APOSENTADO NA ATIVA

OCUPE A MENTE E O CORPO COM AS ATIVIDADES DO SINJUS

terça-feira, 18/01/22 17:10 Homem de pele clara e cabelos e barba grisalhos e mulher loira de pele clara sentados sobre colchonetes em frente a um computador.

Foto: Pexels

A aposentadoria hoje em dia não significa mais ficar sentado vendo a vida passar. Longe da pressão do trabalho, é possível se dedicar a atividades que beneficiam a saúde física e mental. No Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS-MG (NAP), os servidores do Judiciário que já se aposentaram, encontram uma programação dinâmica e prazerosa, que ajuda a evitar isolamento social, depressão, obesidade e doenças como Alzheimer.

Neste momento em que a recomendação voltou a ser pelo distanciamento social por conta da nova onda da Covid-19, os encontros com a família e os amigos são mais frequentes por videoconferência online. E, para que os filiados aposentados tenham autonomia para se comunicar pela internet, o Sindicato oferece o projeto Independência Digital.

Nas aulas com o professor Jairo Assis, os aposentados aprendem desde como utilizar computadores e celulares até a aplicativos como Google Meet, Zoom, WhatsApp e a alimentar as pelas redes sociais. Nestes tempos de pandemia, as aulas continuam sendo oferecidas, mas por meio de acesso remoto do instrutor no dispositivo do aluno. Os atendimentos são gratuitos e podem ser agendados pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (31) 98738-8640.

Outra atividade que faz sucesso entre os aposentados do TJMG e do TJMMG é o projeto Memória Ativa. Por meio de dinâmicas e exercícios de estimulação cognitiva, a psicóloga Débora Guizoli ensina aos participantes estratégias que facilitam o registro e a recuperação de informações. A ginástica cerebral melhora não somente a memória, mas também a linguagem, a percepção de tempo e espaço, a coordenação motora, a sociabilidade e o humor.

Débora também é quem está à frente do projeto Plenitude, cujos encontros oferecem dois tipos de atividade: meditação para diminuir a ansiedade, evitar a depressão, exercitar a memória, melhorar o humor e aumentar a qualidade de vida dos idosos, e bate-papo sobre natureza, atenção plena, memórias episódicas, entre outros temas.

Neste período de distanciamento social, os encontros dos projetos Memória Ativa e Plenitude estão sendo realizados online. Para saber mais sobre valores e horários, entre em contato pelo WhatsApp (31) 99600-3044.

O SINJUS ainda oferece às filiadas e aos filiados que são aposentados a Yoga online. Nas aulas, ministradas pela professora Fátima Macedo, do Instituto de Yoga de Belo Horizonte, os participantes aprendem técnicas de respiração e relaxamento, além de exercícios que ajudam a fortalecer todos os músculos do corpo, corrigir a postura e trazer sensação de bem-estar. A atividade tem um custo símbolo para quem faz parte do SINJUS. Interessados podem entrar em contato e obter mais informações pelo WhatsApp (31) 98738-8640.

Sobre os professores

Jairo Assis é graduado em Design Gráfico e pós-graduado em Educação, Tecnologia e Comunicação pela UEMG. Há 20 anos trabalha como professor de programas gráficos e, desde 2013, também é professor de inclusão digital para a terceira idade.

Débora Guizoli é psicóloga, especialista em Gerontologia e atua com estimulação cognitiva e meditação em grupo. Para saber mais sobre o trabalho da Débora, acesse: www.deboraguizoli.com.br.

Fátima Macedo é pedagoga pela UFMG, participante do Mestrado em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência – Faculdade de Medicina/UFMG. Fundadora e Professora do Instituto de Yoga de Belo Horizonte, graduada em Hatha pelo Centro Agni Yoga Sri Maytreia, Kundalini Yoga com certificação pelo IKYTA (International Kundalini Yoga Teachers Association), com especialização em Yoga-terapia Hormonal para Menopausa e Diabetes, SUPERHEALTH (fórmulas seculares para vícios e dependências), Yoga na Educação (RYE Brasil e Portugal), Yoga Nidra, Tattwa Shudhi, Prana Nidra, Nutrição Ayurvédica na Tradição Wise Earth – Educação em Saúde Holística. Membro do Conselho de Formação da Associação Mineira de Yoga – AMYOGA, Coordenadora do Festival de Yoga.

Filie-se agora!

Quer ter acesso a todas essas atividades, mas ainda não é filiada ou filiado ao SINJUS? Clique aqui e converse agora com a nossa Central de Atendimento. Estamos prontos para esclarecer todas as suas dúvidas!

VEM PRO SINJUS!

Notícias relacionadas

Pessoa de pele clara de camisa social rosa com símbolo do SINJUS do lado esquerdo, na altura do peito. Ela protege com as mãos bonecos recortados em papel formando uma roda.
TERAPIA EM GRUPO DEPRESSÃO É COISA SÉRIA; NO SINJUS VOCÊ TEM SUPORTE segunda-feira, 17/01/22 14:30 Foto: Freepik Entre os problemas causados pela pandemia de Covid-19, estão as doenças psicológicas. Segundo levantamento da revista científica The Lancet, em 2020, os casos globais de ansiedade aumentaram em 26%, e os de depressão registraram alta de 28%. ... leia mais
Fundo em madeira em que estão alguns alimentos (batata, cereais, tomate, cebola e alface) dispostos em uma forma de coração. Ao lado tem-se um estetoscópio e uma maça verde.
BENEFÍCIO EXCLUSIVO CUIDE DA SAÚDE COM O ATENDIMENTO NUTRICIONAL GRATUITO DO SINJUS quinta-feira, 13/01/22 15:47 Foto: Freepik A alimentação é um dos principais fatores que interferem na saúde. Assim, uma dieta personalizada para a rotina de cada pessoa é muito importante, pois tem reflexos no desempenho escolar e profissional, na disposição nas horas de ... leia mais
sala de reunião em que há uma mulher sentada em uma mesa com as mãos tampando os ouvidos e com expressão de sofrimento sentada. Em volta, homens e mulheres apontam o dedo para a referida mulher com expressões faciais hostis.
DENUNCIE! ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: NÃO SE CALE!  quinta-feira, 13/01/22 15:13 A pandemia e a migração do trabalho presencial para o home office geraram um aumento de casos envolvendo assédio moral. A intensificação da comunicação profissional por e-mails, WhatsApp e videoconferências parece ter deixado o assediador mais à vontade com ... leia mais
foto com enquadramento de uma visão de cima de uma mesa com documentos. Em dois lados aparecem apenas as mãos das pessoas que estão sentadas à mesa.
COMODIDADE CONTE COM A ASSESSORIA JURÍDICA DO SINJUS-MG! terça-feira, 11/01/22 15:34 Foto: Freepik Se você é filiado ao SINJUS-MG e precisa de ajuda em algum processo ou procedimento administrativo envolvendo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), pode contar com a gente! A Assessoria Jurídica do Sindicato é especializada ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da unidade do TJMG em fundo, sob ela se vê aplicações de duas fotografias, na primeira se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, a diretora de aposentados e pensionistas do Sinjus Janaina Torres e o candidato a vice presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. Na segunda fotografia se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, o diretor de assuntos jurídicos do Sinjus Felipe Rodrigues e o candidato a vice -presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. NOVAS DIRETRIZES CANDIDATOS À 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ PROMETEM DIÁLOGO ABERTO SOBRE TELETRABALHO DOS SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 19:02 Assim como foi feito com os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça de ...
Fotografia diurna, panorâmica vista de cima da unidade IPSEMG, um prédio na cor marrom claro, com janelas, em uma rua arborizada e movimentada por automóveis, em torno da unidade se vê prédios e casas. TODOS ALERTA ZEMA ENVIA À ALMG PROPOSTA QUE AUMENTA CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 18:35 O governador Romeu Zema (Novo) apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na ...
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITE AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco