DATA-BASE 2023

PODERES ENVIAM PL DE RECOMPOSIÇÃO PARA ALMG; TJ SEGUE INERTE!

quarta-feira, 13/03/24 19:15 Na imagem há uma mesa onde estão reunidos o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG; também fazem parte da mesa os dirigentes do SINDOJUS/MG e do Serjusmig, além dos representantes da presidência do TJMG.

O Executivo tem. O Ministério Público, tem! Só nós não temos previsão de quando o nosso projeto de recomposição da inflação será enviado à Assembleia Legislativa pelo Poder Judiciário. A Data-Base, uma das reivindicações mais importantes para a nossa categoria, segue sendo negligenciada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), enquanto o Ministério Público já enviou o projeto de lei que prevê a recomposição salarial para os seus servidores para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na terça-feira, 12 de março. O Executivo também anunciou, no início da semana, que vai encaminhar o reajuste para o Legislativo nos próximos dias.

Diante do cenário, dirigentes do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS-MG entraram em contato com a Presidência do TJMG, na segunda-feira, 11 de março, solicitando um posicionamento em relação à Data-Base dos servidores. Sem retorno, os dirigentes foram até a sede do Tribunal nesta quarta-feira em busca de respostas.

Na reunião, os representantes da Administração do TJ voltaram a dar a mesma desculpa que foi usada na Mesa de Negociações com os Sindicatos, de que, primeiro, seria necessário aguardar o fechamento do 1º quadrimestre deste ano para analisar o aumento da arrecadação e, na sequência, poder executar as despesas.

“Essa desculpa não cola. A Administração segue sem apresentar uma justificativa plausível para o atraso no envio da Data-Base para a ALMG. Todos os Poderes já deixaram claro que o quadro orçamentário é favorável para o envio da tramitação das propostas de todos os Poderes. Já são 11 meses de atraso no cumprimento da Lei da Data-Base e o poder de compra dos servidores do Judiciário mineiro segue sendo diminuído a cada dia”, alerta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Desvalorização e prejuízos

Os sindicalistas argumentaram que a categoria está insatisfeita com a atual gestão do TJ, que, mais uma vez, demonstra que não se importa em implementar uma política de valorização dos servidores. Esta é a primeira vez que o Tribunal de Justiça fica pra trás em relação aos outros Poderes. Vale lembrar que, em janeiro, após pressão dos Sindicatos nas reuniões da Mesa de Negociações, o TJ publicou portarias com atualização dos valores mensais dos Auxílios destinados aos servidores do Órgão. No entanto, o Auxílio-Saúde não teve um reajuste substancial, conforme o Tribunal havia se comprometido, e continua aquém do necessário para sua finalidade.

Outro motivo de preocupação é o fato de que o atraso na definição da Data-Base 2023 vai se somar, em breve, à Data-Base 2024, que vence em maio. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o percentual já está acumulado em 14,13%, considerando as perdas históricas dos últimos anos e, caso as Datas-Bases se acumulem, a perda da categoria deve superar 15%.

Em agosto do ano passado, em reunião do Comitê Orçamentário de Segundo Grau, o TJMG apresentou a proposta orçamentária para o ano de 2024 e garantiu que os valores previstos para a rubrica ‘despesa com servidores’ contemplava as reivindicações da categoria, como a Data-Base 2023. Uma análise técnica realizada pelo Dieese também comprova a viabilidade do envio da proposta agora. Mesmo assim, a Administração do TJMG continua ignorando esse direito legítimo do servidor, regido por lei.

Data-Base, Já!

Na reunião desta quarta, os dirigentes sindicais reforçaram a cobrança para que o Tribunal envie o projeto de lei da Data-Base 2023 para a Assembleia imediatamente. As entidades deixaram claro que a situação está insustentável e que a categoria está mobilizada para cobrar o cumprimento do direito à recomposição das perdas inflacionárias.

Os Sindicatos solicitaram uma reunião de urgência com a Presidência do Tribunal, e a equipe técnica, que ficou marcada para a próxima quarta-feira, dia 20 de março. Os representantes da Administração do TJ solicitaram que os dirigentes levem os dados técnicos que comprovam que é possível enviar a proposta agora para a Assembleia. Ainda assim, as entidades reforçaram que a definição sobre a Data-Base se trata, antes de tudo, de vontade política.

Os Sindicatos vão convocar os servidores para uma mobilização nos próximos dias.

FIQUE ATENTO AO SITE E ATENDA ÀS CONVOCATÓRIAS.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Na imagem há um auditório com diversas pessoas assistindo a uma apresentação que está no telão. De frente para a plateia está Alexandre Pires, com o braço levantado, ele é um homem branco e está vestido com uma camisa preta e calça jeans. As pessoas presentes no auditório repetem o gesto, levantando também os braços para o alto em sinal de aprovação à pauta proposta pelo Sindicato.
AGE CATEGORIA DELIBERA PELA INTENSIFICAÇÃO DA LUTA PELA DATA-BASE E OUTROS DIREITOS quinta-feira, 07/03/24 20:23 Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) marcada por importantes contribuições das servidoras e dos servidores e em clima de mobilização, a categoria deliberou, por unanimidade, nesta quinta-feira, dia 7 de março, por intensificar a luta pela Data-Base, pelo Auxílio-Saúde digno ... leia mais
Fotografia da reunião com diretores do TJMG, representantes do Sinjus, Serjusmig, estão em volta de uma mesa, sentados
REUNIÃO COM TJMG MESA DE NEGOCIAÇÕES: PRINCIPAIS DEMANDAS DOS SERVIDORES PERMANECEM INDEFINIDAS terça-feira, 27/02/24 18:30 A primeira reunião da Mesa de Negociações de 2024 entre a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e os Sindicatos da categoria foi realizada na manhã de terça-feira, dia 27 de fevereiro. A Administração do TJ ... leia mais
No primeiro plano há um gráfico com duas setas, uma ascendente na cor verde marcada como Produtividade e outra descendente na cor vermelho onde está escrito valorização. No segundo plano há a imagem do edifício sede do tribunal de Justiça de Minas Gerais.
DESVALORIZAÇÃO TJMG SUPERA METAS DE PRODUTIVIDADE, MAS NEGLIGENCIA DIREITOS DOS SERVIDORES quinta-feira, 22/02/24 17:56 Na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou matéria em seu site exaltando a superação em mais de 100% da meta estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de julgar mais ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco