REFORMA ADMINISTRATIVA

PRONTA PARA SER VOTADA EM PLENÁRIO, PEC 32 PEDE MOBILIZAÇÃO PERMANENTE

quarta-feira, 26/10/22 18:46 Foto do Presidente do Senado ,Rodrigo Pacheco, Presidente da República, Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Lado a lado, respectivamente. Conteúdo Textual: Reforma Administrativa.

Longe dos holofotes desde o final do ano passado – quando o governo ensaiou uma votação, mas recuou por falta de apoio parlamentar –, a PEC 32 (Reforma Administrativa) retornou ao centro do debate nacional no início deste mês, com a declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de que pretendia levar a matéria ao plenário ainda este ano.

A intenção de Lira foi recebida pelos movimentos sociais e sindicais contrários à proposta como um sinal de que a mobilização deveria ser intensificada, e em caráter permanente, até que a proposta seja afastada por completo.

“Foi a pressão dos setores organizados que levou a Câmara a recuar na votação da PEC 32, e é com essa mesma pressão que faremos com que a proposta seja engavetada em definitivo”, afirma o presidente do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Por dentro da PEC 32 – Abrangência

Como parte dos esforços de mobilização permanente contra a PEC 32, o SINJUS relembra nesta matéria – com colaboração do SINDILEGIS-DF, da Pública Central do Servidor, do DIAP e do DIEESE – os principais pontos da proposta, bem como as suas consequências mais graves para os servidores e para o conjunto da população brasileira. Nesta publicação, focamos na abrangência da PEC 32 e, nas próximas, abordaremos a estabilidade do servidor, carreira e direitos adquiridos e os possíveis impactos para o cidadão.

Vale para todos os Poderes

Se a Emenda Constitucional for aprovada pelo Congresso Nacional, as alterações propostas atingirão o conjunto do funcionalismo público. Isso significa que elas valerão para os servidores públicos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário da União, dos estados e dos municípios que ingressarem no setor público a partir da promulgação da Emenda.

Vale também para os servidores atuais

Diferentemente do que muitos pensam, a Reforma Administrativa não afetará somente os servidores que ingressarem no serviço público após sua promulgação. Os servidores atuais também serão atingidos. Um dos principais prejuízos, nesse caso, é a possibilidade de redução no salário decorrente da redução de jornada, em até 25%, como previsto no texto da proposta. Há ainda a possibilidade de extinção dos cargos atuais por obsolescência e desnecessidade, bem como de gratificações, funções e órgãos. Extinto o órgão, por conveniência política do governo, os servidores estarão sujeitos a remanejamentos contra sua vontade.

Vale para servidores aposentados

O texto atual atinge também os servidores aposentados porque, da maneira como está, permite a quebra do regime atuarial. Ou seja: os servidores que ingressam no topo da pirâmide mantêm o equilíbrio atuarial do regime de quem já está aposentado; mas, com as mudanças trazidas pela reforma administrativa, haverá a possibilidade de contratar terceirizados e temporários, de maneira indiscriminada, em vez de fazer concurso público. Como os futuros servidores não serão contribuintes do regime próprio, mas do regime geral, o regime fatalmente quebrará. Isso porque, não havendo mais a entrada de servidores efetivos estatutários no topo da pirâmide, é certo que haverá um desequilíbrio, o que poderá comprometer o pagamento das aposentadorias dos servidores já aposentados e daqueles que estão prestes a se aposentar.

Militares e carreiras típicas ficam de fora

A reforma, entretanto, poupa os militares e os cargos exclusivos de Estado (carreiras típicas) dos seus efeitos. Assim, juízes, desembargadores, parlamentares, ministros de tribunais superiores, promotores e procuradores e também as carreiras militares não estão sujeitos às novas regras. No caso dos militares, serão concedidos novos benefícios, como o retorno da paridade e da integralidade que haviam sido suprimidas nas reformas previdenciárias. Já para os cargos exclusivos de Estado, a estabilidade e os planos de carreira próprios estão assegurados.

A PEC 32 e as eleições presidenciais

Além da sinalização emitida por Lira, o futuro da Reforma Administrativa depende do resultado das urnas na eleição presidencial deste domingo, 30. Isso porque os dois candidatos na disputa – o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – já se manifestaram com posicionamentos divergentes em relação à matéria.

Bolsonaro, em seu programa de governo, defende expressamente a necessidade de promover reformas estruturantes, “em especial a administrativa”, reforçando a posição já manifestada inúmeras vezes pelo seu ministro da Economia, Paulo Guedes.

Já o candidato petista, mesmo que em seu programa de governo não mencione o tema, disse, em encontro com sindicalistas no último dia 8, em Campinas (SP), que uma eventual reforma não poderia atingir princípios como o da estabilidade do servidor público.

Ao ambiente tensionado do segundo turno, um outro motivo que sugere a mobilização permanente é que o próprio Lira determinou, no dia 5 deste mês, a dispensa de registro de presença dos deputados em Brasília até o fim da legislatura. Com isso, a votação da PEC 32 pode ocorrer a qualquer momento, mesmo sem a presença dos deputados na capital federal e independente do resultado que sair das urnas.

Denunciar os prejuízos da PEC 32

A mobilização contra a PEC 32, conforme Alexandre Pires relembra, vem ocorrendo desde o início da tramitação, e ela se dá de várias formas e em diversas frentes: manifestações e atos públicos, eventos como seminários e debates e na batalha digital nas redes sociais, por exemplo.

“As entidades sindicais têm sido incansáveis na luta contra a PEC 32. O SINJUS e a FENAJUD, entre outras organizações, têm marcado presença em todas as frentes de luta e vêm usando com sabedoria todos os instrumentos possíveis para denunciar o projeto de desmonte total do serviço público representado pela PEC 32”, diz Alexandre Pires.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Plenário da Câmara dos Deputados. Sobre a foto, há uma reprodução da caixa de enquete da consulta pública citada na matéria, na qual está escrito: "Qual sua opinião sobre a PEC 32/2020" e em seguida as opções "Concordo Totalmente; Concordo na maior parte; Estou indeciso; Discordo na maior parte e Discordo totalmente" com um cursor de mouse clicando na última opção.
Participe! Câmara dos Deputados abre consulta pública sobre PEC 32/20, que destrói o serviço público terça-feira, 18/10/22 12:27 Está em aberto o prazo para que a população em geral opine a respeito da PEC nº 32/2020, a Reforma Administrativa, em uma consulta pública. E a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) incentiva a participação ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITA AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...
Há duas fotos onde há mulheres e homens enfileirados em corredores da unidade CEOP do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, eles estão ouvindo os dirigentes sindicais do SINJUS-MG. Estão representando o Sindicato: Alexandre Pires, coordenador-geral, Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos, Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas, Alexandre Gomes, diretor de Imprensa e Comunicação e Jonas Araújo, diretor de . Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde. MOBILIZAÇÃO SINJUS INICIA SÉRIE DE REUNIÕES SETORIAIS PARA LEVAR INFORMAÇÕES À CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:48 Os dirigentes do SINJUS-MG iniciaram nesta quinta-feira, 18 de abril, uma série de visitas ...
Fotografia do candidato à Presidência do órgão, o desembargador Maurício Torres Soares, um homem de pele clara, cabelos grisalhos e com vestimenta social, terno preto, camisa branca, gravata preta com círculos brancos, em uma sala com fundo de madeira, sentado em uma poltrona preta. ELEIÇÕES NO TJMG III CANDIDATO MAURÍCIO SOARES SE COMPROMETE A DIALOGAR E NEGOCIAR AS PAUTAS DA CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:14 As pautas de interesse dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco