PL 3382/2021

DATAS-BASES SÃO APROVADAS NA FFO; PLENÁRIO CONTINUA TRAVADO

terça-feira, 15/03/22 17:05 Foto do Plenarinho IV da ALMG em sessão da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Na mesa diretiva, estão, em trajes sociais, os deputados estaduais João Magalhães (homem branco com cabelos castanhos e curtos), Hely Tarqüínio (homem branco com cabelos branco e curtos) , Ulysses Gomes ( homem branco com cabelos castanhos e curtos), Cássio Soares (homem branco com cabelos castanhos e curtos).Conteúdo textual: PL 3382/2021 - Datas-Bases são aprovadas na FFO e estão prontas para Plenário.

FOTO:  Willian Dias/ALMG

O Projeto de Lei 3.382/2021, que prevê as Datas-Bases 2020 e 2021 para os servidores do Judiciário mineiro, recebeu parecer favorável na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira, 15 de março. Agora o PL está pronto para ser apreciado pelo Plenário, onde vai tramitar em dois turnos.

Para o período da tarde, a expectativa era de que fosse lida na reunião ordinária do Plenário a mensagem do governador Romeu Zema (Novo) que retira o pedido de urgência do projeto de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União. Contudo, apenas uma mensagem comunicando viagem do vice-governador ao exterior e outra referente ao projeto de lei que prevê a recomposição de 10,06% aos servidores do Executivo foram lidas. Dessa forma, a pauta do Plenário segue trancada.

O SINJUS-MG fez contato com diversas lideranças da ALMG para apurar por que a mensagem do governador que retira a urgência do PL do RRF não foi lida, mas elas não souberam informar. Tudo indica que tenha sido uma decisão da Presidência da Mesa Diretora. O Sindicato está tentando contato com a assessoria do presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), e assim que tivermos um retorno informaremos em nossas mídias.

Deputados garantem tramitação das Datas-Bases

Ainda na parte da manhã, o SINJUS já havia conversado com deputados para saber sobre as perspectivas de votação das Datas-Bases.

Segundo o líder do governo na ALMG, deputado Gustavo Valadares (PSDB), a ideia é que os projetos de recomposição dos servidores do Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública tramitem de forma célere. “Temos um prazo até o início do próximo mês para aprovação dessas propostas e sanção do governador, sob pena de não serem aprovadas por conta do calendário eleitoral. Então é importante a gente fazer isso durante esses 15 dias finais do mês de março”.

A assessoria do deputado Ulysses Gomes (PT) informou que ainda não se sabe se as Datas-Bases dos demais Poderes terão que tramitar simultaneamente ao projeto de reajuste do Executivo – o que poderia ser o motivo de a urgência ao RRF ainda não ter sido retirada –, mas confirmou que todas as propostas devem ser votadas até o fim de março.

Mobilização constante

A articulação diária dos dirigentes do SINJUS com as lideranças na ALMG tem contribuído para o avanço na tramitação do PL 3.382/2021, assim como a pressão que a categoria tem feito nas redes sociais e nos chats das transmissões das sessões.

“Essas duas frentes de mobilização precisam ser constantes. Enquanto nós procuramos os deputados para comprovar que não há impedimentos para a aprovação das Datas-Bases, os servidores devem continuar pressionando nas redes sociais. Temos pressa para recuperar nosso poder de compra”, explica o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires.

Faça sua parte agora, acessando o site da ALMG e votando “SIM” no PL 3382/2021. Basta clicar aqui. Você também pode ajudar a pressionar os deputados encaminhando mensagens durante as sessões das comissões e marcando os parlamentares nas redes sociais.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. À frente está a foto do colunista Wagner Ferreira, diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG (homem negro de cabelos grisalhos bem curtos, vestido com camisa social). Conteúdo textual: Data-base – Todos devem lutar pela aprovação.
ARTIGO Data-Base: todos devem lutar pela aprovação sexta-feira, 11/03/22 11:51 FOTO: SARAH TORRES/ALMG Data-Base: todos devem lutar pela aprovação Nos últimos dois anos, sem reajustes salariais ou recomposição e ainda com o aumento da inflação, o servidor público viu o salário encolher e o poder de compra despencar. O ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Previdência Fenajud participa de reunião estratégica para debater as PECs 6/24 e 555/06 quarta-feira, 18/09/24 12:55 Participantes apontaram necessidade de intensificar atividades no parlamento, para conquista de apoio ao projeto ...
Imagem com um fundo de céu azul claro, onde uma mão levanta uma garrafa de água transparente, com parte da água sendo derramada. NOVA LEI Público poderá entrar com água em shows e eventos em BH terça-feira, 17/09/24 18:33 Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, 17 de setembro, uma ...
Cartaz com o título 'Data-Base 2024' em destaque, com uma mão levantada em um gesto de luta no centro, cercada por um círculo. O slogan 'Promessa é dívida!' aparece tanto no topo quanto ao lado do círculo O design tem tons de vermelho, cinza e branco, com um fundo de textura suave PROMESSA É DÍVIDA SINJUS E SERJUSMIG INICIAM NOVA FASE DA LUTA PELA DATA-BASE 2024 DOS SERVIDORES DO TJMG terça-feira, 17/09/24 17:52 Diante da proximidade do final do ano e do fato de o novo presidente ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco