IGUALDADE RACIAL

SINJUS-MG PARTICIPA DE ENCONTRO ANTIRRACISTA PARA AMPLIAR FORMAS DE LUTA

terça-feira, 29/11/22 13:24 Foto de um grupo dos participantes do Encontro do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus/RS.

Buscando aprimorar as formas de atuação e também as articulações para o combate ao racismo, dirigentes do SINJUS-MG participaram de debates e ações promovidas no 2º Encontro do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus/RS (CIRS). Foram três dias de imersão em iniciativas que buscaram trazer reflexões sobre a situação da população negra no Brasil e estabelecer espaços de resistência e luta.

Pelo SINJUS, participaram das discussões os diretores de Comunicação, Alexandre Gomes, e de Formação Política, Jonas Araújo, e a filiada e ex-coordenadora do Sindicato Cleonice Amorim. O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, em Porto Alegre, e também lançou luz sobre a questão do racismo institucional que permeia o sistema de Justiça em todo o país.

Alexandre Gomes, Cleonice Amorim e Jonas Araújo durante atividade externa do CIRS

Uma das atividades foi a Roda de Conversa Comunicação Antirracista, na qual o publicitário e social media da Fenajud, Caique Oliveira, e a jornalista e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Jeanice Dias Ramos, explanaram o papel da comunicação na luta por igualdade; e como veículos de imprensa e departamentos de comunicação – seja do setor público seja do setor privado – precisam efetivamente ter equipes que respeitem a diversidade, assegurando voz à população negra.

“Foi uma oportunidade de refletir sobre como podemos contribuir com a luta antirracista e também de identificar como melhorar a comunicação do SINJUS de modo a dar mais visibilidade a essa bandeira”, afirma Alexandre Gomes.

Durante o evento foi lançado o documentário “Sociedade dos Grilhões”. O curta-metragem, que tem direção de Thiago Köche e produção da equipe de comunicação do Sindjus/RS, expõe o racismo estrutural no Brasil. Após a exibição do filme, participantes do encontro fizeram reflexões sobre a obra e também relataram experiências pessoais.

“Nós nascemos em uma sociedade estruturalmente racista. Não é pelo fato de sermos negros que não somos influenciados por ela. Essa estrutura tende a nos afastar e a dificultar que percebamos como somos explorados e como tudo se organiza para manter privilégios”, destacou Cleonice.

Durante o seu relato, Jonas Araújo reforçou como a tortura é cruel e cobrou de todos o engajamento no combate a todo o tipo de preconceito. “Não existe outra forma de opressão pior, que inclusive carrega em si várias outras opressões, como o racismo”, afirmou o dirigente do SINJUS.

O 2º Encontro do Coletivo pela Igualdade Racial realizou ainda ações em locais de relevância para a luta antirracista, como a Marcha da Resistência e Cultura e um almoço, seguido de um debate sobre resistência e territorialidade, no Quilombo Areal da Baronesa. A programação também abriu espaço para as apresentações artísticas da cultura negra, com uma roda de samba e o Sarau Cultura e Resistência.

O SINJUS está comprometido com na luta pela igualdade racial e contra todas as formas de discriminações, lutando por direitos e justiça sociais e políticos. Faça parte desse movimento, pois precisamos todos ser antirracistas.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

montagem com fundo nas cores ligadas à cultura afro (verde, laranja, vermelho, laranja e azul) com diversos rostos de pessoas negras e o seguinte conteúdo textual: Mês da Consciência Negra.
JUSTIÇA SOCIAL REALIDADE MOSTRA QUE A LUTA POR IGUALDADE DEVE SE DAR EM TODOS OS ESPAÇOS sexta-feira, 18/11/22 18:35 No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data foi instituída em 2011 em decorrência da luta da comunidade negra por reconhecimento, valorização, justiça e respeito: uma luta que se dá a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco