#DERRUBAPEC32

REFORMA ADMINISTRATIVA: PRESSIONE OS INDECISOS!

quinta-feira, 18/02/21 15:12

Ao longo dos anos, a pressão das servidoras, dos servidores e de sindicatos foi o principal fator que contribuiu para o adiamento de discussões que poderiam alterar o futuro do Serviço Público e retirar direitos das categorias. E a luta contra a Reforma Administrativa pede essa força novamente. Se a Proposta de Emenda à Constituição 32/2020 fosse apreciada nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, na Câmara dos Deputados e no Senado, seria aprovada, conforme relatório elaborado pela Assessoria Legislativa da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (FENAJUFE) e analisado pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP). É por isso que a mobilização precisa continuar e ser ainda mais intensa sobre os parlamentares que ainda estão indecisos e os que já declararam posição favorável à PEC 32.

A PEC será aprovada se obtiver, na Câmara dos Deputados e no Senado, três quintos dos votos dos parlamentares. Ou seja, são necessários 308 votos na Câmara e 49 no Senado. A constatação de que ela seria aprovada se fosse apreciada nesta quinta-feira considera que na Câmara, 194 deputados declararam ser favoráveis à proposta e 135 declaram uma posição favorável, mas com ressalvas. Outros 122 parlamentares disseram ser contra a Reforma Administrativa e 56 ainda estão indecisos. Já no Senado, dos 81 senadores, 25 são favoráveis e 24 são favoráveis com ressalvas à proposta. Além disso, 24 senadores ainda estão indecisos e 8 se posicionaram contrariamente à PEC.

Na Câmara dos Deputados, apenas as bancadas do PCdoB, PSOL e PT se posicionaram integralmente contra a Reforma. Já no senado, somente a bancada do PT se manifestou inteiramente contra a proposta. PCdoB e PSOL não elegeram senadores no último pleito. Entre os favoráveis, somente a bancada do NOVO fechou posição favorável. As bancadas do Patriota e PTB se dividiram entre favorável e favorável com ressalvas. No Senado, nenhuma bancada declarou apenas posição favorável: os três senadores do Cidadania têm posição favorável com ressalvas; e as bancadas do DEM e PL estão divididas entre favorável e favorável com ressalvas.

Divisão

Tanto na Câmara quanto no Senado, a maioria das bancadas está bastante dividida em relação ao tema. Entre os deputados, integrantes do Avante, Cidadania, DEM, MDB, Podemos, PROS, PSDB, PSL, Republicanos e Solidariedade variam entre favorável, favorável com ressalvas e indeciso. Já as bancadas do PDT, PL, PP, PSB e PSD têm deputados favoráveis ou favoráveis com ressalvas, indecisos e contrários. O PV ficou dividido entre favorável, favorável com ressalvas e contrário. No Senado, MDB, Podemos, PP, PSD, PSDB, PSL e Republicanos se dividem entre favorável, favorável com ressalvas e indeciso. As bancadas do PDT e PROS têm senadores que já se posicionaram contra a Reforma e indecisos. Ainda sem nenhum senador com posição declarada sobre o tema, estão os partidos PSB, PSC e a REDE.

Dos 54 parlamentares de Minas Gerais, sete ainda se declaram indecisos e 21 são favoráveis, mas com ressalvas, ou seja, mais da metade não se posiciona totalmente favorável ao projeto da Reforma.

Pressão

Ainda há espaço para mudança nesse cenário. Por isso, a mobilização é fundamental para garantir a derrubada da PEC do fim do serviço público. “A aprovação da Reforma Administrativa representa o fim de direitos conquistados pelas categorias. Importante lembrar que também poderá trazer impactos para os atuais servidores. Não podemos deixar que esse desmonte aconteça e nem entregar os serviços públicos essenciais nas mãos da iniciativa privada”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Com a pressa em apreciar a PEC, as entidades sindicais e categorias precisam correr contra o tempo para impedir que a proposta avance. Uma das formas que você, servidor(a), pode contribuir é pressionando e sensibilizando os deputados federais da bancada mineira.

Para facilitar, o SINJUS disponibilizou os e-mails e redes sociais de todos os deputados federais da bancada mineira. Assim, basta você copiar e colar os endereços no campo de destinatário da mensagem ou postar nas redes dos parlamentares. A mobilização pode ser feita por e-mail, Instagram, Facebook e Twitter. O importante é pressionar! E o melhor: o Sindicato também preparou uma sugestão de texto. Confira aqui como fazer.

Outra maneira de contribuir é votando contra essa ameaça nos sites da Câmara e do Senado. Pressione os parlamentares, dizendo NÃO à Reforma Administrativa!

Vote contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) na Câmara.

Vote contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) no Senado.

Faça contato, pressione os parlamentares e vamos virar esse placar!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Fonte: SINJUS-MG com informações do SINDSEMPMG e FENAMP

Notícias relacionadas

REFORMA ADMINISTRATIVA PEC 32 CHEGA À CCJ; PRESSIONE OS DEPUTADOS! terça-feira, 09/02/21 18:51 Depois de completar cinco meses parada no Congresso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – a Reforma Administrativa – começou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após ser enviada nessa segunda-feira, 8 de fevereiro, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Cena de estúdio de gravação de videocast com quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa com microfones. Um homem de camisa azul, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG) fala enquanto os demais o escutam. Ao lado do diretor do SINJUS está a defensora pública geral, Raquel da Costa Dias, à frente deles estão o jornalista e anfritrião Orion Teixeira e o diretor da AFFEMG, Lucas Espechit. Ao fundo, há uma TV com o logotipo do programa “Se Liga, Minas!”. Assista ao videocast SINJUS debate papel da Defensoria e riscos da Reforma Administrativa no SE LIGA, MINAS! quinta-feira, 06/11/25 18:56 O novo episódio do videocast Se Liga, Minas! já está no ar e traz ...
Card com fundo verde escuro, com o logotipo do evento — são duas silhuetas de perfis humanos se olhando, com a ave Sankofa no centro, ao redor deste conjunto há um círculo formado por búzios, acompanhado do texto “Seminário Internacional Reparações: o caminho para a democracia no Brasil”. À direita, há a imagem de uma mulher negra, com sobreposição de grafismos em tom de azul, laranja e amarelo. SINJUS Antirracista Inscreva-se para o 2º Seminário Internacional Pró-Reparações que acontece entre os dias 10 e 15/11 quinta-feira, 06/11/25 18:22 Nos dias 10, 11, 13, 14 e 15 de novembro, o 2º Seminário Internacional ...
ARTICULAÇÃO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CMBH, SINJUS DENUNCIA OS PREJUÍZOS DA REFORMA ADMINISTRATIVA quarta-feira, 05/11/25 19:23 Em mais uma frente de mobilização contra a Reforma Administrativa, o SINJUS-MG participou, nesta ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco