DÍVIDA COM A UNIÃO

PROPOSTA ALTERNATIVA AO RRF É APROVADA EM 1º TURNO NO PLENÁRIO

quarta-feira, 18/05/22 18:10 Foto do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com destaque para a mesa diretora onde estão o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PSD/MG) e o deputado Cássio Soares (PSD/MG). Ao fundo está o painel eletrônico de votação.

O Projeto de Lei 3.711/22 foi aprovado em primeiro turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira, 18 de maio. A proposta autoriza o Executivo a celebrar Contrato de Confissão e Refinanciamento de Dívidas com a União e foi apresentada pelos deputados como uma alternativa à adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Vale lembrar que o RRF é um dos principais objetivos do governo Zema. Em troca de prolongar o pagamento da dívida com a União, o Estado teria que aceitar uma série de medidas de contenção de despesas que impactariam nos direitos dos servidores públicos, como o fim das promoções e progressões.

Já a proposta alternativa aprovada autorizara o governo de Minas a firmar com o governo federal um contrato de confissão e refinanciamento de dívidas. O instrumento é previsto na Lei Complementar 178, de 2021. Segundo o texto, o governo do Estado poderia retomar os pagamentos a partir do próximo mês e renegociar o saldo devedor em parcelas que caibam no orçamento.

Assim, o Estado renegociaria o estoque de dívidas já vencidas para pagá-lo por 360 meses, isto é, 30 anos, retomando o pagamento das parcelas mensais. Por um lado, o refinanciamento zeraria os encargos por inadimplência do saldo devedor. Por outro, a correção e o juros acompanhariam o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), mais 4% ao ano, limitada à Selic – taxa básica de juros da economia.

Outra saída

Zema sempre alegou que o RRF era a única saída do Estado, que está quebrado. Segundo o governador, caso as liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendem o pagamento da dívida caíssem, a situação ficaria insustentável, pois o montante teria que ter pago de uma só vez. No entanto, a nova proposta mostra que há alternativa. Na hipótese de o Executivo julgar a alternativa conveniente, ele já tem a autorização legislativa aprovada na Casa.

O PL 3.711/22 ainda deve retornar à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) para análise de 2º turno, antes de ir a Plenário para votação definitiva.

Fique ligado no nosso site e acompanhe a tramitação da proposta.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

 

Notícias relacionadas

Foto do Deputado estadual Gustavo Valadares (homem de pele clara, calvo, vestindo um terno azul e usando máscara) falando ao microfone em um púlpito.
MUDANÇA ZEMA PERDE LÍDER DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA quarta-feira, 11/05/22 16:55 Foto: Clarissa Barçante/ALMG/Divulgação O governo de Romeu Zema (Novo) perdeu o líder do Executivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O deputado estadual Gustavo Valadares (PMN) anunciou a saída da liderança alegando que precisará focar mais na campanha ... leia mais
#ImagemAcessível; Foto do plenário da ALMG com perspectiva do telão ao centro da imagem e bancadas aos lados direito e esquerdo.
AMEAÇA RRF VOLTA A TRAMITAR EM REGIME DE URGÊNCIA NA ALMG terça-feira, 10/05/22 18:29 Foto: Luiz Santana/ALMG O projeto de lei que autoriza o Governo de Minas a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) voltou a tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa a pedido do governador Romeu Zema (Novo). A ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco