SEDE DO TJMG

SERVIDORES DESTACAM IMPORTÂNCIA DA MESA DE NEGOCIAÇÕES E DAS REUNIÕES SETORIAIS

quinta-feira, 24/08/23 19:58

Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, foi a vez dos colegas lotados no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ficarem informados sobre todos os detalhes das ações e lutas do SINJUS-MG. Durante as reuniões setoriais, as servidoras e os servidores esclareceram dúvidas, se posicionaram e deram sugestões. Eles destacaram ainda a importância das reuniões setoriais e da Mesa de Negociações para o avanço das pautas da categoria.

Ao longo da tarde, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, a diretora Administrativa, Adriana Teodoro, o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo, e o diretor de Comunicação, Alexandre Gomes, puderam dialogar de forma aberta com os servidores.

No encontro, os dirigentes informaram o estágio em que se encontram as tratativas acerca dos itens da Pauta de Negociações, fizeram uma análise da conjuntura interna e externa, bem como explicaram as estratégias do SINJUS na condução das conversas com o TJMG.

“Com essa reunião setorial, fiquei mais esclarecido sobre o andamento da Mesa de Negociações com o TJMG. Sempre digo que é preciso saber o melhor momento de negociar de acordo com o cenário e a legislação. A diretoria do SINJUS está de parabéns, pois está sabendo esgotar todas as vias de negociação”, destaca o servidor David Felix Couto, do cartório da 9ª Câmara Cível.

Por meio das reuniões setoriais, o SINJUS fez questão de explicar como estão se dando as tratativas na Mesa de Negociações e quais as perspectivas para os próximos meses.

“A mesa de negociação é um instrumento importantíssimo para que o servidor tenha acesso à Alta Administração do TJ e possa demandá-la, apresentar as necessidades dos vários setores e as reivindicações gerais da categoria. Ela é um instrumento para que as negociações, que nem sempre são fáceis, possam avançar de uma forma mais satisfatória”, ressalta Eliezer Guedes de Magalhães, lotado no cartório da 15ª Câmara Cível.

SINJUS em diálogo constante com o servidor

As reuniões setoriais são mais uma iniciativa do SINJUS e que se somam a várias outras com o objetivo de informar, orientar e instrumentalizar os servidores sobre as demandas no TJMG e ainda sobre as lutas nos âmbitos estadual e federal. Ao longo desta semana, o SINJUS realizou reuniões em três unidades do TJMG, e novos encontros devem ocorrer em breve em outras unidades.

“Para mim, a reunião setorial foi esclarecedora. Havia muita coisa que eu não estava por dentro. A PV era um dos assuntos que eu precisava de detalhes, pois vou concorrer no ano que vem, e os diretores trouxeram mais informações”, afirma a servidora Helena Canabrava Amaral, lotada na Coordenação de Processos Originários e Recursais Criminais (Coespro).

Quem também reforçou a contribuição desses encontros presenciais diretamente nos setores foi Eliezer Guedes de Magalhães.

“As reuniões setoriais são de suma importância para que os servidores fiquem a par das ações do Sindicato e também sobre as respostas do TJ. Esse contato mais próximo permite um esclarecimento que muitas vezes não é possível passar por meio de uma matéria escrita no site ou em mensagens no grupo. Nessas reuniões setoriais são passados detalhes sobre quais são as dificuldades, como o Sindicato está agindo, como a Administração do TJ está tratando o Sindicato e as demandas apresentadas”, relata o servidor sempre presente nos encontros com os dirigentes do Sindicato.

Segurança no entorno da sede

Nos últimos meses, uma questão específica que trazia apreensão para os servidores era a insegurança nos arredores da sede do TJMG, com vários registros de furtos e roubos. Essa situação foi denunciada ao SINJUS que oficiou a Administração do Tribunal cobrando medidas de modo a garantir a integridade física de todos que frequentam a unidade.

Vale destacar que, como o assunto diz respeito ainda ao município e à segurança dos cidadãos, o diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS e vereador de Belo Horizonte, Wagner Ferreira, também contribuiu com a demanda cobrando providências da Prefeitura de BH e da Polícia Militar.

No último dia 10 de agosto, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do TJMG enviou resposta ao SINJUS informando que também solicitou à Polícia Militar de Minas Gerais o reforço do policiamento no local, de modo a prevenir delitos. Durante as reuniões setoriais, o SINJUS consultou os servidores para saber se a medida foi implementada.

“Há alguns dias, depois do ocorrido, colocaram policiamento aqui na porta. Desde então, não fiquei sabendo de mais casos. Eu acho que melhorou a sensação de segurança”, diz a servidora Josilene Aparecida de Souza, do cartório da 6ª Câmara Cível.

Convocação para o ato público contra o RRF em Minas

Em todas as reuniões setoriais, um dos assuntos de destaque sempre foi o risco da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), pretendido pelo governador Romeu Zema (Novo). Agora que o governo possui maioria entre os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), certamente há mais pressão para que as pautas-bomba tramitem.  “A questão do Regime de Recuperação Fiscal deixa a gente muito preocupado e, às vezes, não temos todas informações, por isso é importante e bom quando o Sindicato vem e passa as informações para a gente”, afirma Helena Canabrava Amaral.

“O SINJUS está alertando sobre os graves retrocessos que o RRF pode significar para todos os servidores do estado. Não tem distinção, será prejudicial a todas as categorias, inclusive para os servidores do TJ. Por isso, estamos convocando todos a se juntarem ao ato do dia 29 de agosto, próxima terça-feira, às 14h, na porta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, conclama o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O servidor David Felix Couto sabe da gravidade da luta e deu o recado: “Dia 29 de agosto, todos na Assembleia Legislativa para a gente pressionar os deputados contra o Regime de Recuperação Fiscal”.

Portanto, compareça ao ato contra o RRF e ajude a afastar essa ameaça. Seus direitos estão em risco. Faça a sua luta!

Notícias relacionadas

#NÃOAORRF ATO PÚBLICO: SINJUS E ENTIDADES VÃO À LUTA CONTRA O RRF NA PRÓXIMA 3ª F., DIA 29 quinta-feira, 24/08/23 14:29 A insistência do governador Romeu Zema (Novo) na adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) tem mobilizado as entidades sindicais estaduais, que lutam pela proteção dos interesses dos servidores públicos e pela manutenção dos serviços essenciais ... leia mais
Servidores reunidos em um saguão de um andar da unidade Afonso Pena 1500 do TJMG, à frente deles está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires que fala aos servidores.
UNIDADE AF. PENA 1500 SERVIDORES OBTÊM DETALHES DAS NEGOCIAÇÕES COM O TJ EM REUNIÃO SETORIAL quarta-feira, 23/08/23 19:32 Na tarde desta quarta-feira, dia 23 de agosto, dirigentes do SINJUS-MG se reuniram com as servidoras e os servidores lotados na unidade Afonso Pena, n. 1.500 para atualizar a categoria acerca das tratativas em torno da Pauta de Reivindicações ... leia mais
Servidores do TJMG reunidos em corredor de um setor na Unidade Goiás. Eles estão ouvindo o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires que está acompanhado de dois dirigentes do Sindicato, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos) e Jonas Araújo (diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde).
DEMANDAS NO TJ SERVIDORES DA UNIDADE GOIÁS PEDEM POR MAIS REUNIÕES SETORIAIS terça-feira, 22/08/23 19:39 Os dirigentes do SINJUS-MG começaram, nesta segunda-feira, 21 de agosto, a percorrer as unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com o objetivo de detalhar o andamento de cada um dos itens da Pauta de Reivindicações da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco