URGENTE

PL REDUZ VAGAS NA PROMOÇÃO VERTICAL

segunda-feira, 14/12/20 18:18

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei nº 2.308/2020 que vai extinguir 368 cargos efetivos de Oficial Judiciário. A proposta vai impactar diretamente a carreira dos atuais servidores ocupantes deste cargo, pois também irá reduzir o número de vagas para as futuras Promoções Verticais. Na carreira de Oficial Judiciário, serão menos 73 vagas na Classe B e 110 na classe C. Outras 184 vagas que deveriam ser ocupadas por aprovados em concurso público serão extintas. A motivação do Tribunal é abrir espaço para a criação de cargos de assessores de desembargadores e de juízes, que serão, em grande parte, de livre nomeação e sem a necessidade de o ocupante ter sido aprovado em concurso.

A redução das vagas seguirá a proporcionalidade definida pela Lei 23.478/2019, que unificou as carreiras do Judiciário mineiro. Hoje, a distribuição das vagas na carreira de Oficial Judiciário é de 20% na Classe B, com 2.581 vagas, 30% na Classe C, com 3.871 vagas, e 50% na Classe D, com 6.452 vagas. Respectivamente, caso o PL 2.308/2020 seja aprovado, essas classes perderão 73, 110 e 184 vagas. (veja a arte abaixo)

A proposta do PL 2308 foi aprovada pelo Órgão Especial do TJMG no último dia 25 de novembro e enviada ao Legislativo sem que cópia do anteprojeto fosse enviada previamente aos sindicatos, conforme determina o Regimento Interno do próprio Tribunal em seu artigo 184. Pelo regramento, as entidades representantes dos servidores teriam o direito de apresentar emendas e poderiam ter alertado sobre os prejuízos na carreira da categoria. “Infelizmente a Presidência do TJMG não tem sido democrática e aberta ao diálogo, apesar dos pedidos de reuniões feitos pelo Sinjus.  Agora, vamos lutar na ALMG para impedir retrocessos”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

O PL 2308 foi publicado no Diário do Legislativo do dia 2 de dezembro. Na ALMG, ele será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Administração Pública (CAP) e Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), antes de ir à votação em dois turnos no Plenário.

SINJUS alertou para o problema em 2019

No ano passado, quando o TJMG, a pretexto de unificar as carreiras, colocou em lei os dispositivos que limitam o número de servidores por classe, o SINJUS foi contra e advertiu a todos quanto ao risco de congelamento das carreiras. Na época, o SINJUS buscou entendimento com o Tribunal, mas, sem sucesso, se viu obrigado a travar uma batalha no Legislativo estadual, buscando conscientizar parlamentares em uma maratona de reuniões e também com a realização de uma audiência pública (clique aqui e saiba mais).

“Após forte mobilização e articulação com deputados estaduais aliados e os demais sindicatos do Judiciário, conseguimos incorporar um dispositivo que flexibiliza em até 25% o limite de vagas nas classes. Contudo, o modelo imposto pelo TJMG de exigência de vaga é ultrapassado e é o que causa problemas como este agora”, ressalta, Alexandre Pires.

Por isso, o Sindicato já protocolou o Ofício Nº 158/2020 solicitando ao TJMG informações atualizadas de cargos por classe em todas as carreiras do Judiciário mineiro, a fim de verificar os impactos do PL 2.308/2020 nas promoções verticais.

PV 2019 e PV 2020 congeladas

Além dessa nova proposta de extinção de cargos efetivos de Oficial Judiciário, e a consequente redução nas vagas das futuras Promoções Verticais, o TJMG segue impondo a paralisação dos trâmites relacionados às PVs 2019 e 2020.

Cerca de 2.800 servidores que se inscreveram na PV 2019 estão inseguros quanto ao certame, pois nem mesmo o apontamento das vagas foi publicado ainda, ato que já deveria ter ocorrido meses atrás. Vale lembrar que, no ano passado, a classificação final da PV 2018 foi publicada na primeira quinzena de dezembro.

Já em relação à PV 2020, são quase três meses de atraso na publicação do edital de abertura do certame. Desde agosto, o SINJUS tem cobrado do Tribunal o início do processo, pois não há impedimentos legais que justifiquem a situação.

“Os servidores investem e se esforçam para ficarem mais qualificados. O resultado disso são os sucessivos aumentos de produtividade do TJMG, mesmo durante a pandemia, mas a retribuição da atual gestão é a redução das possibilidades de promoção na carreira”, reforça Alexandre Pires.

O SINJUS vai atuar na ALMG para impedir retrocessos do PL 2.308/2020 na carreira dos servidores. Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre essa frente de batalha.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Notícias relacionadas

PV 2019/2020 ANO PODE TERMINAR COM A PV CONGELADA terça-feira, 01/12/20 17:37 Já são quase três meses de atraso na publicação do edital da Promoção Vertical (PV) 2020. Desde agosto, o SINJUS-MG tem cobrado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a publicação do documento inicial do certame, já tendo encaminhado diversos ofícios ao Órgão. No último dia 26 de ... leia mais
FIM DO PRAZO SINJUS COBRA PUBLICAÇÃO DO EDITAL DA PV 2020 terça-feira, 01/09/20 16:24 O prazo para publicação do edital da Promoção Vertical (PV) 2020 terminou nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, segundo a Resolução 367/2001. No entanto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) não publicou o documento. O SINJUS-MG enviou ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco