MULHERES NO SINDICALISMO

CONGRESSO DA FENAJUD REFORÇA IMPORTÂNCIA DE LIDERANÇAS FEMININAS

segunda-feira, 13/12/21 19:01 dezenas de mulheres usando camisas de cor roxa posadas para foto durante o 12º Congresso Nacional dos Servidores do Judiciário (Conseju), realizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud).

As discussões em torno da necessidade de se fomentar o desenvolvimento de lideranças femininas no sindicalismo brasileiro foram destaque durante o 12º Congresso Nacional dos Servidores do Judiciário (Conseju), realizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). O SINJUS-MG participou ativamente dos debates e pôde contribuir com as experiências acumuladas a partir da criação do seu Núcleo das Mulheres, uma iniciativa voltada para atuar em pautas específicas das servidoras do Judiciário mineiro.

O Conseju aconteceu de 8 a 10 de dezembro na cidade de Fortaleza (CE) e reuniu dirigentes sindicais do Judiciário brasileiro para discutir problemas sociais e também lutas em comum (clique aqui e saiba mais). Nas discussões durante o evento, as dirigentes sindicais tiveram voz e mostraram que ainda há muitas batalhas pela frente até que as velhas heranças do patriarcado sejam derrubadas.

Foram vários os relatos de barreiras que precisam ser superadas diariamente por mulheres que estão nas diretorias de entidades sindicais em todo o País e que contribuem para a melhora do Judiciário, lutando por mais igualdade de gênero e oportunidades nos diversos espaços políticos da sociedade brasileira.

“Nos últimos anos, as mulheres estão conseguindo ocupar os espaços diretivos. Isso é natural, pois, na maioria dos estados, as servidoras são maioria nos tribunais de Justiça. Por isso, nesse congresso da Fenajud, começamos a trabalhar em uma união nacional para que possamos ter cada vez mais participação feminina nos sindicatos”, ressalta a diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres, Cristiane Sampaio.

Luta por respeito e igualdade de gênero nos sindicatos

Delegadas do SINJUS no congresso da Fenajud Flávia Silveira, Patrícia de Oliveira, Cristiane Sampaio, Adriana Teodoro e Janaína Torres.

Um dos grupos de trabalho no Conseju teve como tema: Democracia, Justiça e Feminismo. Um dos objetivos foi justamente trabalhar o real conceito de feminismo, que muitas vezes é erroneamente colocado como oposto de machismo. De forma bem direta, feminismo é o movimento social que luta contra a violência de gênero e pela igualdade de direitos e de oportunidades das mulheres.

No painel “Opressões de Gênero e seus Atravessamentos no Movimento Sindical”, conduzido pela professora e doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lola Aronovich, e pela pedagoga e secretária Nacional de Mulheres da Confetam/CUT, Maria Ozaneide de Paulo, foram ressaltados os obstáculos encontrados nas bases para que mulheres possam assumir cargos de chefia e de direção nas entidades sindicais.

De acordo com Lola Aronovich, o machismo é uma “praga na humanidade”. Para a especialista, é preciso reescrever a história sob a ótica das mulheres, pois “há um apagamento que é feito ao longo da história” acerca da participação das mulheres nos fatos históricos e avanços da humanidade. Ainda segundo Lola, ser mãe e ser decorativa são as funções que a sociedade ainda impõe às mulheres.

Para a dirigente do SINJUS Cristiane Sampaio, ficou claro nas palestras e nos relatos das companheiras que as bases da categoria ainda são muito conservadoras e carregam heranças contaminadas pelo machismo.

“Há, nesse ambiente, uma dificuldade de união e mobilização entre as próprias mulheres. Por isso, reforçamos o convite para que as servidoras façam parte do Núcleo das Mulheres do SINJUS e nos ajudem a colocar a pauta da igualdade de gênero mais presente nas discussões e nas lutas nacionais”, reforça Cristiane Sampaio.

Um exemplo claro dessa luta árdua foi relatado pela diretora-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário do Estado de Rondônia (Sinjur), Gislaine Caldeira. A dirigente venceu uma eleição disputada por quatro chapas, a grande parte formada por homens, com uma campanha marcada por ataques preconceituosos.

Outro ponto evidenciado no Conseju foi a contribuição das esposas de homens sindicalistas, que oferecem grande suporte para que os seus companheiros possam lutar pelos interesses de suas categorias e dos trabalhadores de forma geral.

“Foi um evento muito importante, que ajuda a dar visibilidade à contribuição das mulheres ao sindicalismo brasileiro. Contudo, os espaços de fala ainda são poucos e as barreiras ainda são muitas. Por isso, precisamos aumentar essa participação feminina nos sindicatos”, complementa a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Adriana Teodoro.

FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES

O Núcleo das Mulheres SINJUS é um instrumento de luta que busca promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

Esse também é um espaço é dedicado a fortalecer as demandas trabalhistas das mulheres e a apoiar moral, emocional e juridicamente as filiadas do SINJUS. Se você ainda não é integrante, clique aqui e faça parte do Núcleo das Mulheres!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Com informações da Fenajud

Notícias relacionadas

EMPODERAMENTO FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES quinta-feira, 13/08/20 11:50 O SINJUS-MG inaugurou o Núcleo das Mulheres em maio de 2020. O objetivo? Promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da unidade do TJMG em fundo, sob ela se vê aplicações de duas fotografias, na primeira se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, a diretora de aposentados e pensionistas do Sinjus Janaina Torres e o candidato a vice presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. Na segunda fotografia se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, o diretor de assuntos jurídicos do Sinjus Felipe Rodrigues e o candidato a vice -presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. NOVAS DIRETRIZES CANDIDATOS À 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ PROMETEM DIÁLOGO ABERTO SOBRE TELETRABALHO DOS SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 19:02 Assim como foi feito com os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça de ...
Fotografia diurna, panorâmica vista de cima da unidade IPSEMG, um prédio na cor marrom claro, com janelas, em uma rua arborizada e movimentada por automóveis, em torno da unidade se vê prédios e casas. TODOS ALERTA IPSEMG: ZEMA ENVIA À ALMG PROPOSTA QUE AUMENTA CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 18:35 O governador Romeu Zema (Novo) apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na ...
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITE AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco