AMEAÇA

RRF VOLTA A TRAMITAR EM REGIME DE URGÊNCIA NA ALMG

terça-feira, 10/05/22 18:29 #ImagemAcessível; Foto do plenário da ALMG com perspectiva do telão ao centro da imagem e bancadas aos lados direito e esquerdo.

Foto: Luiz Santana/ALMG

O projeto de lei que autoriza o Governo de Minas a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) voltou a tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa a pedido do governador Romeu Zema (Novo). A mensagem enviada por Zema à Casa Legislativa no dia 31 de março só foi lida na reunião desta terça-feira (10), quando o prazo para votação da proposta começa a contar.

Na última semana, Zema foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manifestar que a Assembleia sequer havia lido a mensagem encaminhada por ele que pede urgência na tramitação da proposta.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a partir de agora, o projeto tem 45 dias para ser apreciados pelos deputados. Se a matéria não for pautada até lá, ela passa a trancar a pauta – ou seja, nenhuma outra proposta poderá ser votada antes dela.

Essa é a segunda vez que o governador pede urgência na votação da proposta, que foi enviada para a Assembleia em 2019. A primeira vez foi em outubro do ano passado. No entanto, mesmo após o fim do prazo determinado pelo regimento para a votação da matéria, ela não foi pautada.

O governo chegou a pedir a retirada do regime de urgência neste ano para que pudesse privilegiar outro projeto, o da concessão de reajuste para servidores.  Depois de aprovada a proposta, o Governo do Estado voltou a pedir urgência.

Imbróglio na Justiça

O impasse sobre a votação do projeto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ganhou um capítulo na Justiça. Sem conseguir convencer a Assembleia a pautar a proposta, o governador Romeu Zema (Novo) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar com que a Corte interceda a seu favor.

A ação deu entrada no gabinete do ministro Nunes Marques em 1º de fevereiro e, cerca de 100 dias depois, ainda não teve uma decisão final.

Neste período, a Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União (AGU) se posicionaram a favor do Governo do Estado. Já associações e sindicatos de servidores públicos manifestaram apoio à posição da Assembleia.

Nesta semana, o Legislativo estadual chegou a pedir a extinção da matéria baseado no fato de que o Governo de Minas pediu a suspensão do pedido de urgência.

Fonte: Rádio Itatiaia – Repórter Lucas Pavanelli

Notícias relacionadas

Card com plano de fundo de arte digital com uma bola de demolição quebrando uma parede em que está a bandeira do estado de Minas Gerais. Na bola está escrito a sigla RRF, em referência ao Regime de Recuperação Fiscal. Sobrepostas à imagem, há uma ilustração de um polegar para baixo representando os votos negativos.
MINAS GERAIS MAIORIA DAS LIDERANÇAS DA ALMG É CONTRA O REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quarta-feira, 06/04/22 18:08 A maioria das lideranças da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é contrária ao atual texto do Projeto de Lei 1.202/2019, que prevê a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. Em levantamento realizado ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Festa de Fim de Ano SINJUS reúne filiadas e filiados para celebrar em grande estilo as lutas e conquistas de 2025 segunda-feira, 01/12/25 19:16 Nesse último sábado, a animação e o espírito de amizade das filiadas e dos ...
Na mesa principal de uma audiência no Congresso Nacional, está o coordenador-geral da Fenajud, junto de parlamentares e outros participantes do debate. Câmara dos Deputados Em audiência, Fenajud alerta para a necessidade de supervisão humana no uso de Inteligência Artificial no Judiciário sexta-feira, 28/11/25 17:38 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) participou de um importante ...
A imagem mostra uma tela de notebook exibindo uma reunião virtual com várias pessoas sorrindo, representando integrantes do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud. Pauta Antirracista Coletivo de Negras e Negros da Fenajud atualiza Plano de Lutas e define próximos passos para 2026 sexta-feira, 28/11/25 17:33 O Coletivo de Negras e Negros da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário ...

Convênios

ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Top Fale conosco