ELEIÇÕES TJMG 

SINJUS ENTREVISTA O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, DESEMBARGADOR JOSÉ ARTHUR FILHO

quinta-feira, 28/04/22 11:38 Homem branco, de olhos azuis, com cabelos castanhos e calvo. Conteúdo textual: ELEIÇÕES TJMG - SINJUS entrevista o candidato à presidência, Desembargador José Arthur Filho.

FOTO: Cecília Pederzoli/TJMG

Falta apenas um dia para o pleito que vai definir o novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a gestão 2021-2024. Nas eleições, marcadas para a sexta-feira, 29 de abril, também serão escolhidos os demais cargos da Mesa Diretora. 

Apesar de o resultado interferir diretamente no futuro das servidoras e dos servidores, a categoria ainda não tem direito ao voto – apenas os desembargadores. O SINJUS-MG considera fundamental saber o posicionamento de cada um dos candidatos em relação às principais questões de interesse dos servidores. Por isso, publicou, ao longo desta semana, entrevistas exclusivas com cada um dos quatro candidatos à Presidência. 

Na segunda-feira, dia 25 de abril, publicamos as entrevistas com a desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro e com o desembargador José Afrânio Vilela. Na terça, foram ao ar as respostas do desembargador Antônio Carlos Cruvinel. E nesta quinta-feira, 28 de abril, divulgamos a última, com o desembargador José Arthur Filho. Reforçamos que todos os candidatos foram convidados ao mesmo tempo e receberam as mesmas perguntas. As matérias foram divulgadas na ordem em que o retorno foi recebido. 

Confira abaixo a entrevista com o desembargador José Arthur Filho, que é o a atual superintendente administrativo do Tribunal. Ele já foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio na gestão do desembargador Nelson Missias e também integrou a Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças entre 2017 e 2018.

 

SINJUS-MG – Os servidores aptos a concorrer à Promoção Vertical, muitas vezes, ficam prejudicados porque investem em qualificação, mas se deparam com a falta de vagas nas classes. Os Sindicatos reivindicam o fim desse limite de vagas, garantindo-se o direito à promoção para o servidor que preencher todos os requisitos exigidos pelo Tribunal. Qual o entendimento de V.Exa. sobre isso?

Des. José Arthur – O plano de carreiras foi concebido para valorizar o servidor dentro de parâmetros econômicos viáveis a longo prazo. Qualquer alteração deve ser analisada sob a ótica responsável, com a devida valorização dos servidores, mas, também, assegurando equilíbrio orçamentário, financeiro e fiscal do TJMG.

SINJUS-MG – Os vencimentos iniciais dos servidores do Judiciário mineiro estão entre os últimos no ranking nacional, gerando evasão e rotatividade no quadro funcional – prejuízos institucionais reconhecidos, inclusive, pelo próprio Tribunal. No entendimento de V.Exa. qual seria a solução para este problema? 

Des. José Arthur – Importante ressaltar que, nos últimos anos, a revisão geral anual dos vencimentos, na forma da lei, vem ocorrendo com regularidade, o que evidencia a valorização de todos os servidores.

SINJUS-MG – A Mesa de Negociação Permanente com os Sindicatos é um importante mecanismo implementado para garantir acordos em relação às reivindicações dos servidores e evitar conflitos. Qual o entendimento de V.Exa. sobre isso?

Des. José Arthur – Entre os 10 principais compromissos para a gestão 2022/2024 consta o item 04 em que afirmo: “Manter o diálogo aberto da Alta Direção com os nossos Servidores, por intermédio de suas representações, em prol da melhoria das atividades funcionais e das respectivas carreiras.”

SINJUS-MG – O Fundo Especial do Poder Judiciário (FEPJ) é superavitário e poderia ser utilizado para melhorar a estrutura de comarcas de Minas Gerais ou ser utilizado para a nomeação de novos servidores e juízes. O SINJUS-MG pleiteia participação no grupo gestor do Fundo, o que poderia, inclusive, contribuir para o atendimento das demandas dos servidores. V.Exa. aceitaria a participação dos Sindicatos no FEPJ?

Des. José Arthur – O Fundo Especial do Poder Judiciário (FEPJ) é destinado para despesas de custeio e investimentos. Tais recursos na atual gestão vendo sendo amplamente são utilizados para aperfeiçoamento e melhorias das condições de trabalho para magistrados, servidores e colaboradores.

A regra definida na Resolução 739/2013, que regulamenta o Fundo Especial do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, é no sentido de que os valores desse Fundo não podem ser utilizados para nomeação de servidores e juízes.

Lembro que os servidores, por intermédio de suas representações, participam ativamente nos Comitês Orçamentários de 1º e 2º graus. Essa participação e diálogos serão mantidos para a gestão 2022/2024.

SINJUS-MG – O Auxílio-Saúde dos servidores do Judiciário mineiro está entre os últimos no ranking nacional dos tribunais estaduais. O reajuste dos benefícios é uma medida importante já que, atualmente, possui um valor baixo, não cumprindo assim sua finalidade. Além disso, seria uma forma de valorizar a categoria, com recursos oriundos do superavitário Fundo Especial do Poder Judiciário. V.Exa. considera que é preciso reajustar o valor do benefício?

Des. José Arthur – Nos termos da Lei 23.173/2018, foi instituído o auxílio-saúde para os servidores. Na atual gestão do Presidente Gilson Soares Lemes, o valor do referido benefício foi atualizado em 15,42%, em abril de 2021 e, recentemente, em abril de 2022, foi reajustado em 11,3%, percentual correspondente à inflação dos últimos 12 meses.

Notícias relacionadas

Homem branco de cabelos lisos, castanhos e curtos. Ele veste uma toga por cima de um traje social.
ELEIÇÕES TJMG SINJUS ENTREVISTA O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, DESEMBARGADOR ANTÔNIO CARLOS CRUVINEL terça-feira, 26/04/22 21:06 Foto: TJMG As eleições para o novo comando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) serão realizadas na próxima sexta-feira, 29 de abril. Apesar de as servidoras e os servidores não terem direito ao voto – apenas os ... leia mais
Homem branco de cabelos lisos, grisalhos e curtos, seus olhos são castanhos. Ele veste uma toga por cima de um traje social, atrás dele estão as bandeiras do Brasil e do estado de Minas Gerais. Conteúdo textual: ELEIÇÕES TJMG - SINJUS entrevista o candidato à Presidência, desembargador José Afrânio Vilela.
ELEIÇÕES TJMG SINJUS ENTREVISTA O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, DESEMBARGADOR JOSÉ AFRÂNIO VILELA segunda-feira, 25/04/22 16:51 Foto: TJMG As eleições para o novo comando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) serão realizadas na próxima sexta-feira, 29 de abril. Apesar de as servidoras e os servidores não terem direito ao voto – apenas os ... leia mais
Mulher branca, de cabelos lisos, loiros e com corte médio. Ela tem olhos castanhos e veste uma toga. Ao fundo está um vitral com um mosaico.
ELEIÇÕES TJMG SINJUS ENTREVISTA A CANDIDATA À PRESIDÊNCIA, DESEMBARGADORA MARIANGELA MEYER PIRES FALEIRO segunda-feira, 25/04/22 17:57 Foto: TJMG As eleições para o novo comando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) serão realizadas na próxima sexta-feira, 29 de abril. Apesar de as servidoras e os servidores não terem direito ao voto – apenas os ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco