#REAJASERVIDOR

REUNIÕES SETORIAIS MOBILIZAM CATEGORIA PARA MARCHA NACIONAL CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA 

quinta-feira, 09/10/25 20:06 A imagem mostra os servidores em roda em um corredor da unidade Afonso Pena 1.500 do TJMG, enquanto os dirigentes sindicais Alexandre Pires, Janaína Torres, Felipe Tomanini, Felipe Rodrigues e Alexandre Gomes ouvem um relado de uma servidora que gesticula.

Embora vendida como medida de eficiência e combate a privilégios, a Reforma Administrativa esconde grandes ataques aos direitos dos servidores e à qualidade dos serviços prestados à população. O texto chegou ao Congresso Nacional com tramitação acelerada e, por isso mesmo, o SINJUS-MG tem atuado em diversas frentes para mobilizar a categoria e alertar a sociedade sobre os riscos que a proposta traz para todos. Nesta semana, os dirigentes do Sindicato iniciaram uma série de reuniões setoriais para aproximar a base da luta e convocar os servidores para a Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, que será realizada no dia 29/10, quarta-feira, em Brasília.

Os dirigentes percorreram os setores das unidades Afonso Pena n. 1.500 e Goiás e conversaram com os servidores sobre os pontos mais críticos da proposta. Entre eles, o fim da aquisição de direitos como quinquênios, trintenários e férias-prêmio. O texto preserva apenas o que já foi incorporado aos vencimentos, mas impede novos acréscimos. Ou seja, quem já tem algum quinquênio mantém o valor, mas deixa de acumular os próximos. O mesmo vale para o trintenário e para as férias-prêmio. 

Outro aspecto prejudicial é a limitação do teletrabalho. Hoje, devido às restrições impostas pelo CNJ, o teletrabalho está limitado a 30% da equipe. A reforma reduz ainda mais: estabelece o máximo de 20% e define como regra que o servidor só poderá trabalhar remotamente um dia por semana. A proposta de unificação das tabelas salariais do serviço público também é preocupante. Isso,na prática, acaba com a autonomia de cada poder para discutir sua própria Data-Base. 

O alvo é o servidor

Durante as reuniões, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, destacou que a nova proposta de Reforma Administrativa não é uma iniciativa do governo federal, mas do Congresso Nacional, e alertou para o fato de que, independentemente de quem esteja no poder, os servidores públicos continuam sendo alvo de ataques. 

“Vale lembrar que a PEC 32, apresentada durante o governo federal anterior, foi uma das reformas mais agressivas já propostas contra o funcionalismo público, mas acabou sendo barrada graças à mobilização das entidades e dos servidores. Agora, setores ligados ao empresariado e defensores de um Estado mínimo voltam a pressionar por uma nova reforma, vendendo a ideia de que é preciso combater privilégios e reduzir custos. Um discurso que esconde a retirada de direitos e o enfraquecimento dos serviços públicos”.

O novo texto, elaborado por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, foi construído de forma pouco transparente e divulgado sem diálogo amplo. Agora, está pronto e deve reunir as assinaturas necessárias para começar a tramitar rapidamente. Os dirigentes ressaltaram que parte da imprensa já vem divulgando a Reforma como uma medida positiva para o país, o que torna ainda mais urgente a atuação da categoria e dos sindicatos para desmascarar essa narrativa e mostrar que a proposta, na verdade, é uma farsa. 

Segundo o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues, o momento político também influencia a estratégia de tramitação.

“A análise predominante entre especialistas é que, se a proposta não avançar ainda este ano, será difícil fazê-la andar em 2026, por causa do calendário eleitoral. Por isso, os defensores da reforma tentam acelerar ao máximo o processo, antes que o debate público possa ganhar força. Ou seja, nossa mobilização precisa ser agora”. 

A Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa está marcada para 29 de outubro, em Brasília. O SINJUS custeará as despesas dos participantes, que devem se inscrever até o dia 17 de outubro por meio de formulário (saiba mais aqui). A concentração está prevista para às 9h no Museu da República, seguida de caminhada até o Congresso Nacional. 

A servidora Micheline Sena, do 4º CAROT, não pensou duas vezes antes de se inscrever para participar da Marcha. “Quero que o serviço público continue como é hoje, com pessoas comprometidas e determinadas. Essa reforma pode parecer positiva para alguns, mas, na verdade, representa um grande risco: ela desvaloriza o servidor e abre espaço para contratações sem o mesmo preparo e compromisso. A gente não pode permitir que os direitos dos servidores públicos sejam destruídos como estão tentando fazer”, afirmou.

Problemas recorrentes

Imagem mostra uma sala da unidade Afonso Pena 1.500 do TJMG em que as janelas foram concretadas, eliminado possibilidade de entrada de ar e luz natural no ambiente. Durante a reunião setorial da unidade Afonso Pena, n. 1500, outro assunto abordado foi as más condições de trabalho enfrentadas pelas servidoras e pelos servidores. No dia 30 de setembro, o SINJUS participou de uma reunião que envolveu a 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), representantes da Superintendência de Obras e escrivães de setores instalados no edifício. No encontro, o magistrado informou que a comissão de escrivães apontou que os problemas significativos já haviam sido superados. 

No entanto, não foi a situação relatada pelos servidores e constatada pelos dirigentes em visita à unidade nesta semana. Três elevadores do edifício estavam em manutenção – o que, segundo quem atua no prédio, é rotina. Em mais de uma sala, os trabalhadores estão sendo submetidos a condições insalubres, já que as únicas janelas que existiam foram cimentadas dando lugar a paredes e os ambientes não contam com ar-condicionado. 

Diante do cenário que ameaça a saúde dos servidores, o SINJUS já está tomando novas medidas. Na próxima semana, o Sindicato vai encaminhar novo ofício ao TJMG com a denúncia e pedindo o agendamento urgente de uma reunião, além de reforçar a solicitação de providências para a unidade Afonso Pena 1.500 e acesso ao calendário de obras no edifício-sede, que irá receber os servidores, cuja conclusão está prevista para março de 2026.

Atuação 

Antes mesmo da Marcha Nacional, o SINJUS-MG estará em Brasília, na terça-feira, dia 14 de outubro, para acompanhar a audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A sessão está prevista para às 10h e discutirá os impactos fiscais e sociais da Reforma Administrativa.

Coloque na agenda: a próxima reunião setorial está agendada para segunda-feira, 13 de outubro, às 12h, na Praça Milton Campos. Participe e reforce essa luta! 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
O post mostra blocos alinhados em formato de escada sobre fundo azul, representando progressão profissional, com o último bloco em verde trazendo uma seta de crescimento. CARREIRA TJMG PUBLICA NOVAS DECISÕES EM PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO E NOVA LISTA DE CLASSIFICAÇÃO DA PV 2023 quinta-feira, 09/10/25 20:01 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
A imagem anuncia a chegada do ChatBot do SINJUS. Em destaque, aparece uma mulher sorridente segurando um celular, simbolizando praticidade e acesso digital. O texto tem o aviso: “O ChatBot do SINJUS está chegando!”, destacando a novidade como um recurso de atendimento contínuo aos filiados. NOVIDADE CHEGANDO CHATBOT DO SINJUS NO WHATSAPP VAI FACILITAR A VIDA DE FILIADOS E SERVIDORES quarta-feira, 08/10/25 20:22 O SINJUS-MG dá mais um passo na modernização da comunicação e lança, a partir ...
A imagem é um cartaz de convocação do SINJUS-MG para reuniões setoriais em preparação à mobilização contra a Reforma Administrativa, com ato marcado para o dia 29/10 em Brasília. Em destaque, aparece o aviso “Reaja à farsa da Reforma Administrativa” junto a um megafone. REUNIÕES SETORIAIS SINJUS CONVOCA CATEGORIA PARA MARCHA CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA, EM BRASÍLIA terça-feira, 07/10/25 19:06 O SINJUS-MG convoca as servidoras e os servidores do Poder Judiciário mineiro a participarem ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco