LEGISLATIVO X EXECUTIVO

ALMG DIZ QUE AÇÃO DE ZEMA NO STF PARA PAUTAR RRF É INADMISSÍVEL

terça-feira, 15/02/22 18:38 Escultura em ferro, um círculo com um triângulo recortado em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

FOTO: TALK2LURCH/WIKIMEDIA COMMONS

A Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) respondeu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a ação levada à Corte pelo governador Romeu Zema (Novo), para pautar a votação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) é inadmissível.

O Regime é uma série de medidas de austeridade fiscal que impede que o Estado adote algumas ações, como a contratação de mais servidores ou o aumento salarial para determinadas categorias. O RRF também prevê a venda de empresas estatais.

O Legislativo se manifestou nesta segunda-feira (14) no processo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que tramita no gabinete do ministro Nunes Marques. Na ação, Zema alega que o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), deveria pautar a votação do projeto da RRF em plenário.

O Projeto de Lei 1.202/2019, tramita em regime de urgência, a pedido do próprio governador. Por causa disso, ele deveria trancar a pauta e ser priorizado na análise dos parlamentares. No entanto, o Legislativo já pautou outros projetos na frente do Regime de Recuperação Fiscal.

A alegação é de que matérias que dizem respeito ao combate aos efeitos da covid-19 só “ocorreu em função da imperiosa necessidade de mitigação dos efeitos da pandemia, tanto para os cidadãos, quanto para os Municípios”.

Ao STF, a Assembleia disse que a ADPF é “inadmíssivel”, já que o governo estadual ajuizou outras ações na Justiça de Minas Gerais – incluindo uma Ação Civil Pública e um recurso ao TJMG – que ainda não tiveram seu desfecho. Para a Assembleia, o governador só poderia ter acionado o Supremo depois que essas ações tivessem sido esgotadas.

“Há em curso uma Ação Civil Pública e um recurso no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais que visa restaurar uma liminar cujo conteúdo é idêntico ao que se busca na presente ADPF”, diz trecho do posicionamento da Assembleia no STF.

Entenda o caso

No dia 1º de fevereiro, o governador Romeu Zema entrou com uma ADPF no Supremo Tribunal Federal pedindo que a Assembleia paute e vote o projeto de lei que autoriza o Estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal.

Na ação, Zema argumenta que Minas passa por período de crise financeira, com dívidas bilionárias com a União, cujo pagamento está suspenso por liminares obtidas em oito ações cíveis originárias em tramitação no Supremo. Em três delas, foi dado prazo de seis meses para que sejam finalizadas as tratativas para a adesão ao RRF. O projeto que autoriza a adoção do regime tramita na ALMG desde outubro, em regime de urgência, mas a Casa ainda não pautou o tema.

Fonte: Rádio Itatiaia – Repórter  Lucas Pavanelli

Notícias relacionadas

Imagem Acessível: Escultura em ferro, um círculo com um triângulo recortado em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. À Frente, há uma imagem produzida digitalmente que mostra um muro com a bandeira de Minas Gerais sendo destruído por uma bola de demolição com a inscrição RRF. Conteúdo textual: RRF - Entidades ingressam em ação para defender servidores.
RRF ENTIDADES INGRESSAM EM AÇÃO PARA DEFENDER SERVIDORES segunda-feira, 14/02/22 11:45 FOTO: TALK2LURCH/WIKIMEDIA COMMONS O SINJUS-MG, o Sindifisco-MG, o Sindsemp-MG, o Serjusmig e a Affemg ingressaram na sexta-feira, 11 de fevereiro, como entidades interessadas (amicus curiae) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 938, movida pelo governador do ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco