ELEIÇÕES

DEFINIDOS OS CANDIDATOS À DIREÇÃO DO TJMG PARA O BIÊNIO 2022-2024

sexta-feira, 25/03/22 19:02 #ImagemAcessível: Foto da fachada do edifício-sede do TJMG. Conteúdo Textual: Eleições. Definidos os candidatos à direção do TJMG para o biênio 2022-2024.

Créditos: Divulgação/Sinjus-MG 

Nesta sexta-feira, dia 25 de março, às 18h, encerrou o prazo para registro de candidaturas aos cargos de direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2022-2024. Estão concorrendo à Presidência os desembargadores Afrânio Vilela, Antônio Carlos Cruvinel, José Arthur Filho e a desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro. A eleição será em sessão especial do Tribunal Pleno, no dia 29 de abril, às 9h. A posse dos eleitos está marcada para o dia 1º de julho.

Apesar de ser uma demanda antiga do SINJUS-MG, os servidores do TJMG não terão direito a voto. Contudo, o Sindicato reforça que, independentemente de quem for eleito, seguirá lutando para que a próxima gestão contemple projetos e ações que valorizem as servidoras e os servidores. 

“É fundamental que o próximo presidente ou presidenta do Tribunal de Justiça permaneça em diálogo aberto e com disposição em avançar na melhoria das condições de trabalho dos servidores”, pontua o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 526, que permitiria a participação de servidores na eleição de membros dos órgãos diretivos dos tribunais de Justiça, está engavetada no Congresso Nacional desde 2010.  O SINJUS e a Fenajud seguem na luta tentando apoio para que a matéria comece a tramitar e seja aprovada.

Os candidatos

O desembargador Afrânio Vilela já foi 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, entre 2018 e 2020, superintendente de Finanças e Execução Orçamentária (2009 e 2010) e superintendente de Recursos Humanos (2008 e 2009).

O desembargador Antônio Carlos Cruvinel respondeu pela 1ª Vice-Presidência do TJMG em 2018 e também já foi presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Atual superintendente administrativo do Tribunal, o desembargador José Arthur Filho já foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio na gestão do desembargador Nelson Missias. Também integrou a Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças entre 2017 e 2018.

A desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro é a primeira mulher a disputar a Presidência do TJMG. Atualmente, a magistrada é superintendente-adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e já exerceu a 3ª Vice-Presidência na gestão passada e o cargo de ouvidora-geral do Tribunal, em 2012 e 2013.

Demais cargos de direção

A eleição para a gestão do biênio 2022-2024 também vai definir os demais cargos de direção. Confira os candidatos para cada vaga:

Cargo de Primeiro Vice-Presidente

Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa
Sandra Alves de Santana e Fonseca
Sérgio André da Fonseca Xavier

Cargo de Segundo Vice-Presidente

Moacyr Lobato de Campos Filho
Renato Luís Dresch

Cargo de Terceiro Vice-Presidente

Ana Paula Nannetti Caixeta
Edison Feital Leite
Wilson Almeida Benevides

Cargo de Corregedor-Geral de Justiça

Jaubert Carneiro Jaques
Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior

Cargo de Vice-Corregedor-Geral de Justiça

Glauco Eduardo Soares Fernandes
Yeda Monteiro Athias

Nesta sexta-feira também encerrou o prazo para o registro de candidatura a uma cadeira no Órgão Especial do TJMG para o biênio 2022-2024, que é composto por 25 desembargadores, sendo 13 entre os mais antigos e 12 eleitos. A eleição dos novos membros será no dia 29 de abril. Neste pleito, uma das vagas de desembargador será reservada ao Quinto Constitucional e será provida por desembargador oriundo da Classe de Advogados. Confira os candidatos:

Vagas de Membro do Órgão Especial

Adriano de Mesquita Carneiro
Agostinho Gomes de Azevedo
Amauri Pinto Ferreira
Bruno Terra Dias
Carlos Henrique Perpétuo Braga
Carlos Roberto de Faria
Fernando Vasconcelos Lins
José Américo Martins da Costa
Júlio César Lorens
Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça
Marco Aurelio Ferenzini
Maurício Torres Soares
Octávio de Almeida Neves
Wanderley Salgado de Paiva

Vaga de Membro do Órgão Especial, Quinto Constitucional, Classe de Advogados

José Marcos Rodrigues Vieira

Vaga de Membro do Conselho da Magistratura

Dirceu Walace Baroni
Pedro Aleixo Neto
Ronaldo Claret de Moraes
Valéria Rodrigues Queiroz

Vaga de Membro do Conselho da Magistratura, Quinto Constitucional, classe do Ministério Público

Paulo Calmon Nogueira da Gama

 

Com informações da Ascom TJMG

 

Notícias relacionadas

Sentados à mesa, de um lado, representantes do SINJUS, Serjusmig e Sindojus/MG, e, de outro lado, representantes do TJMG (sete homens brancos, de cabelos curtos, trajados socialmente usando máscaras respiratórias).
DIÁLOGO SINDICATOS APRESENTAM PAUTA PRIORITÁRIA EM REUNIÃO COM TJMG quinta-feira, 24/02/22 18:10 FOTO: SINJUS-MG Nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG estiveram com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na primeira reunião da Mesa de Negociações em 2022. No encontro, foram ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da candidata à Presidência do TJMG, Áurea Brasil (mulher de pele clara, cabelos castanhos longos sorrindo e usando batom vermelho, colar de pérolas e blusa preta). ELEIÇÕES NO TJMG II CANDIDATA ÁUREA BRASIL PRETENDE INCENTIVAR O TELETRABALHO NO JUDICIÁRIO MINEIRO quarta-feira, 17/04/24 18:25 O incentivo ao teletrabalho, garantida a sua compatibilidade com a eficiência judiciária e jurisdicional, ...
Fotografia do desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior. ELEIÇÕES NO TJMG CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, CORRÊA JUNIOR VISA À IMPLEMENTAÇÃO DAS DATAS-BASES NO MESMO ANO terça-feira, 16/04/24 19:07 A definição de uma política de execução orçamentária que viabilize a quitação da Data-Base ...
PAUTA DE REIVINDICAÇÃO SINJUS VAI DEFINIR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM REUNIÕES SETORIAIS terça-feira, 16/04/24 17:33 A Data-Base é um direito legítimo das servidoras e dos servidores do Tribunal de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco