ELEIÇÕES

KALIL AFIRMA QUE NÃO IRÁ ADERIR AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL SE ELEITO

terça-feira, 09/08/22 18:52 Homem branco calvo com cabelos castanhos, vestido socialmente, está falando em um microfone (Alexandre Kalil).

FOTO: Amira Hissa/PBH

O candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil (PSD) afirmou, nesta terça-feira (9), que se for eleito não irá aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Em entrevista a uma rádio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o ex-prefeito de Belo Horizonte criticou a proposta do atual governador Romeu Zema (Novo). O plano é visto pelo governo do Estado como uma alternativa para a renegociação de dívidas com a União. O projeto prevê que os débitos do Estado, que ultrapassam a cifra de R$ 140 bilhões, sejam quitados em 30 anos, e envolve artifícios como teto de gastos e privatização de empresas estatais.

“Temos um problema sério, que não está sendo debatido. Esse regime é de uma gravidade, que ninguém está imaginando, está debaixo dos panos. Claro que se eu for eleito vou retirar imediatamente”, garantiu Kalil, que acusou o candidato do partido Novo ao governo de Minas, Romeu Zema, de falsas promessas eleitorais.

“O atual governo está prometendo reabrir 11 hospitais regionais, mas não tem como o Estado contratar ninguém com esse regime. Se o servidor sair, pedir exoneração, não pode voltar, não vai ter como repor esses profissionais”, afirmou o ex-prefeito da capital.

Durante a entrevista, Kalil criticou ainda as privatizações propostas no Regime de Recuperação Fiscal. Kalil admitiu que não é contra as concessões, mas sugeriu que o Estado crie uma agência reguladora para fiscalizar os processos. “Essa pressa ninguém entende, não ouviram ninguém. É preciso um estudo de viabilidade longa. Estão fazendo concessões atrapalhadas. O povo mineiro não sabe o que vai acontecer com o Estado daqui para a frente”, pontuou. “Tem que ter agência, ninguém fiscaliza, quem toma conta de mineração são as mineradoras”, completou o candidato ao governo de Minas.

Segundo Kalil, uma possível privatização da Copasa e da Cemig não é economicamente viável. “Se privatizar, em valor de mercado, estamos falando em R$ 8 milhões, essas privatizações pagaria uma folha e meia do funcionalismo.São quase duas folhas (de pagamento) para depois vim uma tarifa de água e de energia que ninguém aguenta”, rebateu.

Aumento para os servidores da segurança

Questionado durante a entrevista sobre um possível aumento de salário para os servidores da segurança em um eventual governo, Kalil afirmou que não tem medo de policial e nem de sentar com a categoria para conversar. Mas destacou ser inviável qualquer reajuste salarial.

“Eu não posso falar isso (aumento), eu não sou irresponsável. O que é possível é fazer conta, trazer os policiais para a mesa, conversar olhando no rosto, isso é possível, mostrar os números. O governador não tem que ter medo de polícia e professor”, destacou Kalil que criticou Romeu Zema por ter prometido em 2019 o reajuste para categoria.

“Prometer e não cumprir é coisa de moleque, queremos tratar o povo com respeito e eu fiz isso como prefeito. O Estado não é banco, não tem que guardar dinheiro, tem que investir em salário, recomposição salarial, treinamento, mas não tem que fazer demagogia”, completou.

Entenda o RRF

No último mês, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o governo de Minas pode dar sequência ao Regime de Recuperação Fiscal diretamente com o Ministério da Economia. Em tramitação desde 2019 na Assembleia Legislativa, o projeto de lei não tramitou por nenhuma comissão. Em maio, o governo de Minas pediu urgência para análise da matéria, que seguiu sem ser apreciada pelos deputados e, desde junho, tranca a pauta na Casa.

Fonte: Jornal O Tempo – Repórter Letícia Fontes

 

Notícias relacionadas

Grupo de manifestantes da 'Frente de Sindicatos do Funcionalismo contra o RRF' estão em frente à Cidade Administrativa, sede do Governo de MG. Eles estão com faixas de protesto contra o Regime de Recuperação Fiscal. Neste grupo estão dirigentes sindicais do SINJUS- MG, Alexandre Pires (coordenador-geral) e Felipe Rodrigues (diretor de finanças).
#NAOAORRF ATO CONTRA RRF REÚNE CENTENAS DE SERVIDORES NA CIDADE ADMINISTRATIVA sexta-feira, 05/08/22 18:03 Entidades que representam servidores públicos de várias categorias se reuniram nesta sexta-feira, 5 de agosto, em um ato conjunto, na Cidade Administrativa, contra a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União. O SINJUS-MG foi ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Há duas fotos onde há mulheres e homens enfileirados em corredores da unidade CEOP do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, eles estão ouvindo os dirigentes sindicais do SINJUS-MG. Estão representando o Sindicato: Alexandre Pires, coordenador-geral, Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos, Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas, Alexandre Gomes, diretor de Imprensa e Comunicação e Jonas Araújo, diretor de . Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde. MOBILIZAÇÃO SINJUS INICIA SÉRIE DE REUNIÕES SETORIAIS PARA LEVAR INFORMAÇÕES À CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:48 Os dirigentes do SINJUS-MG iniciaram nesta quinta-feira, 18 de abril, uma série de visitas ...
Fotografia do candidato à Presidência do órgão, o desembargador Maurício Torres Soares, um homem de pele clara, cabelos grisalhos e com vestimenta social, terno preto, camisa branca, gravata preta com círculos brancos, em uma sala com fundo de madeira, sentado em uma poltrona preta. ELEIÇÕES NO TJMG III CANDIDATO MAURÍCIO SOARES SE COMPROMETE A DIALOGAR E NEGOCIAR AS PAUTAS DA CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:14 As pautas de interesse dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo ...
Fotografia da candidata à Presidência do TJMG, Áurea Brasil (mulher de pele clara, cabelos castanhos longos sorrindo e usando batom vermelho, colar de pérolas e blusa preta). ELEIÇÕES NO TJMG II CANDIDATA ÁUREA BRASIL PRETENDE INCENTIVAR O TELETRABALHO NO JUDICIÁRIO MINEIRO quarta-feira, 17/04/24 18:25 O incentivo ao teletrabalho, garantida a sua compatibilidade com a eficiência judiciária e jurisdicional, ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco