NÚCLEO DA MULHER

MÃES DO TJMG SE UNEM CONTRA EXPOSIÇÃO AO CORONAVÍRUS

quarta-feira, 10/06/20 14:37

O Núcleo da Mulher do SINJUS-MG realizou sua primeira reunião virtual aberta nesta terça-feira, dia 9 de junho, tratando de um assunto que afeta, principalmente, as servidoras do Judiciário mineiro que são mães: o eventual retorno das atividades presenciais no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Apesar de a Presidência da Casa ter prorrogado por mais uma semana o Plantão Extraordinário, as servidoras demonstraram preocupação com a volta dos trabalhos, já que as aulas continuam suspensas nas escolas e muitas famílias não têm com que deixar os filhos.

A reunião foi conduzida pela diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo da Mulher, Cristiane Sampaio, mediada pela coordenadora de Comunicação e assessora política, Patrícia Brum, e contou com a participação da psicóloga conveniada da entidade, Valéria Saramago. A diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro, que faz parte da Comissão Paritária do Núcleo da Mulher, e outras quatro diretoras suplentes também prestigiaram a reunião.

Dezenas de servidoras da Capital e de comarcas do interior participaram do bate-papo, relatando suas dificuldades e aflições diante da realidade do teletrabalho e do possível retorno do expediente presencial.

Algumas participantes relataram que estão sofrendo com o medo de expor a família ao risco, outras falaram que essa angústia tem trazido dores no estômago e até sintomas de pânico. A psicóloga Valéria Saramago conversou com as mulheres, sugerindo exercícios de respiração que podem ajudar a lidar com a ansiedade causada pela nova rotina. Ela também orientou sobre como se organizar diante do desafio de conciliar o trabalho, os cuidados com a casa e a condução dos estudos dos filhos.

Condições de trabalho

Entre os assuntos debatidos, também estava a queixa sobre as condições de trabalho. Algumas servidoras reclamaram que o TJ não tem passado orientações sobre ergonomia diante do teletrabalho. Em relação à volta das atividades no Órgão, algumas explicaram que estudos já apontaram que o ar-condicionado pode espalhar o coronavírus. No entanto, no setor onde trabalham, não é possível permanecer sem o aparelho, pela falta de janelas, por exemplo.

Um dos principais pontos discutidos foi a flexibilização. As servidoras questionaram a necessidade do retorno gradual em um momento em que os casos confirmados de Covid-19 não param de subir na Capital e no estado e a orientação das entidades de saúde é a manutenção do isolamento social. Elas alegam que podem continuar trabalhando em casa, já que a produtividade do TJ não caiu. No entanto, o retorno presencial ameaça a produtividade, já que a preocupação com os filhos causa dificuldade de concentração.

Ações

A coordenadora do Núcleo da Mulher, Cristiane Sampaio, relembrou todas as medidas que o SINJUS tem tomado para proteger os servidores neste momento. Ela também falou sobre o último ofício enviado à Presidência do Tribunal. No documento, o Sindicato requer que o regime de plantão extraordinário vigore até que a pandemia da Covid-19 seja controlada no estado. “Nós expusemos as preocupações com a falta de medidas de prevenção, como higienização dos ambientes de trabalho, fornecimento de EPIs e testagem dos servidores. Não existe um protocolo de saúde no Tribunal. Lembramos o presidente que as servidoras são cerca de 60% do total de trabalhadores e, por isso, merecem mais atenção no contexto da pandemia”.

A diretora também explicou que o SINJUS solicitou participação no grupo de trabalho de acompanhamento das medidas para o retorno gradual ao trabalho presencial e na Comissão Especial do TJMG criada para esse fim.

Ao final da reunião, as participantes aprovaram ações para as próximas semanas. Ainda como “braço” da campanha #ProtegeTJMG, as mães servidoras enviarão para o Sindicato vídeos de 30 segundos sobre a importância de se manter o Plantão Extraordinário e as dificuldades que a volta ao expediente presencial poderá causar às suas famílias. As servidoras que não são mães também foram convidadas a participar reforçando o engajamento das mulheres e a preocupação que é de todos. Os vídeos podem ser enviados para o WhatsApp do SINJUS (31) 98738-8640 ou para o e-mail [email protected]. Eles serão publicados em nossas redes sociais e enviados ao TJMG para buscar maior sensibilidade por parte do Órgão.

Outra ação aprovada é um novo emailzaço para o canal “Fale com a Presidência” com perguntas incisivas sobre a maternidade neste contexto e cobrando soluções do presidente do TJ para as mães que não têm onde deixar os filhos, caso as atividades sejam retomadas. Uma mobilização mais intensa também foi discutida, na hipótese de o TJ não se sensibilizar com o problema.

Apoio

O Núcleo da Mulher foi criado para ouvir as principais demandas das servidoras e procurar soluções para elas. Envie sua mensagem pelo e-mail [email protected].

Vale lembrar que sugestões, dúvidas, pedidos ou denúncias sobre as condições de trabalho durante o plantão extraordinário do TJMG podem ser enviados para [email protected] com o assunto “Quarentena com SINJUS”. As mensagens serão analisadas, e a solução será comunicada ao servidor por e-mail. No caso de denúncias, o informante terá o nome preservado.

Servidoras que tiverem interesse podem se consultar com a psicóloga Valéria Saramago, especialista em terapia comportamental e terapia familiar junto a adultos e/ou crianças. O serviço da psicóloga integra o pacote emergencial de saúde oferecido pelo SINJUS durante a pandemia. Saiba mais sobre o atendimento aqui.

Notícias relacionadas

REPRESENTATIVIDADE SINJUS CRIA NÚCLEO DA MULHER; TRABALHOS JÁ COMEÇARAM quarta-feira, 06/05/20 19:48 O SINJUS-MG está sob nova Direção. Na segunda-feira, 4/5, as novas diretoras e diretores da Gestão 2020-2023 tomaram posse e anunciaram seus compromissos e planos para o próximo triênio. Uma Gestão, que traz em sua marca a renovação, a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da candidata à Presidência do TJMG, Áurea Brasil (mulher de pele clara, cabelos castanhos longos sorrindo e usando batom vermelho, colar de pérolas e blusa preta). ELEIÇÕES NO TJMG II CANDIDATA ÁUREA BRASIL PRETENDE INCENTIVAR O TELETRABALHO NO JUDICIÁRIO MINEIRO quarta-feira, 17/04/24 18:25 O incentivo ao teletrabalho, garantida a sua compatibilidade com a eficiência judiciária e jurisdicional, ...
Fotografia do desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior. ELEIÇÕES NO TJMG CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, CORRÊA JUNIOR VISA À IMPLEMENTAÇÃO DAS DATAS-BASES NO MESMO ANO terça-feira, 16/04/24 19:07 A definição de uma política de execução orçamentária que viabilize a quitação da Data-Base ...
PAUTA DE REIVINDICAÇÃO SINJUS VAI DEFINIR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM REUNIÕES SETORIAIS terça-feira, 16/04/24 17:33 A Data-Base é um direito legítimo das servidoras e dos servidores do Tribunal de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco