REFORMA DA PREVIDÊNCIA

PEC 55/20 É PROMULGADA; LUTA REDUZ DANOS

terça-feira, 15/09/20 17:49

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promulgou, nesta segunda-feira, 14 de setembro, a Emenda Constitucional (EC) 104/2020, que contempla parte da Reforma da Previdência proposta pelo governador Romeu Zema (NOVO). O texto, oriundo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2020, mexe em questões como a idade mínima para aposentadoria e o tempo de contribuição. A segunda parte da Reforma, aprovada por meio do Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/2020, também foi enviada nesta segunda ao governador, que tem dez dias para a sanção. O texto altera, sobretudo, as alíquotas de contribuição pagas pelos servidores.

Vale lembrar que os textos propostos pelo governador Romeu Zema chegaram à ALMG em meio à pandemia de Covid-19 e, pouco mais de dois meses depois, foram aprovados em definitivo sem efetiva participação popular. Durante a tramitação, as propostas que compunham a Reforma sofreram alterações que ajudaram a retirar dos textos pontos prejudiciais às categorias. Os avanços foram fruto da mobilização das servidoras e dos servidores e da construção de acordos entre as entidades sindicais e as lideranças políticas.

Em relação à PEC 55/20, a luta incansável dos sindicalistas e o apoio do relator na Comissão Especial, deputado Cássio Soares (PSD), que acatou emendas dos sindicatos, garantiram avanços importantes, como a exclusão da contribuição previdenciária extraordinária; a redução do tempo mínimo de exercício em cargo público para fins de aposentadoria de 20 para 10 anos; a manutenção da aposentadoria integral para servidores que ingressaram até 2003; a redução do “pedágio” de 100% para 50% do tempo faltante para a aposentadoria e a alteração da regra de transição por pontos.

A luta contra o PLC 46/20 teve apoio de membros do Bloco Democracia e Luta (PCdoB, PL, PROS, PSOL, PT e REDE). A articulação manteve os cálculos para benefício da aposentadoria sobre os 80% dos maiores rendimentos;  garantiu alíquotas mais amenas em relação à proposta original; a atualização dos valores de referência das faixas de incidência das alíquotas na mesma data e com o mesmo índice em que se der o reajuste dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social; impediu a divisão do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), a criação de uma autarquia exclusiva para gerir os benefícios e a taxação dos servidores inativos e pensionistas que recebem menos de três salários, em caso de déficit.

“Não há dúvidas de que a mobilização dos servidores e o apoio de deputados aliados evitaram perdas maiores para as categorias. As emendas e os pareceres impediram a criação de uma contribuição extraordinária que representava um cheque em branco para o governo confiscar o salário do servidor. Mesmo com uma forte pressão para impor alíquotas mais altas, as que foram aprovadas comprometem menos os vencimentos das categorias. Também impedimos a criação de regras de transição inalcançáveis para quem ainda vai se aposentar e a manutenção do Ipsemg, que é de grande importância para os beneficiários”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

O SINJUS promoveu uma live na última quinta-feira, 10 de setembro, para analisar, de forma aprofundada, como ficaram as mudanças na Previdência após a Reforma. Na Live “Como fica a sua aposentadoria com a Reforma da Previdência”, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, convidaram o consultor previdenciário do Sindicato, Abelardo Sapucaia, que explicou ponto a ponto dos textos aprovados e tirou dúvidas das servidoras e dos servidores. Você pode rever o vídeo aqui.

Lembrando que filiados ao SINJUS podem esclarecer detalhes do seu caso com o próprio Abelardo Sapucaia. Basta enviar as informações para [email protected] e aguardar o contato do especialista. O atendimento será virtual.

ENTENDA

A PEC 55/2020 e o PLC 46/2020 chegaram à ALMG no dia 23 de junho, incluindo, além de alterações na Previdência, medidas que previam também uma reforma administrativa e sindical. Sindicatos que representam diversas categorias do estado já haviam se unido e criado uma Frente de luta contra as reformas. Entre as ações, foram organizadas mobilizações virtuais e reuniões com líderes da Casa.

A articulação com os deputados garantiu o primeiro avanço no dia 2 de julho, quando foi aprovado o parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Dalmo Ribeiro (PSDB). O relatório definiu o fatiamento dos projetos em dois: a parte previdenciária da Reforma seria analisada pela Comissão e as partes sindical e administrativa seriam apreciadas em outro momento.

A tramitação da PEC 55/20 e do PLC 46/20 começou a ser acelerada sob o argumento de que o estado precisava cumprir o prazo do dia 31 de julho, estipulado pelo Ministério da Economia para aprovação da Reforma da Previdência. No dia 3 de julho, a CCJ já aprovou os pareceres finais contra o adiamento das discussões, mesmo com falas inflamadas de parlamentares denunciando a votação sem a presença popular na ALMG. O PLC seguiu para a Comissão de Administração Pública (CAP), enquanto a PEC foi para a Comissão Especial.

Os sindicatos continuaram a se reunir e buscar apoio dos deputados para a retirada dos projetos da pauta. Uma das reuniões foi com o deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, onde foi fortalecida a articulação com o Bloco Democracia e Luta.

PARTICIPAÇÃO?

Alexandre Pires defende servidores durante seminário da ALMG

Poucos dias depois, o PLC 46/2020 passou na CAP. As categorias reagiram, pressionando os deputados, e garantiram mais um avanço: o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), comunicou a suspensão da tramitação da Reforma, convocando as lideranças sindicais para apresentar propostas em um seminário virtual (webinar). O SINJUS-MG abriu espaço para as servidoras e os servidores do Judiciário encaminharem sugestões.

Durante o seminário, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, foi um dos sindicalistas que defendeu os direitos dos servidores. Ele criticou pontos como a discussão da Reforma em plena pandemia, as alíquotas progressivas, o suposto déficit da Previdência, as regras de tempo de contribuição e de transição e o peso maior da Reforma para mulheres e pessoas com deficiência. (Assista à íntegra do vídeo aqui). Sem poderem entrar no prédio da Assembleia, dezenas de servidores de diferentes categorias acompanhavam o seminário, protestando do lado de fora.

As sugestões do SINJUS foram anexadas aos textos das outras entidades. Assim, a Frente Sindical em Defesa da Previdência apresentou uma proposta consistente e com forte apoio das categorias. A proposição comum foi o pedido de suspensão da tramitação da reforma durante o período de pandemia. No documento, as entidades também questionaram a ausência de dados e estudos técnicos elaborados pelo Poder Executivo para fundamentar a Reforma da Previdência e a divisão em dois do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). O documento com a compilação das propostas apresentadas pelos sindicatos durante o Seminário Virtual da Reforma da Previdência foi entregue pelo presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), aos secretários de Estado de Governo, Igor Eto, e de Planejamento e Gestão, Otto Levy, no dia 16 de julho.

Alexandre Pires e Felipe Rodrigues com o relator da PEC 55, deputado Cássio Soares (PSD)

O SINJUS continuou se reunindo com parlamentares em busca de apoio. Um dos encontros mais importantes, que garantiu avanços, ocorreu no dia 21 de julho, com o deputado Cássio Soares (PSD), relator da PEC 55/2020 na Comissão Especial e também líder do Bloco Liberdade e Progresso. O deputado se comprometeu a dar atenção especial às demandas da entidade e adiantou que apresentaria parecer com mudanças significativas construídas com os sindicatos.

Atendendo a pedido da ALMG, o Ministério da Economia prorrogou para o dia 30 de setembro o prazo para estados e municípios aprovarem as respectivas reformas nos sistemas previdenciários. Com a mudança, a Assembleia ganhou mais 60 dias para discutir a Reforma, e as entidades tiveram mais tempo para impedir retrocessos nos projetos.

Durante o recesso parlamentar, a Frente em Defesa da Previdência continuou buscando alianças. No dia 6 de agosto, os sindicalistas se reuniram com o deputado Raul Belém (PSC), líder do Governo. Eles defenderam suas reivindicações e tiraram dúvidas sobre as alterações que seriam  debatidas na retomada dos trabalhos.

PRESSA 

Por conta de solicitações das categorias, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia realizou duas audiências públicas para tratar de itens da Reforma. Em uma delas, realizada no dia 12 de agosto, beneficiários, representantes sindicais dos servidores públicos e deputados rechaçaram a proposta do governo de dividir o Ipsemg em dois, cobraram mais transparência acerca das contas do Instituto e fontes alternativas de receitas para o estado, como a diminuição das isenções fiscais para grandes empresas. A outra audiência, realizada no dia 19 de agosto, debateu as mudanças nos fundos e nas alíquotas propostas por Zema.

Um dos momentos marcantes da tramitação da Reforma foi a aprovação do parecer do relator na  Comissão do Trabalho, deputado Celinho Sintrocel (PCdoB). O relatório contrário ao PLC 46/2020 foi considerado histórico pelos parlamentares. Só que, em menos de 24 horas, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) já apresentou e votou novo parecer – dessa vez favorável ao PLC –, sinalizando a pressa do governo em aprovar a Reforma. No dia da votação, o prédio da Casa Legislativa amanheceu cercado por grades em todas as suas entradas, em uma tentativa de talhar ainda mais a participação popular. A Comissão Especial da PEC 55/2020 aprovou substitutivo apresentado pelo relator, deputado Cássio Soares (PSD), que amenizou em parte a retirada de direitos.

Mesmo com uma tramitação acelerada, a articulação dos dirigentes sindicais com deputados aliados garantia avanços. No dia 28 de agosto, parlamentares sensíveis às demandas das categorias evitaram que a votação ocorresse por meio de instrumentos regimentais. O objetivo foi conseguir tempo para construir alternativas à proposta de Reforma.

No dia 31 de agosto, a categoria foi surpreendida com a manobra do governador Zema ao enviar para a ALMG um novo texto para a PEC 55/2020. O substitutivo reverteu diversas mudanças promovidas pela Comissão Especial, que tinham sido negociadas durante dias com o relator e que amenizavam em parte a retirada de direitos pretendida na proposta original.

A maioria dos parlamentares cedeu à pressão do governo e aprovou, em 1º turno, a PEC 55/2020. No dia da votação, várias categorias fizeram uma grande manifestação na porta da ALMG, mesmo com atiradores de elite encapuzados e posicionados no telhado do edifício tentando intimidar os servidores que protestavam pela defesa de direitos.

No dia 2 de setembro, boa parte dos deputados também aprovou o PLC 46/2020 em 1º turno. O texto trazia o aumento nas alíquotas de contribuições previdenciárias e a divisão do Ipsemg.

A Frente Sindical contra a Previdência não cedeu. A mobilização continuou, reforçando a articulação com os parlamentares. As alianças com o deputado Cássio Soares (PSD) e com os deputados do Bloco Democracia e Luta, André Quintão (PT), Beatriz Cerqueira (PT), Celinho Sintrocel (PCdoB), entre outros aliados, foram fundamentais para garantir menos prejuízos aos servidores.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Notícias relacionadas

LIVE REFORMA DA PREVIDÊNCIA: COMO FICA SUA APOSENTADORIA? terça-feira, 08/09/20 15:07 A Reforma da Previdência foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na semana passada. Durante a tramitação, os textos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2020 e do Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/2020 sofreram um ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...
Fotografia do Presidente eleito do TJMG, Corrêa Júnior (Um homem de pele clara, cabelos castanhos com mechas grisalhas, usando uma roupa formal, terno preto e gravata vermelha) , ao fundo se vê o auditório do Órgão Especial. GESTÃO 2024-2026 PRESIDENTE ELEITO DO TJMG, CORRÊA JUNIOR, REFORÇA COMPROMISSO DE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES segunda-feira, 22/04/24 18:53 O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de ...
Na imagem estão os últimos andares do edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com um letreiro vermelho onde está escrito TJMG em branco. Ao fundo, estão uma parte da Serra do Curral com vegetação verde e edifícios vizinhos ao Tribunal. Conteúdo textual: ATUALIZAÇÃO - Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível. ATUALIZAÇÃO Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível segunda-feira, 22/04/24 12:21 Servidores da ativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já podem realizar ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco