Nova vitória

Protesto dos servidores e atuação de deputados da oposição impedem discussão do PL do RRF na CAP

quinta-feira, 09/11/23 19:12 Fotografia de grupo formado por dirigentes sindicais e servidores em protesto contra o RRF na Assembleia Legislativa. A maioria das pessoas veste preto e carrega cartazes com frases sobre os impactos do RRF no funcionalismo público e na sociedade.

Após uma intensa mobilização dos servidores, que ocuparam a galeria do Plenarinho IV e também o espaço conhecido como “cafezinho” na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 1.202/2019, referente à adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), não foi apreciado na Comissão de Administração Pública (CAP) nesta quinta-feira, dia 9 de novembro. Isso porque o deputado Roberto Andrade (PATRIOTA), que presidia a sessão, viu-se praticamente obrigado a encerrar os trabalhos após deputados de oposição identificarem um erro de procedimento de substituição da relatoria.

Desde o início da tarde, dirigentes do SINJUS-MG, colegas do Judiciário e servidores de diversas categorias já estavam na ALMG com faixas e cartazes cobrando o voto contrário à proposta do governador Romeu Zema (NOVO). Os manifestantes estavam com disposição para acompanhar a reunião que tinha a previsão de se arrastar até a noite.

Entretanto, já no início da sessão, os deputados de oposição levaram uma questão de ordem que alterou toda a perspectiva da reunião. Originalmente, o deputado Leonídio Bouças (PSDB) estava como relator do PL do RRF, mas o parlamentar apresentou sua renúncia à relatoria na reunião da última terça-feira após pressão do funcionalismo durante reunião da CAP e o ato público, quando centenas de servidores protestaram na ALMG. Leonídio foi substituído pelo deputado Roberto Andrade.

O problema foi que a nova relatoria não foi devidamente documentada nos autos do projeto de lei. Além disso, o documento de redistribuição da relatoria do PL foi protocolado no sistema da ALMG antes mesmo do pedido de renúncia à relatoria feito pelo deputado Leonídio Bouças. Essa situação fez com que, mesmo que por um breve momento, o PL do RRF figurasse com dois relatores, o que seria ilegal.

A descoberta dos erros formais gerou um clima de tensão na reunião. Alegando falta de transparência e de respeito ao processo legislativo, a oposição exigiu o encerramento da reunião sob o risco de ocorrer o pedido de anulação da reunião da CAP desta quinta-feira.

Após algumas suspensões, os membros da Comissão entraram em um acordo, e o deputado Roberto Andrade, também diante da pressão e da agitação dos servidores na galeria, optou por encerrar os trabalhos. Assim, antes de encerrar a reunião, o parlamentar avocou para si a relatoria do PL do RRF e o redistribuiu em avulso para os demais membros, convocando nova reunião da CAP para a segunda-feira, dia 13 de novembro, às 13h.

“Esse adiamento das discussões do PL do RRF é um resultado direto da intensa mobilização das categorias de servidores ao longo desta semana. Além disso, a atuação competente dos deputados de oposição foi crucial. O SINJUS segue aguerrido na luta e firme no compromisso de defender os interesses dos servidores e a manutenção dos serviços públicos de qualidade”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Mobilização precisa continuar

O novo adiamento na tramitação do PL do RRF representa mais uma batalha vencida contra a proposta de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal. O SINJUS e as demais entidades sindicais mineiras seguem unindo forças para tentar barrar mais esse ataque ao serviço público por parte do governador Romeu Zema.

“Todos os dias em que o RRF estiver pautado aqui na Assembleia o SINJUS vai se fazer presente. Essa é uma luta em favor de todos os servidores e também da população. Por isso, conclamo as colegas e os colegas do Judiciário a comparecer novamente na ALMG nesta segunda-feira, às 13h, para lutar pelos nossos direitos”, reforça a diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Janaína Torres.

Novo ato no dia 14 de novembro

Em articulação das entidades, um novo ato conjunto contra o RRF foi marcado para o dia 14 de novembro, terça-feira, com concentração a partir das 12h. Desse modo, o SINJUS também convoca os servidores para contribuírem com mais essa grande manifestação que será durante todo o dia, com intensificação na parte da tarde.  Vista a sua camisa de luta e faça ouvir sua voz.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas, segurando cartazes e protestando
Pressão dos servidores Votação do PL do RRF é adiada outra vez, mas projeto retorna à CAP às 14h desta 5ªF. quarta-feira, 08/11/23 19:57 Após os servidores públicos marcarem presença pressionando os deputados membros da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 1.202/2019, que trata da adesão do estado ao Regime de Recuperação ... leia mais
A imagem mostra uma grande multidão de pessoas reunidas na prça em frente à sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em uma manifestação. A multidão é diversa, com indivíduos de diferentes idades e aparências protestando contra o RRF.
VEM PRA LUTA! SERVIDORES VENCEM BATALHA, MAS NOVO EMBATE CONTRA O RRF ESTÁ MARCADO PARA ÀS 9H30 DESTA 4ªF. terça-feira, 07/11/23 20:50 Depois de uma manhã de muita mobilização, a luta contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) se intensificou na tarde desta terça-feira, dia 7 de novembro, durante a sessão da Comissão de Administração Pública (CAP) na Assembleia Legislativa de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem ampliada de uma mão com luvas de látex segurando uma seringa, que está prestes a ser aplicada em um braço masculino. No topo há o logo da iniciativa "SINJUS VACINA", ao lado está escrito "2ª Fase!" . 2ª FASE SINJUS VACINA GARANTE DESCONTO NA VACINA CONTRA A GRIPE EM CLÍNICA PRIVADA sexta-feira, 03/05/24 17:42 A segunda fase da Campanha SINJUS Vacina começa na próxima segunda-feira, dia 6 de ...
Vista dos últimos andares do edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ele tem uma fachada em concreto aparente e vidros espelhados que evidenciam os níveis da construção. No topo, há um letreiro com fundo vermelho onde se lê TJMG. O céu está claro e com algumas nuvens, ao fundo é possível avistar os bairros vizinhos com muitas casas e edifícios. PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DATAS-BASES SÃO PAUTADAS NO OE, E SINDICATOS COBRAM EFETIVAÇÃO DE OUTRAS DEMANDAS sexta-feira, 03/05/24 14:30 Foi publicada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) desse dia 2 de maio a ...
Montagem digital com dois registros das reuniões setoriais, na primeira há um corredor com pessoas enfileiradas lado a lado, uma fila está em frente à outra. Na segunda imagem, as pessoas estão reunidas em círculo em uma antessala. Nas duas imagens, as pessoas ouvem o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. Também estão presentes nas reuniões os diretores: Felipe Rodrigues ( dir. de Assuntos Jurídicos), Jonas Araújo (dir. de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde), Alexandre Gomes (dir. de Imprensa e Comunicação), Janaína Torres (dir. de Aposentados e Pensionistas) e Adriana Teodoro (dir. Administrativa). CONTATO DIRETO SINJUS ATUALIZA CATEGORIA SOBRE AS LUTAS E RECEBE DEMANDAS DURANTE REUNIÕES SETORIAIS quinta-feira, 02/05/24 19:06 Nesta semana, o SINJUS-MG deu continuidade à agenda de reuniões setoriais para detalhar o ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco