar dos aposentados
terça-feira, 21/10/25 18:28
Pensando no bem-estar de seus integrantes, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS promoveu, nessa segunda-feira, 20 de outubro, uma reunião que abordou o uso de telas na rotina cotidiana. A palestra foi conduzida pela jornalista Paula Bento, que apresentou diferentes formas de utilizar o celular no dia a dia, desde a busca por informações e a comunicação até a definição de trajetos.
A reunião foi aberta pela diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, que convidou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, para atualizar os presentes sobre as lutas atuais do Sindicato de interesse dos aposentados, e a luta contra a Reforma Administrativa. Ele informou sobre o ato contra a Reforma, que será realizado no dia 29 de outubro, em Brasília, e explicou as mudanças que poderão ocorrer, caso a proposta seja aprovada. O diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, também contribuiu no esclarecimento de dúvidas dos integrantes.
Após esse momento, a diretora do NAP introduziu o tema do encontro, apresentou a palestrante e destacou a relevância da pauta para a vida dos aposentados.
Uso de telas no cotidiano
Durante sua fala, Paula Bento destacou que o uso excessivo de telas tende a elevar a produção de dopamina no cérebro, o que, em longo prazo, contribui para o surgimento de alguns transtornos mentais. Por isso, segundo ela, é fundamental buscar “escapes off-line”, como passeios, reuniões presenciais e viagens, que ajudem o cérebro a receber estímulos de prazer e felicidade de maneira natural.
A palestrante propôs uma dinâmica que provocou a reflexão dos participantes sobre o uso excessivo do celular. Ela pediu que todos fechassem os olhos e recordassem um momento feliz em família. Em seguida, questionou se havia registros desses momentos, porém ninguém se manifestou. A resposta revelou uma importante lição: quando estamos realmente presentes e felizes, muitas vezes esquecemos do celular.
Além da dependência do celular em si, a convidada explicou que muitas pessoas desenvolvem um vício nos retornos (como notificações, mensagens e vídeos de interesse). Esse comportamento constante de busca por recompensas imediatas gera consequências negativas, como ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração, distúrbios do sono e comparação social.
Para evitar esses efeitos, Paula Bento sugeriu pequenas mudanças de hábito, como ativar o modo “não perturbe” em momentos de descanso ou estudo, definir horários específicos para checar mensagens, e propor desafios pessoais, como ficar uma hora sem o celular ou passar um domingo desconectado. Também recomendou substituir o hábito de rolar o feed por outras ações simples e saudáveis, como beber água, ler um livro ou fazer uma caminhada.
“Durante nosso encontro, percebemos que o uso excessivo de telas atinge não somente as gerações mais novas, mas todos nós. Então, recebemos ferramentas para nos ajudar a reduzir esse impacto nas nossas vidas”, aponta a diretora Janaína Torres.
Os encontros do NAP são uma forma de o SINJUS fortalecer o vínculo com os aposentados filiados ao Sindicato, promovendo a troca de informações, o diálogo e a participação ativa desse público nas ações e lutas da entidade. Para participar das próximas reuniões, fique atento às nossas mídias sociais.