SINJUS ANTIRRACISTA

PARTICIPE DO DEBATE SOBRE COTAS RACIAIS E HETEROIDENTIFICAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO

quinta-feira, 03/08/23 19:06 Recortes pequenos em formas de silhuetas de cabeças de pessoas, eles variam gradualmente do bege bem claro até marrom escuro. As cores estão agrupadas conforme os tons, formando cabeças maiores que simbolizam grupos étnicos que formam o povo brasileiro.
FOTO: Lightsource/Depositphotos

No dia 18 de agosto, o SINJUS Antirracista promove o evento “Cotas Raciais e Heteroidentificação: um debate necessário”. A atividade será realizada das 15h às 17h30, na sede do Sindicato (Avenida João Pinheiro, n. 39, 10º andar – Espaço Lea Leda), e é aberta para a participação das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. Clique aqui, faça a sua inscrição e venha colaborar com as discussões em torno dessa importante política de reparação e promoção da igualdade de oportunidades em nossa sociedade.

O evento do SINJUS Antirracista será uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências sobre a implantação e os impactos das cotas raciais e da heteroidentificação. A atividade tem o objetivo de instrumentalizar os participantes para debater e até mesmo poder confrontar de forma mais embasada narrativas que atacam essa política afirmativa tão importante para o Brasil.

As cotas raciais surgiram para começar a corrigir desigualdades estruturais e promover a inclusão de um grupo histórica e socialmente marginalizado no acesso a cargos públicos e instituições de ensino. Essa medida busca garantir a representatividade étnico-racial nos espaços de poder, aproximando a administração pública da realidade da sociedade brasileira.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2020, apenas 35,1% do funcionalismo público do Executivo federal civil era de pretos ou pardos, contra 56,6% de servidores brancos. Números que contrastam com o perfil da população brasileira, que é composta por 56,1% de pessoas negras e 43% de pessoas brancas.

Um dos instrumentos que busca corrigir essa cruel distorção, que reflete o racismo estrutural, é a política de cotas, instituída pela Lei 12.990/2014. Desde então, apesar do ritmo aquém do adequado, cresceu o percentual de ingressos negros no serviço público. Entretanto, um novo desafio surgiu: o combate às fraudes referentes às vagas para cotistas.

Nesse contexto, a heteroidentificação surge como um mecanismo para verificar a veracidade da autodeclaração racial dos candidatos. Essa etapa deve ser realizada de forma responsável por órgãos e instituições com o objetivo de evitar fraudes e garantir a efetividade das políticas afirmativas.

Por toda essa relevância social, o debate acerca da lei de cotas e sobre a heteroidentificação será o tema do encontro promovido pelo SINJUS Antirracista. O evento terá a apresentação da servidora aposentada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ex-dirigente do SINJUS Cleonice Amorim de Paula que, além de estudiosa da luta contra o racismo, ela faz parte da banca de heteroidentificação do Concurso 1ª Instância – Edital nº 01/2017 do TJMG.

Na programação também está previsto espaço para perguntas, debates e proposições por parte do público presente.

Venha contribuir para uma sociedade mais justa

A participação dos servidores e das servidoras do Poder Judiciário é muito importante, pois o engajamento nesse debate é uma demonstração de comprometimento com a luta antirracista.

Faça sua inscrição abaixo e contribua para uma sociedade mais justa. Contamos com a sua presença!

Notícias relacionadas

Visão do auditório lotado durante a palestra da Dra. Lívia Sant'Anna Vaz, que fala ao microfone. Ela é uma mulher negra de cabelos cacheados de comprimento médio, ela veste um vestido com estampa colorida.
FRENTE DE LUTA DEBATE COM LIDERANÇAS NEGRAS MARCA O LANÇAMENTO DO SINJUS ANTIRRACISTA quinta-feira, 11/05/23 19:55 Nessa quarta-feira, dia 10 de maio, o SINJUS-MG reuniu dezenas de lideranças de movimentos negros e sociais para discutir o combate ao racismo e ao sexismo em nossa sociedade. O evento também marcou o início de uma atuação estruturada ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco