AUTOESTIMA E FORÇA

“PODEROSAS DO SINJUS” ENALTECE MULHERES GUERREIRAS

segunda-feira, 09/11/20 18:12

Oito de novembro de 2020. Uma data que vai ficar para sempre na memória de seis poderosas e uma poderosinha. O evento Poderosas do SINJUS-MG foi um verdadeiro reencontro pessoal para as servidoras e familiares de servidores que enfrentam corajosamente a batalha contra o câncer.

Em homenagem ao Outubro Rosa, as lentes do fotógrafo Alexandre Rust, revelaram não só a beleza estética dessas mulheres, mas também a força, a coragem, a determinação, o desejo de viver e o amor que carregam dentro de si e que servem de inspiração para todos em volta. Foi por meio de um ensaio fotográfico que, no último domingo, essas mulheres deram tamanho exemplo de superação.

O evento começou em uma manhã especial organizada com um café da manhã e brindes cedidos por nossos parceiros, mas o ponto alto certamente foi o ensaio fotográfico que ajudou a evidenciar o empoderamento dessas mulheres.

“Neste ano, decidimos valorizar as nossas filiadas e as familiares de nossos filiados que estão na luta ou superaram a doença. Elas foram recebidas com todo o carinho, passaram pelos cuidados de uma equipe competente de maquiadoras e depois cada uma mostrou uma beleza única. Foi um encontro para a troca de experiências, mas, acima de tudo, para estimular o autoconhecimento, a autoestima e a esperança”, afirma a coordenadora do Núcleo da Mulher do SINJUS, Cristiane Sampaio.

O Projeto Poderosas foi idealizado por Alexandre Rust em 2016 e já revelou a verdadeira beleza de 156 mulheres. Nessa edição em parceria com o SINJUS, sete poderosas foram clicadas no Spazio Orla, um ambiente sofisticado às margens da Lagoa da Pampulha. “O objetivo é propor um novo olhar que valorize a mulher. O Poderosas proporciona, além do resgate da autoestima, uma redescoberta da própria imagem”, afirma Alexandre.

Poderosas e empoderadas!

Soraya Rodrigues foi uma das primeiras fotografadas do Projeto Poderosas, em 2016. Logo depois se tornou voluntária da iniciava. “Eu me orgulho muito. O projeto deu certo, e ele está se expandindo por meio de parcerias, como essa com o SINJUS. Nós, como pacientes oncológicas, precisamos muito desse carinho. A autoestima é o que mais motiva”, afirma.

Na sessão fotográfica do Poderosas do SINJUS, uma das que roubaram a cena foi justamente uma poderosinha de 7 anos, a Bárbara, filha da filiada Paula Silva Pinto. Ela teve o diagnóstico quando tinha um ano e oito meses e já passou por procedimentos cirúrgicos e tratamentos. Felizmente, hoje, a pequena está curada e muito ativa. Com um sorriso fácil, ela falou que adora tirar fotos e ficar na roça. “Eu gosto muito de cavalo e quero ser ‘cavaleira’ quando crescer”. A poderosinha também revelou que adora passar batom, inclusive usa escondida os da mãe.

Maria Viana dos Santos está em tratamento médico há alguns anos. Ela chegou a perder o cabelo e disse que uma forma de não se deixar abater com a doença foi cuidando da casa e da família. No Poderosas do SINJUS, ela ganhou mais forças para continuar a sua batalha. “É muito bonito. Nunca tinha feito um ensaio fotográfico. Agradeço muito por poder participar desse projeto. Vou colocar as fotos nos porta-retratos de casa e no Instagram”, disse muito emocionada.

Flaviana Ferreira Costa está em um momento decisivo do tratamento. Ela conta que, no primeiro momento, ficou com receio de participar do ensaio. Contudo, após ver os vídeos do Projeto Poderosas e conversar com a equipe, ganhou confiança e se surpreendeu.

“Como estou careca e sem sobrancelha, eu tive um pouco de resistência. Depois, com o carinho da equipe fiquei mais segura. Hoje, estou super feliz e agradeço demais a oportunidade que tive. Não sabia que existia mulher careca charmosa, descobri hoje. Agora, eu vou é desfilar por aí”, relata Flaviana aos risos.

Quem também encarou a participação no Projeto Poderosas como uma aventura e não se arrependeu foi a aposentada Sônia Maria Abdo, que ainda está em tratamento. Foi a primeira vez que ela fez um ensaio fotográfico, por isso fez questão de destacar a confiança no trabalho desempenhado pelo Sindicato. “Eu gosto muito do SINJUS e das pessoas que trabalham lá, pois são muito sérias e profissionais. Elas têm muito afeto e foi isso que me deixou mais à vontade. Se não fosse assim, eu não teria feito”, ressalta.

Já a servidora Cláudia Goulart foi diagnosticada em 2013 e já completou o seu tratamento. Atualmente, segue fazendo o acompanhamento médico preventivo. Ela também ficou muito satisfeita com a experiência. “Foi uma oportunidade maravilhosa. Sou tímida, mas gosto de tirar fotos. Estou ansiosa para receber as fotos e para colocar nas redes sociais”.

Para Cristiane Sampaio, diretora administrativa e coordenadora do Núcleo da Mulher, esse reconhecimento mostra que a iniciativa foi um sucesso. “Nós sabemos o quanto as mulheres são guerreiras. A batalha contra o câncer é difícil, mas com uma rede de apoio tudo fica melhor. O Núcleo da Mulher nasceu para promover ações como essa. No projeto Poderosas, trabalhamos o autoconhecimento e também conscientizamos quanto à necessidade da prevenção”, complementa a dirigente do SINJUS.

Importância do diagnóstico precoce

Ao logo no mês de outubro, o SINJUS divulgou vários conteúdos em suas mídias chamando a atenção para a necessidade da prevenção ao câncer de mama. O tema foi destaque em uma live com médica da equipe de Mastologia do Instituto Mário Penna, Soraya de Paula Paim, e também foi abordado durante reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP).

Cláudia Magalhães palestrou na reunião do NAP e também fez questão de marcar presença no Projeto Poderosas do SINJUS. Ela faz parte da Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (Asprecam), que trabalha educando a mulher a fazer o autoexame e também atua junto ao sistema de saúde público para que ele possa achar essa mulher do grupo de risco e trazê-la para o acompanhamento médico antes que o câncer apareça de forma grave. A voluntária reafirma que o maior desafio no combate à doença é a falta de informação, por isso ressaltou a importância dessas ações que promovem a visibilidade do assunto.

Foi justamente o diagnóstico precoce que favoreceu a servidora Ângela da Costa, que, em 2018, fez o autoexame e percebeu um caroço em sua mama. Ela rapidamente procurou um médico e começou o tratamento e, no dia 24 de dezembro daquele ano, teve a notícia de que estava curada. Ângela ficou sabendo da iniciativa pelo site do SINJUS. “Na hora que eu vi a notícia do projeto, achei tão lindo e quis logo participar”, disse.

A troca de experiências e a possibilidade de ajudar outras mulheres foi o que motivou a filiada Flávia Pereira Martins a participar do Poderosas do SINJUS. Ela já superou a doença e decidiu dedicar parte do seu tempo em ações que apoiam as pacientes. “Esse tipo de ação do Sindicato é muito importante para quem ainda está em tratamento, pois é uma forma de carinho e estímulo. Com certeza, isso vai fortalecer a fé dessas mulheres”, afirma.

Parceiros em favor da vida

Além do fotógrafo Alexandre Rust e da sua equipe de voluntárias maquiadoras e fotógrafas, também apoiaram o Projeto Poderosas do SINJUS a Rara Produções, empresa gestora dos convênios e parcerias do Sindicato; o Spazio Orla, local onde foi realizado o evento; e a La Secret Acessórios, que presenteou as poderosas com um par de brincos. A todas essas empresas, nossa admiração e gratidão.

Últimas notícias

ver mais
fundo marrom que traz com fotos dos participantes da live que serão descritos na apresentação. Conteúdo textual: Live #39 – Transmissão ao vivo em nosso canal www.youtube.com/SINJUSMG/ Votação da Data-Base no Órgão Especial e desafios na ALMG, com Alexandre Pires (Coordenador-geral do SINJUS) - homem de pele clara, olhos e cabelos castanhos, e Wagner Ferreira (diretor de assuntos Jurídicos do SINJUS-MG) – homem negro, com olhos e cabelos curto. Quarta-feira, 1º de dezembro 2021, 19h. Acessível em Libras. Card fecha com logo do SINJUS-MG. LIVE SINJUS #39 VOTAÇÃO DA DATA-BASE NO ÓRGÃO ESPECIAL E DESAFIOS NA ALMG segunda-feira, 29/11/21 18:38 Na tarde desta quarta-feira, dia 1º de dezembro, o Órgão Especial (OE) do Tribunal ...
APOSENTADORIA ESPECIAL E BPC SINJUS PEDE ACESSO A RELATÓRIO QUE VAI MUDAR AVALIAÇÃO DE DEFICIÊNCIA sexta-feira, 26/11/21 18:00 O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG, com base na Lei de ...
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e usando óculos preto e camisa cinza) em pé, durante pronunciamento em um púlpito e segurando uma folha com o seu texto de discurso. IMPASSE NA ALMG ZEMA DIZ QUE NÃO VAI RETIRAR URGÊNCIA DO PL DE ADESÃO AO RRF quinta-feira, 25/11/21 16:18 Foto: Isac Nóbrega/PR O governador Romeu Zema (Novo) disse nesta quarta-feira (24) a O ...

Convênios

ver mais
Deixe Aqui Self Storage Locação/aluguel Carlos Prates . BH (31) 99967-3202 / (31) 98377-2636. 10% ver mais
Sorte Minas Loterias – Crédito e financiamentos Financiamento e Crédito Centro . BH (31) 99977-1374 / (31) 98348-9612. Taxa de 0,99% a.m. ver mais
Dentista Maurício de Miranda Carvalho Odontologia Funcionários . BH (31) 99996-0313 25% ver mais
Crossfat Centro de Emagrecimento Academias Lourdes, Santa Efigênia e Buritis . BH (31) 98446-0779, (31) 99389-1718 e (31) 99396-1617 https://crossfat.com.br/ 30% ver mais
Clube Labareda Clubes Itapoã . BH (31) 3499-1313 https://atletico.com.br/paginas/labareda-clube 75% na Taxa de Adesão ver mais
Top Fale conosco