24 DE JANEIRO

DIA DO APOSENTADO: VALORIZAR E RENOVAR A LUTA POR DIREITOS

segunda-feira, 24/01/22 12:12 #ImagemAcessível Imagem de mãos calejadas e com rugas segurando uma bengala, em posição de descanso. Conteúdo textual: Trabalho, empenho e dedicação. Agradecemos a todas as mulheres e a todos os homens que construíram nosso país com o esforço do seu trabalho. Que o dia de hoje relembre o valor dos aposentados e nos incentive a lutar ainda mais pelos direitos dos trabalhadores. Dia 24 de janeiro – Dia Nacional do Aposentado.

Comuns à história de muitos aposentados são os anos de trabalho, empenho e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Por meio da sua dedicação física e intelectual, mulheres e homens construíram a nossa nação e ajudaram na prosperidade de suas famílias. Por isso, o Dia Nacional dos Aposentados deve ser marcado pela valorização dessas cidadãs e desses cidadãos, sendo a oportunidade de renovar a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros. 

Apesar dos notórios serviços prestados ao País, grande parte dos aposentados ainda é vítima de diversos tipos de violências e ataques. São eles os alvos preferenciais de golpistas, estelionatários e até mesmo de familiares, por meio de agressões físicas, psicológicas e danos patrimoniais. 

Diante dessa realidade, o SINJUS alerta: se você é vítima ou tem conhecimento de crimes cometidos contra idosos, faça uma denúncia à Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, por meio dos telefones (31) 3236-1880, 3236-1746 e 3330-1747. Além disso, o Sindicato oferece atendimento psicológico gratuito às filiadas e aos filiados aposentados que precisam desse suporte, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (31) 98738-8640 e agendar uma consulta.

Na busca por incentivar e promover uma melhor qualidade de vida para quem sempre fez sua parte, o SINJUS tem o Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP), um espaço de convivência, acolhida e interação entre os membros. Os encontros são mensais e há ainda atividades complementares à disposição, como os projetos Independência Digital, Memória Ativa, Plenitude, Yoga On-line e Círculo do Livro (clique aqui e saiba detalhes). 

“Quando se aposenta, é quebrado um dos vínculos mais fortes do cotidiano e da malha social, que são as relações no ambiente de trabalho. Isso é ainda mais significativo para quem é do serviço público, pois a grande maioria mantém o mesmo círculo de colegas de trabalho por décadas. No NAP, as filiadas e os filiados têm a oportunidade de continuar a conviver com colegas do Judiciário, compartilhando experiências, conhecimentos e lembranças. Isso é muito importante para a saúde mental, além, claro, do acesso às atividades complementares que também buscam manter todos ativos física e intelectualmente”, afirma o diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Alex Aguiar. 

Luta por direitos e por uma aposentadoria digna é permanente

Já não bastasse as violências que parte da sociedade comete contra as idosas e os idosos, nos últimos anos o Estado brasileiro também tem atacado severamente os direitos desses que dedicaram anos da sua vida para o País. As recorrentes reformas previdenciárias em âmbitos federal e estadual minaram os proventos já reduzidos de aposentados e pensionistas.

O SINJUS atuou na luta contra a Reforma da Previdência do governo federal, conscientizando a população sobre as graves consequências da proposta, participando de atos e protestos, bem como buscando apoio junto a parlamentares do Congresso Nacional. Postura igual foi adotada na Reforma da Previdência em Minas Gerais, cuja luta conseguiu importantes resultados, que reduziram a retirada de direitos pretendida pelo governador Romeu Zema (clique aqui e saiba mais). 

“Estaremos sempre defendendo os servidores públicos, os ativos e os aposentados. Nas demandas junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, quando há possibilidade, tentamos contemplar os aposentados e pensionistas nos benefícios. Junto aos legislativos estadual e federal, o SINJUS tem tido papel de destaque em todas as discussões, pois contamos com uma assessoria qualificada que nos permite apresentar propostas concretas que embasam, inclusive, emendas aos projetos de lei”, reforça o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires. 

Cabe lembrar que os filiados do Sindicato, incluindo os aposentados e pensionistas, contam com a assessoria gratuita do consultor jurídico e especialista em Direito Previdenciário Abelardo Sapucaia. Os detalhes dos casos específicos podem ser enviados para o e-mail: [email protected].   

Apesar das adversidades, seguiremos juntos. Neste 24 de janeiro, o SINJUS-MG agradece a todas as aposentadas e a todos os aposentados pelos serviços prestados ao Brasil. Em especial, parabenizamos aquelas que foram servidoras e aqueles foram servidores do Judiciário mineiro. O trabalho e a dedicação de vocês possibilitaram que a população pudesse ter acesso à Justiça, contribuindo significativamente para a democracia no Brasil.  

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco