PORTARIA

DEFINIDA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TJMG

sexta-feira, 26/05/23 17:33 ilustração vetorial, nela há personagens sombrios com feições malévolas que apontam o dedo para o centro. No centro, há uma palma da mão, no estilo de carimbo, estampada em tons claros, fazendo um sinal de "basta".

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) disponibilizou no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) desta sexta-feira, 26 de maio, a Portaria nº 6.177/PR/2023, que prevê a composição das comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJMG, que vão atuar em primeiro e segundo graus de jurisdição. O grupo será formado por magistrados e servidores e deve definir ações de divulgação e prevenção do assédio moral e sexual no Órgão, além de receber e processar denúncias.

O coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, foi indicado pelos Sindicatos para ser o representante dos servidores na comissão que vai atuar em segundo grau de jurisdição, sendo o responsável por levar as demandas da categoria.

“Os assédios moral e sexual são práticas abusivas que ocorrem em qualquer ambiente de trabalho, incluindo a Administração Pública. É fundamental promover um ambiente seguro, saudável e respeitoso para todos os servidores públicos, combatendo qualquer forma de violência, intimidação ou discriminação. O SINJUS continua empenhado nessa causa”, explica Alexandre.

Entre os servidores que também integram a Comissão, estão Henrique Patrus Mundim Pena (médico), Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé (psicóloga) e Milena Kuhlmann Cunha Cavalcante (assessora técnica de Sustentabilidade e Logística). A colaboradora terceirizada Juliana Souza Silva também faz parte da comissão. Já os magistrados serão representados pelos desembargadores Tiago Gomes de Carvalho Pinto e Pedro Bernardes de Oliveira, que será o presidente da comissão.

Já para a comissão que vai atuar em primeiro grau de jurisdição, as entidades sindicais indicaram o 3º vice-presidente do Serjusmig, Felipe Galego, e o diretor-geral do Sindojus-MG, Eduardo Rocha Mendonça de Freitas. Entre os servidores que também integram a Comissão, estão Ary Macedo Júnior (médico), Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé (psicóloga) e Daniela Brito Guimarães (oficiala judiciária). Como colaboradora terceirizada, a indicada foi Andrea Lopes Silva. Já a magistratura será representada pelo juiz de Direito Haroldo Dutra Dias, pela juíza de Direito Carla de Fátima Barreto de Souza, pela juíza de Direito Izabel Cristina de Freitas Prudêncio e pela juíza de Direito Maria Isabel Fleck,  que será a presidente da Comissão.

Reivindicação

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevista na Resolução 351. A norma estabelece diretrizes para que os tribunais coíbam a prática. O SINJUS já vinha cobrando a criação da comissão desde fevereiro de 2021, por meio do Núcleo das Mulheres, mas o Grupo de Trabalho (GT) criado para regulamentar a comissão se reuniu pela primeira vez em maio de 2022.

Entre as ações já realizadas pelo GT estão a organização de uma Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e de uma roda de conversa com os membros do GT para discutir ações de enfrentamento ao assédio. Também está prevista a elaboração conjunta de uma minuta que vai regulamentar a política de enfrentamento ao assédio e à discriminação com abertura de canal de escuta e de acolhimento no Tribunal.

Servidor, fique atento ao nosso site e acompanhe essa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Imagem Acessível: montagem digital de uma capa de um livreto onde se lê: "Assédio Moral no Trabalho - Orientação, prevenção e combate."
ACESSE CARTILHA DO SINJUS EXPLICA O COMBATE E A PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL quarta-feira, 24/05/23 12:26 O assédio moral é um problema grave que tem crescido nos últimos anos, afetando pessoas em diversos contextos sociais, especialmente no ambiente de trabalho. A falta de informação sobre o tema torna a luta contra essa prática ainda mais ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco