CONTOTERAPIA

REUNIÃO DO NAP DEBATE A IMPORTÂNCIA DE COMPARTILHAR HISTÓRIAS

quinta-feira, 21/03/24 15:31

Em um mundo hipercentrado nas experiências pessoais, compartilhar histórias e contos pode ser a chave para conquistar a confiança necessária para a tomada de decisões e viver em harmonia consigo e com o outro. Por isso, a reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG deste mês trouxe a psicóloga Júnia Alves, que apresentou a palestra “EmContos – Pelos caminhos do Coração”. 

Iniciando a reunião, a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, deu boas-vindas aos presentes, apresentou a palestrante convidada e passou informes políticos importantes sobre a luta pelas pautas da categoria junto ao TJMG. 

LEIA: ATO DURANTE A MESA DE NEGOCIAÇÕES INICIA SÉRIE DE MOBILIZAÇÕES PELA DATA-BASE

Neste mês, a reunião do NAP aconteceu na Casa Floresta, que pertence à servidora aposentada do Tribunal e integrante do Núcleo, Sidneia Simões. Após os informes políticos, Sidneia apresentou o projeto de restauração da casa construída em 1935 e agradeceu a presença de todos.

“Todo o projeto foi pensado para que essa casa se tornasse um espaço de arte e de cultura, proporcionando momentos de encontro como este. Para nós, que moramos na cidade grande, o próprio sistema de vida isola as pessoas e nós perdemos o senso de comunidade, de pertencer a um grupo. Por isso, ter amigos queridos aqui me traz muita alegria!”, afirmou. 

Logo após as apresentações, Júnia Alves iniciou sua palestra explicando que a Contoterapia é uma ferramenta para conscientizar a mente até que seja possível lidar com situações estressantes, por meio do lúdico. Segundo a psicóloga, os contos trazem uma atmosfera afetiva, proporcionando o acesso a memórias e sentimentos que, ao serem elaborados, solucionam aspectos que impedem a evolução pessoal.

A partir dessa perspectiva, a palestrante trouxe a teoria psicológica de Carl Gustav Jung, que diz que os contos são construídos por meio de arquétipos, servindo de inspiração ou modelo de comportamento e proporcionando mais segurança na tomada de decisões diante dos desafios diários. 

“Ao contar histórias, é possível compreender que algumas situações já ocorreram diversas vezes com diferentes pessoas. Assim, podemos ter um parâmetro para fazer as nossas escolhas e compreender como elas nos afetarão”, explicou Júnia.

Ao mesmo tempo, os personagens dos contos representam aspectos do nosso inconsciente que precisam ser trabalhados e podem ser identificados a partir dos exemplos presentes nas histórias. Esse processo de identificação está relacionado com as experiências de vida das pessoas e pode representar questões familiares, de trabalho, relacionamentos, bem como de qualquer área da vida em que haja algum conflito. 

SORTEIO

Da esquerda para a direita: Norma, Vilma, Janaína, Ricardo, Marcos Haddad, da Esperança Tour Eventos, e Márcia.

Ao fim da apresentação, foram sorteados 4 pacotes de viagem para o Rio de Janeiro com a Esperanza Tour e Eventos, que mantém convênio com o SINJUS. Os felizardos Vilma Soares de Lima, Ricardo Tadeu Bacelar Diniz, Márcia de Castro Magalhães e Norma Vianna dos Santos vão aproveitar um roteiro histórico que passa pelos principais pontos turísticos culturais da cidade, como museus, parques, igrejas e monumentos. 

A próxima reunião do NAP acontecerá no dia 8 de abril. Acompanhe nossas redes sociais para se manter informado!

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco