8M

LEI MARIA DA PENHA COÍBE IMPACTOS FINANCEIROS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

quinta-feira, 31/03/22 17:23 foto de um homem de pele clara usando camisa social branca separando um boneco de madeira azul (representando o homem) da mulher (boneco de madeira rosa) e de sua casa também de madeira, todos em cima de uma balança.

Foto: Depositphotos

O mês de março é marcado pela luta por igualdade de gênero e pelo respeito às mulheres. Nesse contexto, também é papel do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG contribuir para o combate à violência e disseminar informações úteis para que todas conheçam seus direitos.

A violência física é a que se torna mais visível em razão das marcas deixadas nas vítimas ou quando termina em um feminicídio. No entanto, a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, prevê cinco formas de agressão contra a mulher: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

É comum que as vítimas não saibam que algumas situações se enquadram como violência por acharem que a lei se aplica apenas quando envolve um parceiro. No entanto, a legislação foi pensada para os diversos tipos de violência em que as mulheres são vítimas a partir de uma relação de convivência, afeto ou laço consanguíneo. Assim, ela se aplica aos maridos, companheiros, namorados – que morem ou não na mesma casa que a mulher –, aos ex, pai, irmão, padrasto, além de pessoas que moram juntas ou frequentam a casa, mesmo sem ser parentes.

Uma das formas de coibir a violência e proteger a vítima prevista pela Lei Maria da Penha, é a garantia de medidas protetivas. Elas são aplicadas após a denúncia de agressão feita pela vítima à Delegacia de Polícia, cabendo ao juiz determinar a execução desse mecanismo em até 48 horas após o recebimento do pedido da vítima ou do Ministério Público.

Decisão judicial

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ganhou repercussão este mês por trazer um entendimento importante no que se refere à violência doméstica. Um homem, que era proprietário de um terço de um imóvel, ajuizou ação de extinção de condomínio contra os dois outros proprietários (sua irmã e seu irmão), pedindo também que a irmã fosse condenada a lhe pagar aluguel pelo uso do bem, no qual ela residia com a mãe.

Quando um imóvel tem, ao mesmo tempo, mais de um proprietário, está caracterizado o chamado condomínio. O processo de extinção de condomínio ocorre quando os participantes não querem mais permanecer como proprietários do mesmo imóvel.

O autor da ação teve de sair da residência depois que a Justiça, em processo criminal por violência doméstica que teria sido praticada contra a irmã e a mãe, decretou medida protetiva para proibi-lo de se aproximar ou ter contato com as vítimas. Ao propor a ação, ele alegou que a medida protetiva diz respeito ao afastamento físico, mas não afeta seus direitos de propriedade sobre o imóvel.

A primeira instância determinou a venda do bem em leilão judicial, para que o valor fosse repartido entre os três proprietários, e condenou a irmã a pagar aluguel mensal pela ocupação. No entendimento do STJ, o usufruto do imóvel apenas por um dos coproprietários obrigaria o pagamento de aluguéis aos que foram privados do uso do bem. Entretanto, a imposição de tal penalidade à vítima de violência doméstica representaria proteção insuficiente aos direitos constitucionais de igualdade e dignidade da pessoa humana.

A decisão também levou em conta que a imposição de medida protetiva de urgência com o objetivo de cessar a prática de violência doméstica e familiar, resultando no afastamento do agressor do lar, constitui motivo legítimo para que se restrinja o seu direito de propriedade sobre o imóvel comum.

Denuncie!

Qualquer pessoa pode – e deve – dar queixa de situações e casos que configurem violência doméstica.

Os casos de violência doméstica que viram processos no Poder Judiciário começam em diferentes canais do sistema de justiça, como delegacias de polícia (comuns e voltadas à defesa da mulher), disque-denúncia, promotorias e defensorias públicas.

O Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG possui uma página exclusiva onde podem ser encontrados diferentes canais para denúncia, leis que protegem as vítimas e órgãos de atendimento e apoio à mulher. Clique aqui e saiba mais sobre as redes de proteção.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: NÃO SE CALE!

Fonte: SINJUS-MG, com informações da Agência CNJ de Notícias e do Portal STJ

Notícias relacionadas

Fundo em tons laranja e roxo, com um notebook aberto e na tela a nova página do Núcleo das Mulheres no site do SINJUS-MG. Ao lado no notebook há um selo do 8M 2022 (em referência a 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres) e a logo do Núcleo das Mulheres.
(IN)FORMAÇÃO SINJUS LANÇA PÁGINA EXCLUSIVA À LUTA FEMININA, UMA LUTA DE TODOS segunda-feira, 07/03/22 15:35 Dando início às homenagens do dia 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, o SINJUS-MG lança, em seu site, a página do Núcleo das Mulheres. A partir de hoje, todas as mulheres, em especial as guerreiras do ... leia mais
Em um fundo mesclado nas cores rosa, roxo e azul, temos no centro, aplicadas em ícones de punho cerrado para o alto em símbolo de luta feminista, fotos de Sônia Guajajara (mulher indígena de cabelos pretos com franja e pintura indígena no rosto), Sueli Carneiro Jacoel (Mulher negra de cabelos pretos com tranças, usando óculos de grau),Txai Suruí (mulher indígena de cabelos pretos com franja, usando batom vermelho e adereço indígena na cabeça) e Maria da Penha (Mulher de pele clara, cabelos curtos e grisalhos).
REVOLUCIONÁRIAS MULHERES SÃO EXEMPLOS DE LUTA POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA sexta-feira, 18/03/22 18:26 Neste mês em que destacamos a luta feminista por respeito e igualdade de direitos, o Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG vem publicando uma série de conteúdos que enaltecem a combatividade de todas aquelas que derrubam barreiras todos os dias, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco