DATA-BASE JÁ!

RECEITAS EM ALTA CONTRADIZEM O TJMG, QUE INSISTE EM DESRESPEITAR OS SEUS SERVIDORES

terça-feira, 19/03/24 17:20 Foto diurna da fachada do TJMG, com aplicação de um selo escrito "Data-Base" e uma mão levantada para cima com os punhos fechados, simbolizando luta.

Mesmo com o orçamento de 2024 tendo margem para a implementação da Data-Base 2023 e com as receitas do estado apresentando desempenho acima do projetado nos dois primeiros meses deste ano, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) segue se recusando a enviar o projeto de lei da recomposição inflacionária de seus servidores para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Já são quase 11 meses de descaso por parte da Presidência do TJMG, impondo perdas salariais significativas à categoria.

Segundo projeções do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), considerando o crescimento vegetativo da folha, as despesas provenientes da Promoção Vertical e o reajuste dos servidores que cumprem jornada de 8 horas, o orçamento do TJMG para 2024 comporta a implementação do índice integral da Data-Base 2023. Portanto, não há impedimento orçamentário para o cumprimento dos direitos dos servidores.

Já sob a ótica financeira, o cenário também deixa claro que o Tribunal tem plenas condições de honrar as suas obrigações com as servidoras e os servidores, uma vez que as receitas próprias do estado apresentaram crescimento real (descontada a inflação) no primeiro bimestre de 2024 comparado com o primeiro bimestre de 2023. Destaca-se, nesse caso, a expansão das receitas de ICMS – principal tributo arrecadado pelo estado – da ordem de 10 % em termos reais.

Segundo o economista do Dieese Thiago Rodarte, “o comportamento da receita total, principalmente das receitas próprias, indica que a Receita Corrente Líquida (RCL) poderá apresentar desempenho acima do projetado no orçamento”. Para o especialista, se não houver nenhum evento que prejudique a economia mineira, a tendência é de que a arrecadação siga em alta ao longo do ano.

“Portanto, a alegação da Presidência do TJMG de que precisa esperar por maior previsibilidade financeira para somente depois enviar o PL da Data-Base 2023 à ALMG não se sustenta. É inadmissível que, diante da margem em seu orçamento e das receitas em alta, o Tribunal se negue a cumprir o direito legítimo de seus servidores à recomposição inflacionária. Precisamos nos unir e pressionar a Administração”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Outro dado divulgado no último dia 14 de março confirma que a economia de Minas Gerais está em sólido crescimento. Segundo a Fundação João Pinheiro, o Produto Interno Bruno (PIB) apresentou alta de 3,1% no ano de 2023, superando a média nacional que ficou em 2,9%. Assim, pela primeira vez na história, a soma de todas as riquezas produzidas no estado chegou à marca de R$ 1,028 trilhão. Esse desempenho de 2023 também deve estimular a atividade econômica em 2024 e, consequentemente, resultar em incremento nas receitas e maior previsibilidade orçamentária para os Poderes do estado.

Além das condições financeiras favoráveis, vale destacar ainda que, enquanto o TJMG insiste em não negociar a Data-Base com os Sindicatos, outros Poderes, como o Executivo e o Ministério Público, já estão com as propostas de recomposição salarial de seus servidores prontas para tramitar na ALMG.

“Esse atraso no envio do PL da Data-Base à Assembleia evidencia a falta de vontade política por parte do presidente do TJMG, que se encaminha para o final da sua gestão perto de acumular duas revisões atrasadas. Por isso, cada servidora e cada servidor deve demonstrar a sua indignação e contribuir com essa luta conjunta”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Todos ao ato pela Data-Base às 10h do dia 20/3

Diante da omissão do presidente do TJMG, o SINJUS convoca os servidores do Judiciário mineiro para participarem de um ato público em favor da Data-Base na próxima quarta-feira, dia 20 de março, às 9h, no edifício-sede do Tribunal.  A mobilização acontecerá no mesmo horário em que os dirigentes sindicais estarão reunidos com representantes da Presidência do TJ e contará com cartazes e faixas para tornar claro que as servidoras e os servidores não aceitarão ser tratados com desleixo e desrespeito.

Vista sua camisa “Só a luta te garante”, mobilize os colegas de setor e venha lutar pela sua Data-Base.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Na imagem há uma mesa onde estão reunidos o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG; também fazem parte da mesa os dirigentes do SINDOJUS/MG e do Serjusmig, além dos representantes da presidência do TJMG.
DATA-BASE 2023 PODERES ENVIAM PL DE RECOMPOSIÇÃO PARA ALMG; TJ SEGUE INERTE! quarta-feira, 13/03/24 19:15 O Executivo tem. O Ministério Público, tem! Só nós não temos previsão de quando o nosso projeto de recomposição da inflação será enviado à Assembleia Legislativa pelo Poder Judiciário. A Data-Base, uma das reivindicações mais importantes para a nossa ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco