REUNIÃO 

MESA DE NEGOCIAÇÕES DEFINE DATA-BASE 2023 E OUTRAS DEMANDAS DA CATEGORIA 

segunda-feira, 29/07/24 20:31 Imagem acessível: Imagem da sala de reuniões, onde há a mesa de negociações, se vê na imagem a Administração do Órgão e os três sindicatos, SINJUS, SERJUSMIG e SINDOJUS, sentados ao redor dela, entre eles o presidente do TJMG o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, o coordenador geral do SINJUS Alexandre Pires, na imagem, o mesmo está gesticulando enquanto está falando, ao lado esquerdo da mesa se vê o diretor de assuntos jurídicos do SINJUS Felipe Rodrigues

Em nova reunião da Mesa de Negociações, realizada nesta segunda-feira, 29 de julho, entre o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a Administração do Órgão e os três sindicatos, SINJUS, SERJUSMIG e SINDOJUS, foram anunciadas definições sobre algumas das principais pautas pendentes que já tinham sido apresentadas à nova gestão no Ofício Conjunto n° 10/2024.

Data-Base 2023: o pagamento será implementado na folha de outubro, sendo que o retroativo correspondente aos meses de maio a dezembro de 2023 será pago em 3 parcelas, nas folhas de outubro, novembro e dezembro. O retroativo correspondente aos meses de janeiro a setembro de 2024, será objeto de reuniões futuras. 

Data-Base 2024: o presidente disse que ainda não é possível assegurar a adequação da recomposição à margem fiscal do orçamento, mas vai se esforçar para enviar a Data-Base para a ALMG no ano vigente, conforme compromisso de campanha. 

Tabela de 8h: será implementada na folha de outubro, com pagamento em 1º de novembro. Já o pagamento do retroativo será negociado na próxima reunião da Mesa. 

Juros e Correção Monetária das Datas-Bases 2014 a 2017: pagamento será feito em folha suplementar prevista para acontecer ainda neste mês de agosto, dependendo apenas do fechamento dos cálculos por parte da Diretoria Executiva de Recursos Humanos do Tribunal e da homologação do acordo judicial.

Indenização de Férias-Prêmio: Para os servidores aposentados que possuem pedido administrativo de conversão em pecúnia, o Tribunal destinará verba de R$ 5 milhões por mês até dezembro para contemplar esses pedidos. Já para os servidores da ativa, que agora também podem pleitear a indenização das férias prêmio, ainda será estabelecido um padrão de procedimento para processar esses requerimentos. Até que isso aconteça, o Tribunal não apreciará eventuais pedidos feitos via Sistema Eletrônico de Informações – SEI. 

Edital de Remoção: novo edital de remoção será publicado na 1ª quinzena de agosto, sendo mantida a cláusula que impede a inscrição de servidor lotado em unidade que tenha déficit de lotação. 

Homologação do Concurso Público: o tema será pautado na sessão do Órgão Especial do dia 28 de agosto.

Juros de URV: o saldo referente à devolução do Imposto de Renda descontado indevidamente sobre os juros da URV será quitado em parcelas de até R$ 5 mil por servidor, que serão pagas entre os meses de setembro deste ano e janeiro de 2025.

Mesa de Negociações: manutenção da Mesa de Negociações com reuniões bimestrais com a presença do presidente, com possibilidade de reuniões extraordinárias, quando for necessário. A próxima reunião será em setembro.

Outras reivindicações

Na reunião, os sindicalistas também cobraram posicionamento da Presidência sobre outras demandas prioritárias para a categoria, como a carreira. Segundo o TJ, as inscrições para a Promoção Vertical (PV) 2023 devem ser abertas em breve e o posicionamento dos aprovados na PV 2022 será discutido em setembro. 

A adoção do teto remuneratório em isonomia com a magistratura no TJMG também foi discutida na Mesa. As entidades requerem que seja considerada a integralidade do subsídio dos ministros do STF, conforme já adotado em outros órgãos do Estado e recentemente referendado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG). O presidente afirmou que a Comissão Administrativa do Tribunal deliberou por consultar o CNJ e o magistrado se comprometeu a buscar celeridade junto ao Conselho.  

Sobre a retomada do pagamento das indenizações de plantões judiciais cujos pedidos de compensação foram indeferidos pelo Tribunal, a Presidência informou aos Sindicatos que está levantando os valores a serem pagos para anunciar um calendário para quitação do passivo. 

Em relação à opção pela jornada de 8h para servidores efetivos, o presidente afirmou que a regulamentação ainda não foi elaborada por restrições orçamentárias. Os Sindicatos poderão participar da elaboração do documento.  Os representantes das entidades também cobraram retorno sobre a reivindicação do reajuste digno para o Auxílio-Saúde. A demanda também será negociada na reunião de setembro.  

Outro assunto que foi abordado pelos Sindicatos foi em relação ao Projeto de Lei 1202/2019, que prevê a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal, por conta da suposta dívida com a União. A previsão é que a proposta volte a ser discutida na ALMG nesta quinta-feira, 1º de agosto. Os dirigentes pediram que a Presidência acompanhe de perto essa discussão e se posicione contra as medidas que possam impactar os servidores da Casa. 

“Tivemos definições em relação a algumas pautas, mas a expectativa era de que o pagamento de passivos seria feito a curto prazo. Os servidores já vêm acumulando perda do poder de compra e não podem ser ainda mais prejudicados. Precisamos manter o diálogo aberto e constante para assegurar que todas as demandas da categoria sejam atendidas com celeridade”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Participações

Na reunião desta segunda-feira, 29 de julho, estiveram presentes o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva, o secretário de governança, Guilherme Augusto Mendes do Valle, o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares, e o juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago. Representando os sindicatos, participaram do encontro o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues; o presidente do SERJUSMIG, Eduardo Couto e o 1º vice-presidente, Rui Viana; o diretor-geral do SINDOJUS, Marcelo Andrade Goulart e diretor Administrativo, Vinícius Henrique Carvalho Araújo.

Notícias relacionadas

Uma pessoa vestida com camisa preta está segurando um relógio grande na frente de seu rosto, com prateleiras de arquivos e uma pilha de papéis ao fundo.
EQUIDADE SINJUS-MG requer revisão da compensação de horas para plantões judiciais sexta-feira, 12/07/24 08:51 O SINJUS-MG protocolou um ofício à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no início de julho, solicitando a revisão da atual política de compensação de horas para os plantões judiciais. O Ofício n. 39 destaca a ... leia mais
Foto de uma reunião formal com doze pessoas sentadas ao redor de uma mesa de conferência, com bandeiras ao fundo, estão presentes os representantes do Serjusmig, do SINDOJUS/MG, além do coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires e Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato. Na cabeceira da mesa, está o novo presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior,
NEGOCIAÇÃO EM PRIMEIRA REUNIÃO COM O NOVO PRESIDENTE, SINDICATOS REITERAM PAUTAS URGENTES DA CATEGORIA quarta-feira, 03/07/24 19:20 Na tarde desta quarta-feira (03), o novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, recebeu os representantes dos três Sindicatos da categoria, SERJUSMIG, SINJUS-MG e SINDOJUS-MG. Esta foi a primeira ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...
Imagem Acessível: A imagem em tons de preto e dourado divulga a sessão especial do filme “Cisne Negro”, que acontecerá em 27 de setembro (sábado), às 15h, na Casa Híbrido, em Belo Horizonte. À esquerda, a silhueta de uma bailarina de costas dançando em cena; à direita, a personagem principal do filme caracterizada com maquiagem marcante de cisne negro. O evento contará com apresentação ao piano de Ighor Bastos (músicas da trilha do filme) e mediação de Anderson Ribeiro (cineasta e doutor em cinema) e Luciana Mori (psicóloga clínica, psicanalista e cinéfila). A iniciativa faz parte do projeto CineFem, em alusão ao Setembro Amarelo, e é promovida pelo SINJUS-MG e Núcleo das Mulheres. Setembro Amarelo Edição especial do CineFem debate saúde mental terça-feira, 09/09/25 13:00 Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco