URGENTE

PL REDUZ VAGAS NA PROMOÇÃO VERTICAL

segunda-feira, 14/12/20 18:18

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei nº 2.308/2020 que vai extinguir 368 cargos efetivos de Oficial Judiciário. A proposta vai impactar diretamente a carreira dos atuais servidores ocupantes deste cargo, pois também irá reduzir o número de vagas para as futuras Promoções Verticais. Na carreira de Oficial Judiciário, serão menos 73 vagas na Classe B e 110 na classe C. Outras 184 vagas que deveriam ser ocupadas por aprovados em concurso público serão extintas. A motivação do Tribunal é abrir espaço para a criação de cargos de assessores de desembargadores e de juízes, que serão, em grande parte, de livre nomeação e sem a necessidade de o ocupante ter sido aprovado em concurso.

A redução das vagas seguirá a proporcionalidade definida pela Lei 23.478/2019, que unificou as carreiras do Judiciário mineiro. Hoje, a distribuição das vagas na carreira de Oficial Judiciário é de 20% na Classe B, com 2.581 vagas, 30% na Classe C, com 3.871 vagas, e 50% na Classe D, com 6.452 vagas. Respectivamente, caso o PL 2.308/2020 seja aprovado, essas classes perderão 73, 110 e 184 vagas. (veja a arte abaixo)

A proposta do PL 2308 foi aprovada pelo Órgão Especial do TJMG no último dia 25 de novembro e enviada ao Legislativo sem que cópia do anteprojeto fosse enviada previamente aos sindicatos, conforme determina o Regimento Interno do próprio Tribunal em seu artigo 184. Pelo regramento, as entidades representantes dos servidores teriam o direito de apresentar emendas e poderiam ter alertado sobre os prejuízos na carreira da categoria. “Infelizmente a Presidência do TJMG não tem sido democrática e aberta ao diálogo, apesar dos pedidos de reuniões feitos pelo Sinjus.  Agora, vamos lutar na ALMG para impedir retrocessos”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

O PL 2308 foi publicado no Diário do Legislativo do dia 2 de dezembro. Na ALMG, ele será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Administração Pública (CAP) e Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), antes de ir à votação em dois turnos no Plenário.

SINJUS alertou para o problema em 2019

No ano passado, quando o TJMG, a pretexto de unificar as carreiras, colocou em lei os dispositivos que limitam o número de servidores por classe, o SINJUS foi contra e advertiu a todos quanto ao risco de congelamento das carreiras. Na época, o SINJUS buscou entendimento com o Tribunal, mas, sem sucesso, se viu obrigado a travar uma batalha no Legislativo estadual, buscando conscientizar parlamentares em uma maratona de reuniões e também com a realização de uma audiência pública (clique aqui e saiba mais).

“Após forte mobilização e articulação com deputados estaduais aliados e os demais sindicatos do Judiciário, conseguimos incorporar um dispositivo que flexibiliza em até 25% o limite de vagas nas classes. Contudo, o modelo imposto pelo TJMG de exigência de vaga é ultrapassado e é o que causa problemas como este agora”, ressalta, Alexandre Pires.

Por isso, o Sindicato já protocolou o Ofício Nº 158/2020 solicitando ao TJMG informações atualizadas de cargos por classe em todas as carreiras do Judiciário mineiro, a fim de verificar os impactos do PL 2.308/2020 nas promoções verticais.

PV 2019 e PV 2020 congeladas

Além dessa nova proposta de extinção de cargos efetivos de Oficial Judiciário, e a consequente redução nas vagas das futuras Promoções Verticais, o TJMG segue impondo a paralisação dos trâmites relacionados às PVs 2019 e 2020.

Cerca de 2.800 servidores que se inscreveram na PV 2019 estão inseguros quanto ao certame, pois nem mesmo o apontamento das vagas foi publicado ainda, ato que já deveria ter ocorrido meses atrás. Vale lembrar que, no ano passado, a classificação final da PV 2018 foi publicada na primeira quinzena de dezembro.

Já em relação à PV 2020, são quase três meses de atraso na publicação do edital de abertura do certame. Desde agosto, o SINJUS tem cobrado do Tribunal o início do processo, pois não há impedimentos legais que justifiquem a situação.

“Os servidores investem e se esforçam para ficarem mais qualificados. O resultado disso são os sucessivos aumentos de produtividade do TJMG, mesmo durante a pandemia, mas a retribuição da atual gestão é a redução das possibilidades de promoção na carreira”, reforça Alexandre Pires.

O SINJUS vai atuar na ALMG para impedir retrocessos do PL 2.308/2020 na carreira dos servidores. Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre essa frente de batalha.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Notícias relacionadas

PV 2019/2020 ANO PODE TERMINAR COM A PV CONGELADA terça-feira, 01/12/20 17:37 Já são quase três meses de atraso na publicação do edital da Promoção Vertical (PV) 2020. Desde agosto, o SINJUS-MG tem cobrado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a publicação do documento inicial do certame, já tendo encaminhado diversos ofícios ao Órgão. No último dia 26 de ... leia mais
FIM DO PRAZO SINJUS COBRA PUBLICAÇÃO DO EDITAL DA PV 2020 terça-feira, 01/09/20 16:24 O prazo para publicação do edital da Promoção Vertical (PV) 2020 terminou nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, segundo a Resolução 367/2001. No entanto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) não publicou o documento. O SINJUS-MG enviou ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Foto de uma mulher de pele clara de cabelos pretos e longos usando blusa branca e óculos de grau usando o computador em seu home office. Aplicado sobre a foto ícones que remetem a tecnologia e comunicação em tons de azul. TRABALHO REMOTO NO TJMG ROTINAS FORAM APRIMORADAS COM O TELETRABALHO, GARANTEM SERVIDORES segunda-feira, 28/11/22 12:30 O sistema de teletrabalho no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) trouxe mais ...
Imagem de duas taças, com a logo da Festa de Fim de Ano do Sinjus-MG, brindando e ao fundo diversas pessoas em uma festa celebrando. Conteúdo textual: "Celebração. Festa de Fim de Ano do Sinjus terá muita diversão e reencontros. CELEBRAÇÃO FESTA DE FIM DE ANO DO SINJUS TERÁ MUITA DIVERSÃO E REENCONTROS segunda-feira, 28/11/22 12:22 Foi iniciada a contagem regressiva para o evento mais aguardado: a Festa de Fim ...
Montagem digital de um adesivo com a mensagem #REVOGAA16 sobre uma parede, o adesivo é tem cor de fundo amarelo com o texto em vermelho. #REVOGAA16 SINJUS CONVOCA SERVIDORES PARA ATO CONTRA A PORTARIA N. 16 DO TELETRABALHO sexta-feira, 25/11/22 19:24 Diante dos retrocessos que a Portaria n. 16/2022 da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de ...
Top Fale conosco