GESTÃO 2022-2024

JOSÉ ARTHUR FILHO TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO TJMG

segunda-feira, 04/07/22 15:17 Grupo de desembargadores vestidos com togas em solenidade de posse da nova diretoria do TJMG. Em destaque, no púlpito, está um senhor calvo de cabelos castanhos, ele usa óculos e está discursando para uma plateia. O ambiente está decorado com flores e ao fundo há um painel, nele está projetada uma arte que faz menção ao biênio 2022-2024.

Foto: Mirna de Moura/TJMG

O desembargador José Arthur Filho tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para o biênio 2022-2024, durante cerimônia realizada na sexta-feira, 1º de julho, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O SINJUS-MG foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires. Também estiveram presentes na solenidade autoridades e representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, entre outros.

Em seu discurso, o novo presidente do TJMG disse que assume o mandato com bastante orgulho, honra, gratidão, sentimento de responsabilidade e emoção. Também manifestou respeito e carinho ao agradecer aos servidores e servidoras e terceirizados do TJMG e a todos que o ajudaram a construir sua história de vida e que estiveram de alguma forma ao lado dele nessa caminhada. “O Judiciário mineiro permanecerá prestigiado, pacificado e à altura dos seus valores, contribuindo para uma sociedade livre, mais justa, fraterna e solidária, conforme determina a Constituição da República de 1988, a qual juramos respeitar”.

Coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, na posse do TJMG

Em outro momento, o novo presidente reforçou a importância da manutenção da relação harmoniosa e do equilíbrio entre os Poderes do Estado — Judiciário, Legislativo e Executivo — e de seguir na defesa de garantias, independência e autonomia do Poder Judiciário. No discurso, José Arthur também afirmou estar motivado a se empenhar com todas as energias e competências para possibilitar o contínuo engrandecimento do Poder Judiciário estadual mineiro.

Também tomaram posse o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.

Compromisso

Na entrevista exclusiva concedida ao jornalismo do SINJUS-MG antes das Eleições, o magistrado afirmou que um dos seus compromissos para a gestão 2022/2024 é “manter o diálogo aberto da Alta Direção com os nossos Servidores, por intermédio de suas representações, em prol da melhoria das atividades funcionais e das respectivas carreiras.”

O Sindicato fica tranquilo em saber que novo presidente está atento às condições de trabalho dos servidores e, em breve, vai solicitar agendamento de reunião, a fim de apresentar a Pauta de Reivindicações da categoria ao novo chefe da Casa.

Eleições no TJMG

O desembargador José Arthur Filho foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2022-2024 no dia 29 de abril. O magistrado obteve 79 votos e contou com o apoio do então presidente, desembargador Gilson Lemes. As Eleições foram decididas em segundo turno. A então desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro recebeu 62 votos.

Currículo

O desembargador José Arthur Filho atuou na gestão do TJMG, no biênio 2020-2022, como superintendente adjunto da Superintendência Administrativa. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de 1993 a 1995 – vaga advogado, reconduzido para o mesmo cargo de juiz do TRE para o biênio 1995-1997. Foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio. Atuou como membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças no biênio 2016-2018; membro da Comissão para organizar a programação comemorativa dos 300 anos de criação da Comarca do Serro; coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão; presidente do Comitê de Proteção de Dados Pessoais. Foi nomeado pelo Presidente do STF e CNJ para compor o Comitê de Integridade do Poder Judiciário (Cint).

Fonte: SINJUS-MG com informações do Portal TJMG

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco