GESTÃO 2022-2024

JOSÉ ARTHUR FILHO TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO TJMG

segunda-feira, 04/07/22 15:17 Grupo de desembargadores vestidos com togas em solenidade de posse da nova diretoria do TJMG. Em destaque, no púlpito, está um senhor calvo de cabelos castanhos, ele usa óculos e está discursando para uma plateia. O ambiente está decorado com flores e ao fundo há um painel, nele está projetada uma arte que faz menção ao biênio 2022-2024.

Foto: Mirna de Moura/TJMG

O desembargador José Arthur Filho tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para o biênio 2022-2024, durante cerimônia realizada na sexta-feira, 1º de julho, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O SINJUS-MG foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires. Também estiveram presentes na solenidade autoridades e representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, entre outros.

Em seu discurso, o novo presidente do TJMG disse que assume o mandato com bastante orgulho, honra, gratidão, sentimento de responsabilidade e emoção. Também manifestou respeito e carinho ao agradecer aos servidores e servidoras e terceirizados do TJMG e a todos que o ajudaram a construir sua história de vida e que estiveram de alguma forma ao lado dele nessa caminhada. “O Judiciário mineiro permanecerá prestigiado, pacificado e à altura dos seus valores, contribuindo para uma sociedade livre, mais justa, fraterna e solidária, conforme determina a Constituição da República de 1988, a qual juramos respeitar”.

Coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, na posse do TJMG

Em outro momento, o novo presidente reforçou a importância da manutenção da relação harmoniosa e do equilíbrio entre os Poderes do Estado — Judiciário, Legislativo e Executivo — e de seguir na defesa de garantias, independência e autonomia do Poder Judiciário. No discurso, José Arthur também afirmou estar motivado a se empenhar com todas as energias e competências para possibilitar o contínuo engrandecimento do Poder Judiciário estadual mineiro.

Também tomaram posse o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.

Compromisso

Na entrevista exclusiva concedida ao jornalismo do SINJUS-MG antes das Eleições, o magistrado afirmou que um dos seus compromissos para a gestão 2022/2024 é “manter o diálogo aberto da Alta Direção com os nossos Servidores, por intermédio de suas representações, em prol da melhoria das atividades funcionais e das respectivas carreiras.”

O Sindicato fica tranquilo em saber que novo presidente está atento às condições de trabalho dos servidores e, em breve, vai solicitar agendamento de reunião, a fim de apresentar a Pauta de Reivindicações da categoria ao novo chefe da Casa.

Eleições no TJMG

O desembargador José Arthur Filho foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2022-2024 no dia 29 de abril. O magistrado obteve 79 votos e contou com o apoio do então presidente, desembargador Gilson Lemes. As Eleições foram decididas em segundo turno. A então desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro recebeu 62 votos.

Currículo

O desembargador José Arthur Filho atuou na gestão do TJMG, no biênio 2020-2022, como superintendente adjunto da Superintendência Administrativa. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de 1993 a 1995 – vaga advogado, reconduzido para o mesmo cargo de juiz do TRE para o biênio 1995-1997. Foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio. Atuou como membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças no biênio 2016-2018; membro da Comissão para organizar a programação comemorativa dos 300 anos de criação da Comarca do Serro; coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão; presidente do Comitê de Proteção de Dados Pessoais. Foi nomeado pelo Presidente do STF e CNJ para compor o Comitê de Integridade do Poder Judiciário (Cint).

Fonte: SINJUS-MG com informações do Portal TJMG

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco