CONDIÇÕES DE TRABALHO

SINJUS COBRA ADEQUAÇÕES TAMBÉM NA UNIDADE SANTO AGOSTINHO DO TJ

quarta-feira, 03/04/24 17:57 : Foto diurna da fachada do prédio do TJ na unidade Santo Agostinho.

A luta do SINJUS-MG por condições dignas de trabalho para as servidoras e os servidores da Justiça mineira ganhou uma nova pauta: desta vez, a denúncia partiu dos trabalhadores lotados na unidade do Santo Agostinho. Assim, por meio do Ofício 14/2024, o Sindicato requereu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que sejam feitas a manutenção e a reposição dos equipamentos de ar-condicionado na unidade a fim de garantir o conforto térmico.

Segundo relatos, os equipamentos de refrigeração apresentam falhas de funcionamento, especialmente no 3º andar, elevando a temperatura do ambiente e tornando a permanência no local desconfortável. Apesar da amplitude do local, as janelas não proporcionam circulação do ar, tornando a utilização do ar-condicionado indispensável. 

Dessa forma, o Sindicato solicita que sejam verificadas as condições de todos os equipamentos de ar-condicionado, identificando quais necessitam de manutenção. No documento, também é requerida a substituição dos equipamentos antigos, desgastados ou que apresentem falhas.

O objetivo é buscar uma solução efetiva para o problema, uma vez que o SINJUS já precisou pressionar o Tribunal quanto às condições de trabalho na unidade Santo Agostinho anteriormente. Em 2023, o mesmo problema  de mau funcionamento dos ares-condicionados foi tratado no Ofício 50/2023. À época, o TJ fez a manutenção dos equipamentos, mas, segundo os servidores lotados na unidade, os equipamentos estão funcionando com intermitência. 

“Essa nova denúncia apenas reforça a necessidade de vigilância constante, porque nós não podemos aceitar que o Tribunal deixe as unidades sem o apoio necessário. Além de gerar insegurança durante o expediente, a falta de estrutura ainda coloca em risco a saúde de todos”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

O SINJUS reafirma o compromisso com a fiscalização das condições de trabalho em todas as unidades do TJMG. O sindicato continuará acompanhando de perto a situação e cobrando providências do Tribunal, garantindo que as denúncias sejam apuradas e que as medidas necessárias sejam tomadas.

Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

Os problemas são frequentes

Outras unidades do TJMG também têm sido alvo de denúncias frequentes quanto à infraestrutura dos prédios e às condições de trabalho insalubre. Na unidade da Praça Milton Campos, além das altas temperaturas, os servidores também enfrentaram uma infestação de pombos, falhas nos elevadores e no alarme de incêndio, além da falta de assentos e tampas nos banheiros.

Na unidade Afonso Pena, n. 1.500, os servidores enfrentam a falta de ventilação e iluminação das salas, bem como ambientes de trabalho tomados pela poeira devido a obras no edifício. Outro problema encontrado no local é a presença de animais e insetos, como escorpiões e uma infestação de baratas. 

No Anexo I, localizado na Rua Goiás, a principal reclamação do mau funcionamento dos elevadores e da falta de acessibilidade para servidores com deficiência. A situação chegou ao ápice quando servidores ficaram presos no equipamento e precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Mesmo com solicitações constantes, o TJMG informou que a modernização completa dos elevadores tem previsão para ser concluída apenas em março de 2025.

Em janeiro deste ano, o Tribunal respondeu às constantes cobranças do SINJUS sobre as condições de trabalho dos servidores e se comprometeu a realizar manutenções e melhorias gradativas. Contudo, os problemas ainda afetam a saúde e a segurança dos servidores, que se sentem abandonados pela Administração do Órgão. Leia as respostas completas do TJMG aqui

 

Últimas notícias

ver mais
Painel do 13º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais com o tema 'Eleições 2026 e a representatividade do servidor do Judiciário'. Um homem fala ao microfone em pé, enquanto três pessoas estão sentadas à mesa, em frente a um telão com o título do painel. Ao lado, estão expostas bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do SINJUS-MG. ELEIÇÕES 2026 DEBATES NO CONSINJUS REFORÇAM A NECESSIDADE DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA PARA FREAR A PRECARIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO sábado, 30/08/25 20:08 O 13º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (Consinjus) trouxe, em seu ...
Auditório com público assistindo a uma palestra durante o 13º Consinjus. Um homem de terno fala em pé ao lado do púlpito, enquanto duas pessoas estão sentadas à mesa de mediação no palco, em frente a um painel colorido com a frase ‘Democracia, Direitos e Representatividade’. Na mesa também há arranjos de flores amarelas e bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do SINJUS." 13º CONSINJUS CONGRESSO DO SINJUS COLOCA EM PAUTA DESAFIOS DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO sexta-feira, 29/08/25 22:21 A defesa da democracia e o papel do Judiciário brasileiro foram um dos temas ...
A imagem mostra homens e mulheres de punho erguido em sinal de protesto. Sobre a imagem, em letras grandes e brancas, está escrito: “DESCONGELA JÁ”. #DESCONGELAJÁ Câmara aprova projeto que garante direitos congelados dos servidores na pandemia; proposta segue para o Senado quarta-feira, 27/08/25 18:50 A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (26) o Projeto de Lei ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco