IGUALDADE RACIAL

SINJUS-MG PARTICIPA DE ENCONTRO ANTIRRACISTA PARA AMPLIAR FORMAS DE LUTA

terça-feira, 29/11/22 13:24 Foto de um grupo dos participantes do Encontro do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus/RS.

Buscando aprimorar as formas de atuação e também as articulações para o combate ao racismo, dirigentes do SINJUS-MG participaram de debates e ações promovidas no 2º Encontro do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus/RS (CIRS). Foram três dias de imersão em iniciativas que buscaram trazer reflexões sobre a situação da população negra no Brasil e estabelecer espaços de resistência e luta.

Pelo SINJUS, participaram das discussões os diretores de Comunicação, Alexandre Gomes, e de Formação Política, Jonas Araújo, e a filiada e ex-coordenadora do Sindicato Cleonice Amorim. O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, em Porto Alegre, e também lançou luz sobre a questão do racismo institucional que permeia o sistema de Justiça em todo o país.

Alexandre Gomes, Cleonice Amorim e Jonas Araújo durante atividade externa do CIRS

Uma das atividades foi a Roda de Conversa Comunicação Antirracista, na qual o publicitário e social media da Fenajud, Caique Oliveira, e a jornalista e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Jeanice Dias Ramos, explanaram o papel da comunicação na luta por igualdade; e como veículos de imprensa e departamentos de comunicação – seja do setor público seja do setor privado – precisam efetivamente ter equipes que respeitem a diversidade, assegurando voz à população negra.

“Foi uma oportunidade de refletir sobre como podemos contribuir com a luta antirracista e também de identificar como melhorar a comunicação do SINJUS de modo a dar mais visibilidade a essa bandeira”, afirma Alexandre Gomes.

Durante o evento foi lançado o documentário “Sociedade dos Grilhões”. O curta-metragem, que tem direção de Thiago Köche e produção da equipe de comunicação do Sindjus/RS, expõe o racismo estrutural no Brasil. Após a exibição do filme, participantes do encontro fizeram reflexões sobre a obra e também relataram experiências pessoais.

“Nós nascemos em uma sociedade estruturalmente racista. Não é pelo fato de sermos negros que não somos influenciados por ela. Essa estrutura tende a nos afastar e a dificultar que percebamos como somos explorados e como tudo se organiza para manter privilégios”, destacou Cleonice.

Durante o seu relato, Jonas Araújo reforçou como a tortura é cruel e cobrou de todos o engajamento no combate a todo o tipo de preconceito. “Não existe outra forma de opressão pior, que inclusive carrega em si várias outras opressões, como o racismo”, afirmou o dirigente do SINJUS.

O 2º Encontro do Coletivo pela Igualdade Racial realizou ainda ações em locais de relevância para a luta antirracista, como a Marcha da Resistência e Cultura e um almoço, seguido de um debate sobre resistência e territorialidade, no Quilombo Areal da Baronesa. A programação também abriu espaço para as apresentações artísticas da cultura negra, com uma roda de samba e o Sarau Cultura e Resistência.

O SINJUS está comprometido com na luta pela igualdade racial e contra todas as formas de discriminações, lutando por direitos e justiça sociais e políticos. Faça parte desse movimento, pois precisamos todos ser antirracistas.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

montagem com fundo nas cores ligadas à cultura afro (verde, laranja, vermelho, laranja e azul) com diversos rostos de pessoas negras e o seguinte conteúdo textual: Mês da Consciência Negra.
JUSTIÇA SOCIAL REALIDADE MOSTRA QUE A LUTA POR IGUALDADE DEVE SE DAR EM TODOS OS ESPAÇOS sexta-feira, 18/11/22 18:35 No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data foi instituída em 2011 em decorrência da luta da comunidade negra por reconhecimento, valorização, justiça e respeito: uma luta que se dá a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Foto montagem com fundo que remete uma parede de tijolos em cor roxa degradê, sob o fundo se vê o logo do Núcleo das Mulheres, escrito com luzes neon, abaixo se vê o escrito "4 Anos" repetidamente em cor branca e roxa, ao lado do escrito vem a chamada "Celebre conosco!", em seguida a foto da comediante Paloma dos Santos, uma mulher, cabelo cacheado, usando uma blusa preta e saia xadrez. CONSTRUÇÃO COLETIVA NM VAI CELEBRAR 4 ANOS DE LUTA FEMININA EM HAPPY HOUR ESPECIAL segunda-feira, 13/05/24 17:24 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG completa quatro anos de luta e união ...
Imagem do totem em frente à entrada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, vista através da escultura de Amilcar de Castro (uma estrutura de ferro em círculo com um triângulo recortado no centro). A imagem está em tom azul neutro, com o totem colorido, feito em aço inox fosco com detalhes em vermelho e com o nome da Assembleia escrito em preto. À direita do totem, sobre o fundo azul está o selo da campanha pela Data-Base com o acréscimo da palavra URGENTE. Conteúdo textual: Data-Base 2023 - PL 2338/2024 na ALMG. CCJ - 9:30; CAP - 10:00; FFO - 10:30. PL 2338/2024 DATA-BASE 2023 EM PAUTA EM TRÊS COMISSÕES NESTA 3ªF., 14/5; COMPAREÇA! segunda-feira, 13/05/24 16:52 O Projeto de Lei 2.338/2024, que trata da Data-Base 2023 das servidoras e dos ...
Furgão da Guarda Civil Municipal, ele é branco decorado nas cores azul e amarelo, há também uma identificação da unidade "Unidade de Segurança Preventiva". O veículo está em frente à sede do TJMG, próximo dele há algumas bicicletas brancas, usadas nas rondas pelos guardas municipais. Conteúdo SEGURANÇA PBH RESPONDE OFÍCIO DE WAGNER FERREIRA E REFORÇA POLICIAMENTO NA SEDE DO TJ sexta-feira, 10/05/24 17:49 A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco