DIREITOS E PATRIMÔNIO

MESA DA ALMG DESARQUIVA PL DO RRF E RECEBE PEC QUE ACABA COM O REFERENDO EM PRIVATIZAÇÕES

terça-feira, 10/10/23 19:17 Ao fundo há um painel com o logo da ALMG disposto como um padrão de xadrez, à frente dele está um homem branco, o deputado Tadeu Leite, ele veste um paletó azul escuro com camisa social azul clara, tem barba curta e cabelo liso escovado para o alto. O homem está falando para microfones e smartphones com os logos de veículos de comunicação de Minas Gerais.

A Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decidiu nesta terça-feira, dia 10 de outubro, desarquivar o Projeto de Lei (PL) 1.202/2019, que prevê a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União. Além disso, o Legislativo também recebeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023, que pretende retirar a obrigatoriedade de realização de referendo popular em processos de privatização de empresas estatais mineiras que atuem nos setores de energia, saneamento e distribuição de gás. O SINJUS-MG é contra as duas propostas por entender que elas vão piorar os serviços públicos e aumentar impostos e tarifas cobrados da população.

O anúncio sobre o PL do RRF e a PEC 24/2023 foi feito pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). A discussão desses projetos promete ser intensa, envolvendo não apenas os interesses do governo e dos servidores públicos, mas também os da sociedade, já que as mudanças na legislação vão causar grande impacto no futuro econômico e no patrimônio do estado.

Por isso, o presidente da ALMG, Tadeu Leite, chegou a afirmar que a tramitação da proposta de adesão ao RRF só terá início quando o governo do Estado apresentar formalmente à Assembleia o plano de recuperação proposto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), documento que detalha todas as medidas e contrapartidas previstas para serem implementadas em Minas Gerais.

“O Sindicato se opõe à adesão nos moldes atuais do RRF, pois as regras preveem o congelamento de salários e carreiras dos servidores públicos, bem como a privatização de empresas estatais como a Cemig e a Copasa. Tais medidas certamente vão impactar direta e negativamente a qualidade dos serviços públicos e dos serviços essenciais oferecidos à população”, adverte o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

A pretensão do governador Romeu Zema (Novo) de excluir a população das discussões sobre a transferência do controle de empresas estatais lucrativas para a iniciativa privada também é vista com grande preocupação pelo SINJUS.

A medida representa um retrocesso ao retirar a possibilidade de manifestação direta do cidadão em questões que envolvem o patrimônio do estado de Minas Gerais (clique aqui e saiba mais). Vale destacar que a PEC 24/2023 também propõe a redução de quórum qualificado para quórum simples para aprovação de privatizações no Plenário da ALMG.

“O governador sabe que a população é contra as privatizações, por isso ele quer acabar com o instrumento do referendo, que hoje determina que os cidadãos e as cidadãs mineiras possam se posicionar de forma direta no processo de venda de empresas estatais. Cada deputada e cada deputado que votar a favor da PEC 24 estará contribuindo para a corrosão dos princípios democráticos no estado”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Diante dessa decisão da Mesa Diretora da ALMG, o SINJUS já está articulando com outras entidades sindicais, movimentos da sociedade civil e lideranças políticas da oposição meios para enfrentar essa batalha em defesa do serviço público e do patrimônio de todos os mineiros.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre as próximas ações contra o RRF em Minas e as privatizações da Cemig, Copasa e Gasmig.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Arte com repartição das fotos dos locais da Copasa e Cemig.
PARTICIPAÇÃO Proposta de Zema quer retirar direito da população de decidir sobre as privatizações sexta-feira, 15/09/23 18:01 Foto: ALMG e Agência Minas Está em discussão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que pretende retirar o direito da população de ... leia mais
Imagem do mapa do Brasil no tom de verde, com um fundo vermelho escuro, no mapa há o destaque dos estados Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do sul, representados pelas suas respectivas bandeiras, em um ícone de localização na cor azul.
ENDIVIDAMENTO EXEMPLO DOS ESTADOS QUE ADERIRAM AO RRF É ALERTA PARA MINAS GERAIS sexta-feira, 06/10/23 16:50 Defendido por muitos como a única solução para o equilíbrio das finanças dos estados, as experiências concretas envolvendo o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) apontam para o sentido oposto, cujos números registram crescimento da dívida mesmo após a adesão ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia em um ambiente de trabalho, onde se vê uma mulher cadeirante, de pele clara, cabelos castanhos, com vestimentas sociais, segurando uma credencial e mostrando em frente a uma porta de vidro, ao lado se vê ícones que simbolizam deficiências, tais como: cadeirante, deficiência visual, auditiva. PCD SAIBA COMO INCLUIR SÍMBOLOS INTERNACIONAIS DE ACESSIBILIDADE NA SUA CARTEIRA FUNCIONAL DO TJ segunda-feira, 29/04/24 19:41 Na última segunda-feira, dia 22 de abril, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
: Sobre um fundo com degradê que vai do verde ao azul há um conjunto de papéis com a imagem do ofício conjunto encaminhado ao TJMG. Na primeira página há o logo dos sindicatos Serjusmig, SINJUS-MG e Sindojus/MG, abaixo dela há uma segunda página. APROVADOS DO TJMG Sindicatos cobram a homologação e nomeação dos candidatos do concurso Edital 1/2022 segunda-feira, 29/04/24 19:18 O imediato andamento do processo do Concurso Edital nº 01/2022 é cobrado pelas entidades ...
A ilustração tem um fundo preto com o logotipo em amarelo da Reunião Setorial do SINJUS. Ao lado, há a palavra "Compareça!" MOBILIZAÇÃO CORREGEDORIA E EDIFÍCIO-SEDE RECEBEM SETORIAIS NESTA SEMANA segunda-feira, 29/04/24 16:11 Os dirigentes do SINJUS-MG continuam percorrendo as unidades do Tribunal de Justiça de Minas ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco