AUMENTA A PRESSÃO!

AGE AUTORIZA USO DO FUNDO DE GREVE CONTRA REFORMAS

terça-feira, 07/07/20 19:30

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na tarde desta terça-feira, dia 7 de julho, os servidores de segunda instância do Poder Judiciário de Minas Gerais deliberaram por intensificar a luta contra as reformas previdenciária, administrativa e sindical do governo Zema. A categoria decidiu por utilizar o fundo de greve do Sindicato para viabilizar ações de pressão sobre os deputados estaduais, focando em mobilizações virtuais, protestos simbólicos na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre outras estratégias na área de comunicação.

No início da Assembleia, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, apresentou uma linha do tempo, contendo a tramitação Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2020 e do Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/2020. Ele descreveu todas as iniciativas de combate realizadas pelo SINJUS e pela Frente Sindical em Defesa da Previdência, da qual o Sindicato faz parte juntamente com outras 20 entidades representativas do funcionalismo público. O dirigente ressaltou que as movimentações dos sindicatos e a mobilização das servidoras e servidores públicos possibilitaram avanços, como o fatiamento das propostas na ALMG. (Clique aqui e confira a linha do tempo).

Por isso, as mobilizações e os protestos simbólicos precisam continuar. Assim, a Diretoria Colegiada do SINJUS, após várias reuniões com entidades e deputados aliados, inclusive aos finais de semana, apresentou as seguintes propostas, que foram aprovadas pela categoria:

  1. Uso do fundo de greve para custear as manifestações e propagandas;
  2. Instalação da “Tenda da Mordaça” na porta da ALMG de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h, com presença de representantes da categoria para pressionar deputados que estejam presencialmente na ALMG
  3. Prosseguimento das ações de mobilização virtual e protestos simbólicos na porta da ALMG, além de investimento em assessoria de imprensa e campanhas publicitárias
  4. Não convocar a categoria para atos ou manifestações presenciais que possam gerar aglomeração, enquanto durar o momento crítico da pandemia de Covid-19 em Belo Horizonte

Outra proposta que foi apresentada por filiados durante a AGE foi aprovada. Ela prevê que o SINJUS discuta com outras entidades sindicais a possibilidade de realização de uma carreata na porta da ALMG.

Durante a AGE, o filiado Wagner Ferreira, reforçou o seu compromisso na luta contra a reforma e se dispôs a marcar presença diariamente na Tenda da Mordaça para levar as demandas dos servidores aos deputados que passarem pelo local. “Como dirigente sindical, tenho experiência nesse tipo de articulação e sei que posso ajudar neste momento, mesmo estando licenciado. Estarei sempre à disposição dos servidores do Judiciário”, afirmou.

O Sindicato já está em articulação com outras entidades e com deputados aliados, entre eles Beatriz Cerqueira (PT), Celinho do Sintrocel (PCdoB), Sávio Souza Cruz (MDB), Agostinho Patrus (PV), André Quintão (PT) e Marília Campos (PT). Contudo, precisamos evitar que a base governista tratore as reformas em um período de pandemia e sem o amplo debate por parte da população e dos servidores públicos .

SINJUS está na luta pelos direitos dos servidores

Durante a AGE, Alexandre pires destacou todas as ações realizadas até o momento pelo SINJUS e em conjunto com as outras entidades sindicais. O coordenador-geral relembrou a live abordando todos os pontos da PEC 55/2020 e do PLC 46/2020 (clique aqui e veja na íntegra) e também a série tira-dúvidas sobre a Reforma da Previdência com o advogado especialista Abelardo Sapucaia.

Após as propostas do Executivo chegarem ao Legislativo, o SINJUS também fez importantes mobilizações convocando os servidores a enviarem email e a publicar nas mídias sociais dos deputados posicionamentos contra as reformas. “Essa iniciativa colocou pressão sobre os parlamentares que chegaram a cancelar uma reunião da CCJ e também a fatiar a proposta nessa comissão, deixando a reforma administrativa para um segundo momento”, reforçou Alexandre Pires.

Nesta semana, o Sindicato colocou cartazes, faixas, cruzes e caixas de som em um protesto simbólico contra a tramitação das reformas neste período de pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). Vários parlamentares afirmaram que estão sendo pressionados por essas mobilizações.

Ação Judicial

Em seguida o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues, informou sobre a ação que o SINJUS ingressou na Justiça requerendo que seja garantido o acesso dos dirigentes sindicais no Plenário da ALMG. Apesar de ter havido o indeferimento da liminar, o Sindicato já entrou com um agravo de instrumento. Há também a possibilidade de que o SINJUS entre com um habeas corpus, caso o agravo não seja provido pelo TJMG.

Felipe Rodrigues ressaltou ainda que várias outras iniciativas no campo jurídico estão sendo estruturadas para contestar as ilegalidades das reformas durante a tramitação também para o caso de elas serem aprovadas sem observar os direitos assegurados nas constituições estadual e federal.

A AGE

A AGE virtual de urgência foi realizada por meio do aplicativo de videoconferência Google Meet, possibilitando a ampla participação de todos os servidores da categoria e resguardando o legítimo processo de votação nos casos em que a deliberação era restrita aos filiados, como no item acerca do uso do fundo de greve.

No início da Assembleia, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, ressaltou que toda a transmissão estava sendo gravada e que os debates também constarão em ata. Além das deliberações, na AGE foi garantido o direito de fala para todos que se inscreveram.

Servidora e servidor público de Minas Gerais, continue pressionando os deputados por email e nas mídias sociais e fique sempre bem informado, acessando diariamente o site do SINJUS e nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco