ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

DEPUTADOS DESTACAM LUTA POR DIREITOS DOS NEGROS

quinta-feira, 13/05/21 18:51

Há 133 anos, em 13 de maio de 1888, foi promulgada a Lei Áurea, responsável pelo fim da escravidão no Brasil. Para os deputados que lembraram a data durante a sessão plenária desta quinta-feira, trata-se de um dia para ressaltar a luta contra o racismo e contra a violência e resgatar a história dos que foram escravizados.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) lembrou que, em 1888, os negros libertos permaneceram marginalizados. “É lugar-comum se dizer que os negros saíram das senzalas e foram para as favelas”. Para ele, a escravidão deixou um legado de desigualdades que hoje se reflete na violência.

“Os dados da violência expõem os negros brasileiros a uma condição absolutamente dramática E é por isso que o dia 13 de maio é um dia de reflexão e de luta para que possamos ampliar, renovar, o nosso combate para promover uma verdadeira democracia no Brasil. Não há democracia com racismo”, disse.

Na avalição da líder do Psol, deputada Taliria Petrone (Psol-RJ), a lei Áurea não aboliu a lógica escravocrata, que permanece na sociedade brasileira. “Não houve, pelo estado brasileiro, reparação histórica frente a esse passado nefasto, frente ao horror que foi a escravidão”, afirmou.

Ela lembrou os 28 mortos na favela do Jacarezinho há uma semana para exemplificar a violência e marginalização que persistem nos dias atuais. “Não queremos morrer nem de Covid, nem de fome, nem de bala. Segue a luta do povo negro”, afirmou.

Escravidão moderna

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) ressaltou que o racismo e a desigualdade geram uma “escravidão moderna” em que os negros não têm acesso a uma cidadania completa. “Nós, na condição de parlamentares, não podemos desconhecer que, no Brasil, existe racismo, que ele é institucionalizado e que nós temos que criar uma sociedade antirracista”, disse.

Ela lembrou que os negros são os mais afetados pelo desemprego, pela falta de escolas e de atendimento à saúde e pela violência. “O abuso de autoridade, em qualquer nível, não é apenas militar e policial. O abuso de autoridade tem cor, o abuso de autoridade tem classe e o abuso de autoridade também tem gênero, por mais que queiram dizer que não”, denunciou.

Dia de luta

O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) aproveitou a data para trazer uma canção do grupo afro Akomabu, ligado ao Centro de Cultura Negra do Maranhão, em que o 13 de maio é lembrado como dia de luta e não de festa. E, em vez da princesa Isabel, são exaltados Luíza Mahin, Negro Cosme, Pedro Ivo e Zumbi dos Palmares. “É assim que nós lembramos o 13 de maio. O dia 13 de maio é para lembrar a luta do povo negro pela sua libertação”, disse o deputado.

á a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) evocou Elza Soares para criticar a violência contra a juventude negra. “A carne mais barata do mercado é a carne negra”, diz a canção. A deputada destacou que os negros estão ainda entre os que mais morrem na pandemia de Covid-19.

“O 13 de maio, de fato, não é um momento de celebração, é um momento de luta contra o genocídio do povo negro, é um momento de luta contra essa discriminação estrutural, de busca de superação da desigualdade”, disse.

“Não é questão racial”

O deputado Hélio Lopes (PSL-RJ) afirmou que a escravidão “não é uma questão racial” e disse que é preciso compreender homens e mulheres como frutos do seu tempo para que não haja “ódio e rancor” pelo passado. “A causa da escravidão não foi racial, mas se deu pelo fato de os índios estarem sendo dizimados pelas doenças e os negros estarem se adaptando aos trabalhos braçais nos trópicos”, disse.

Ele disse ainda que há “militantes querendo dividir o Brasil” e que índios, brancos e negros estão no país juntos como iguais. “Quando entendemos que somos filhos da mesma nação estaremos combatendo preconceitos. Minha cor é o Brasil”, disse.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco