ISONOMIA

SINJUS REQUER QUE SERVIDORES APOSENTADOS TAMBÉM TENHAM DIREITO À CARTEIRA FUNCIONAL

terça-feira, 21/05/24 16:23 Fotografia da parte interna do Palácio da Justiça, na foto se ve um balcão de pedra com computadores em cima, e pessoas trabalhando, também na imagem se um ambiente de movimentação com pessoas andando.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais publicou uma portaria em abril que estabeleceu um novo modelo de carteira funcional. No entanto, segundo a norma, o documento seria disponibilizado apenas para magistrados ativos e aposentados e servidores ativos do Órgão. Após receber pedidos dos servidores aposentados, o SINJUS-MG encaminhou um ofício ao Tribunal, requerendo que o grupo também tenha direito à nova carteira.

A Portaria n. 6.530/PR/20242, que dispõe sobre a adoção da carteira de identidade funcional como documento de identificação oficial, foi publicada no dia 15 de abril. Já no dia 21, o Tribunal convocou magistrados ativos e aposentados e servidores ativos para realizar o agendamento da coleta de dados biométricos para a confecção das novas carteiras funcionais. Logo o Sindicato passou a receber inúmeras mensagens de servidores aposentados.

“O acesso à nova carteira é uma demanda de muitos servidores aposentados que se sentem menosprezados pela Administração do Tribunal após terem dedicado uma vida inteira de trabalho à Instituição. Além de ser um documento oficial, o uso da carteira funcional traz consigo o sentimento de pertencimento. Não dá para entender por que o Órgão incluiu apenas os magistrados aposentados. Essa medida fere a isonomia e a paridade”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Como a própria Presidência do TJMG reconheceu, a carteira funcional é um documento de extrema importância para o servidor, mesmo o aposentado, já que “o portador do documento, muitas vezes no exercício de sua função profissional, é um representante do Judiciário estadual. Por isso, é necessário que o documento seja seguro, evitando fraudes e falsificações e coibindo o uso indevido do nome do Poder Judiciário.”

Diante disso, no ofício encaminhado ao TJ, o SINJUS requereu a alteração da Portaria n. 6.530/PR/2024, a fim de que os servidores aposentados também sejam incluídos no público-alvo. No documento, o Sindicato ainda solicitou que o grupo tenha também direito ao crachá da instituição, para que possa adentrar as dependências do Tribunal sem precisar se identificar na recepção.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Fotografia em um ambiente de trabalho, onde se vê uma mulher cadeirante, de pele clara, cabelos castanhos, com vestimentas sociais, segurando uma credencial e mostrando em frente a uma porta de vidro, ao lado se vê ícones que simbolizam deficiências, tais como: cadeirante, deficiência visual, auditiva.
PCD SAIBA COMO INCLUIR SÍMBOLOS INTERNACIONAIS DE ACESSIBILIDADE NA SUA CARTEIRA FUNCIONAL DO TJ segunda-feira, 29/04/24 19:41 Na última segunda-feira, dia 22 de abril, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) iniciou a emissão da nova carteira funcional para magistrados, ativos e inativos, e para servidores ativos. Contudo, os servidores com deficiência que desejam incluir ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco