APOSENTADOS E PENSIONISTAS

DIREITOS E BENEFÍCIOS SÃO DESTAQUE EM REUNIÃO DO NAP

sexta-feira, 03/09/21 19:32

Foto: Freepik

O encontro virtual do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG realizado na última quarta-feira, dia 1º de setembro, teve como objetivo esclarecer e orientar os participantes sobre os direitos e benefícios que as filiadas e os filiados aposentados e pensionistas têm direito. A apresentação foi conduzida pelo advogado Marcelo Cardoso e pela advogada Vitória Anastácio, ambos do corpo jurídico do Sindicato. 

Na abertura, o diretor de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, Alex Aguiar, destacou a importância de todos conhecerem seus direitos e benefícios para, inclusive, poderem cobrar que eles sejam respeitados. 

Em seguida, os advogados do SINJUS iniciaram a apresentação mostrando de forma didática alguns direitos garantidos em lei como as situações em que é permitido o saque de recursos da conta vinculada na Caixa Econômica Federal, a possibilidade de quitação integral do financiamento de imóvel para aposentados por invalidez e a prioridade na restituição do Imposto de Renda para maiores de 60 (sessenta) anos. Marcelo e Vitória também deram orientações de como solicitar os benefícios. 

Na reunião, os advogados ainda falaram sobre ações propostas pelo SINJUS como a que requer a correção dos valores incidentes a título de contribuição previdenciária dos aposentados. Os participantes puderam fazer perguntas e tirar todas as dúvidas sobre as ações e os direitos. Filiados que tiverem dúvidas sobre o assunto podem enviar e-mail para [email protected]

Luta

Durante o encontro, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, atualizou as filiadas e os filiados sobre as lutas em curso da categoria e informou sobre as articulações do SINJUS para tentar barrar a Reforma Administrativa. O relatório da PEC 32 foi entregue à Câmara dos Deputados nesta semana e trouxe alterações, mas ainda tem pontos prejudiciais, inclusive para os aposentados. A previsão é que a proposta seja votada entre os dias 14 e 16 de setembro na Comissão Especial. Até lá todos devem contribuir com a mobilização. Saiba mais aqui.

Atividades

O diretor Alex contou uma novidade, anunciada como parte das comemorações dos 15 anos do NAP. O Sindicato está proporcionando, semanalmente, aulas online de Yoga para os filiados. A atividade é orientada pela professora Fátima Macedo, do Instituto de Yoga de Belo Horizonte, e as aulas são realizadas sempre às terças-feiras, às 16h, pelo Zoom, com duração média de 1h.

Para as filiadas e filiados ao SINJUS, a atividade será subsidiada e por isso terá um custo simbólico de apenas R$25 por mês, que deverá ser acertado diretamente com a professora até o 5º dia útil de cada mês, através de transferência, depósito ou PIX. Para garantir o respeito aos praticantes, à professora e aos demais interessados, na segunda falta sem justificativa o aluno será automaticamente desvinculado da turma. Mais informações sobre as aulas de yoga podem ser consultadas pelo WhatsApp (31) 98738-8640. Interessados devem preencher um formulário. Saiba mais aqui. 

O dirigente também reforçou o convite aos aposentados e pensionistas para aproveitarem os serviços gratuitos oferecidos pelo SINJUS. Os atendimentos com a psicóloga Luciana Gaudio, com as nutricionistas Viviane Paixão e Heloísa Helena, e do projeto Independência Digital, do professor Jairo Assis, podem ser agendados pelo WhatsApp do Sindicato.

Já as atividades dos nossos parceiros, que demandam investimento, devem ser alinhadas diretamente com cada profissional. As aulas do projeto Memória Ativa e do projeto Plenitude, da psicóloga Débora Guizolli, devem ser agendadas diretamente com a instrutora, no (31) 99600-3044. 

Participe do próximo encontro. Em breve mais informações!

Últimas notícias

ver mais
Deputados estaduais conversando na Mesa Diretora e no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ao fundo há uma parede em granito preto e um grande telão que projeta a imagem de um parlamentar que discursa na tribuna. BENEFÍCIO LEI AMPLIA LICENÇA-PATERNIDADE DO SERVIDOR ESTADUAL segunda-feira, 20/09/21 18:45 Foto: Henrique Chendes/Arquivo ALMG Foi publicada no sábado, dia 18 de setembro, no Diário ...
Plenário da Câmara dos Deputados com a maioria das cadeiras vazias, tendo apenas uma deputada com vestido amarelo e um deputado com terno azul. Na Mesa Diretora, uma deputada de cabelo preto liso preside a sessão com um deputado calvo de um lado e um de cabelo grisalho do outro. No canto superior, há uma arte de uma bomba de dinamite com os dizeres “Reforma Administrativa”. LUTA DECISIVA SEMANA SERÁ DE MOBILIZAÇÃO INTENSA CONTRA A PEC 32 segunda-feira, 20/09/21 12:35 Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados A pressão dos sindicatos e das entidades sociais na luta ...
ASSISTA À LIVE #30: PEC 32 E NEGOCIAÇÕES COM O TJMG sexta-feira, 17/09/21 19:37 Confira a Live SINJUS # 30, que traçou um panorama das duas principais frentes ...
Top