24 DE JANEIRO

DIA DO APOSENTADO: VALORIZAR E RENOVAR A LUTA POR DIREITOS

segunda-feira, 24/01/22 12:12 #ImagemAcessível Imagem de mãos calejadas e com rugas segurando uma bengala, em posição de descanso. Conteúdo textual: Trabalho, empenho e dedicação. Agradecemos a todas as mulheres e a todos os homens que construíram nosso país com o esforço do seu trabalho. Que o dia de hoje relembre o valor dos aposentados e nos incentive a lutar ainda mais pelos direitos dos trabalhadores. Dia 24 de janeiro – Dia Nacional do Aposentado.

Comuns à história de muitos aposentados são os anos de trabalho, empenho e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Por meio da sua dedicação física e intelectual, mulheres e homens construíram a nossa nação e ajudaram na prosperidade de suas famílias. Por isso, o Dia Nacional dos Aposentados deve ser marcado pela valorização dessas cidadãs e desses cidadãos, sendo a oportunidade de renovar a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros. 

Apesar dos notórios serviços prestados ao País, grande parte dos aposentados ainda é vítima de diversos tipos de violências e ataques. São eles os alvos preferenciais de golpistas, estelionatários e até mesmo de familiares, por meio de agressões físicas, psicológicas e danos patrimoniais. 

Diante dessa realidade, o SINJUS alerta: se você é vítima ou tem conhecimento de crimes cometidos contra idosos, faça uma denúncia à Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, por meio dos telefones (31) 3236-1880, 3236-1746 e 3330-1747. Além disso, o Sindicato oferece atendimento psicológico gratuito às filiadas e aos filiados aposentados que precisam desse suporte, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (31) 98738-8640 e agendar uma consulta.

Na busca por incentivar e promover uma melhor qualidade de vida para quem sempre fez sua parte, o SINJUS tem o Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP), um espaço de convivência, acolhida e interação entre os membros. Os encontros são mensais e há ainda atividades complementares à disposição, como os projetos Independência Digital, Memória Ativa, Plenitude, Yoga On-line e Círculo do Livro (clique aqui e saiba detalhes). 

“Quando se aposenta, é quebrado um dos vínculos mais fortes do cotidiano e da malha social, que são as relações no ambiente de trabalho. Isso é ainda mais significativo para quem é do serviço público, pois a grande maioria mantém o mesmo círculo de colegas de trabalho por décadas. No NAP, as filiadas e os filiados têm a oportunidade de continuar a conviver com colegas do Judiciário, compartilhando experiências, conhecimentos e lembranças. Isso é muito importante para a saúde mental, além, claro, do acesso às atividades complementares que também buscam manter todos ativos física e intelectualmente”, afirma o diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Alex Aguiar. 

Luta por direitos e por uma aposentadoria digna é permanente

Já não bastasse as violências que parte da sociedade comete contra as idosas e os idosos, nos últimos anos o Estado brasileiro também tem atacado severamente os direitos desses que dedicaram anos da sua vida para o País. As recorrentes reformas previdenciárias em âmbitos federal e estadual minaram os proventos já reduzidos de aposentados e pensionistas.

O SINJUS atuou na luta contra a Reforma da Previdência do governo federal, conscientizando a população sobre as graves consequências da proposta, participando de atos e protestos, bem como buscando apoio junto a parlamentares do Congresso Nacional. Postura igual foi adotada na Reforma da Previdência em Minas Gerais, cuja luta conseguiu importantes resultados, que reduziram a retirada de direitos pretendida pelo governador Romeu Zema (clique aqui e saiba mais). 

“Estaremos sempre defendendo os servidores públicos, os ativos e os aposentados. Nas demandas junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, quando há possibilidade, tentamos contemplar os aposentados e pensionistas nos benefícios. Junto aos legislativos estadual e federal, o SINJUS tem tido papel de destaque em todas as discussões, pois contamos com uma assessoria qualificada que nos permite apresentar propostas concretas que embasam, inclusive, emendas aos projetos de lei”, reforça o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires. 

Cabe lembrar que os filiados do Sindicato, incluindo os aposentados e pensionistas, contam com a assessoria gratuita do consultor jurídico e especialista em Direito Previdenciário Abelardo Sapucaia. Os detalhes dos casos específicos podem ser enviados para o e-mail: [email protected].   

Apesar das adversidades, seguiremos juntos. Neste 24 de janeiro, o SINJUS-MG agradece a todas as aposentadas e a todos os aposentados pelos serviços prestados ao Brasil. Em especial, parabenizamos aquelas que foram servidoras e aqueles foram servidores do Judiciário mineiro. O trabalho e a dedicação de vocês possibilitaram que a população pudesse ter acesso à Justiça, contribuindo significativamente para a democracia no Brasil.  

Últimas notícias

ver mais
Foto de um homem de pele clara, vestindo camisa social azul clara e manuseando diversos papéis em uma mesa de escritório. AVISO SERVIDORES DEVEM APRESENTAR DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES ATÉ  1º/6 segunda-feira, 23/05/22 16:07 Foto: Freepik As servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
Em um fundo azul temos o conteúdo textual " Campanha de Vacinação 2022. 2ª Fase. Início 23 de maio. Confira requisitos e outras informações em www.sinjus.org.br" DOSES LIMITADAS SEGUNDA FASE DA CAMPANHA SINJUS VACINA COMEÇA NA 2ªF., 23/5 quinta-feira, 19/05/22 17:14 A segunda fase da campanha SINJUS VACINA, que visa oferecer às filiadas e aos ...
Em destaque está um homem cadeirante de pele clara, calça jeans e camisa branca explicando um gráfico de barras que está desenhado em uma lousa. SAIBA COMO REQUERER TJ REGULAMENTA CONDIÇÕES ESPECIAIS DE TRABALHO PARA PCDs quinta-feira, 19/05/22 16:47 Foto: Feepik O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Elizabeth Gonçalves Psicologia Lourdes . BH (31) 99391-2409 40% ver mais
BH Cuidadores Transporte . BH (31) 99821-4336 15% ver mais
Deixe Aqui Self Storage Locação/aluguel Carlos Prates . BH (31) 99967-3202 / (31) 98377-2636. 10% ver mais
Sorte Minas Loterias – Crédito e financiamentos Financiamento e Crédito Centro . BH (31) 99977-1374 / (31) 98348-9612. Taxa de 1,23% a.m. ver mais
Clube Labareda Clubes Itapoã . BH (31) 3499-1313 https://atletico.com.br/paginas/labareda-clube 75% na Taxa de Adesão ver mais
Top Fale conosco