Regime de trabalho

SINJUS e SERJUSMIG se reúnem com presidente da Comissão de Teletrabalho do TJMG

quarta-feira, 23/11/22 20:13 A imagem mostra quatro pessoas reunidas e conversando em uma mesa redonda. Ao fundo há uma parede branca com uma pintura abstrata.

Dirigentes do SINJUS-MG e do SERJUSMIG se reuniram nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, com a presidente da Comissão de Gestão do Teletrabalho do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Luzia Divina de Paula Peixoto, para tratar sobre eventuais mudanças nas regras de teletrabalho. No encontro, a magistrada informou ter encaminhado junto à Comissão que qualquer alteração por parte do TJMG na atual Resolução 973 somente ocorra após o órgão ser notificado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acerca das mudanças quanto à Resolução 227/2016.

No encontro com os dirigentes sindicais, a presidente da Comissão de Teletrabalho do Tribunal reforçou que o seu entendimento é de que aplicação da decisão do CNJ demanda ainda o esclarecimento de alguns pontos e a efetiva notificação do Conselho para o cumprimento da decisão, postura oposta a que vem sendo adotada pela 1ª Vice-Presidência aos seus servidores subordinados, por meio da Portaria nº 16/2022 (clique aqui e saiba mais).

A desembargadora Luzia Peixoto afirmou ainda que, como presidente da Comissão do Teletrabalho, irá encaminhar no colegiado que eventuais alterações no regime atual só sejam promovidas após recebimento de diretrizes concretas e expressas do CNJ. O posicionamento da magistrada vai no mesmo sentido do da Presidência do TJMG, que também vê como necessário aguardar a notificação do Conselho, pois há dúvidas sobre a aplicabilidade das novas regras. 

Durante a reunião, o representante dos servidores na Comissão de Teletrabalho e presidente do SERJUSMIG, Eduardo Couto, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues, reforçaram a indignação da categoria quanto à Portaria n. 16/2022, que pretende promover alterações de imediato. Os dirigentes também relataram à desembargadora Luzia Peixoto que um grande número de servidoras e servidores está apreensivo, com receio de que o modelo da 1ª Vice-Presidência se torne o padrão a ser implementado em outras áreas do Tribunal. A magistrada, no entanto, afastou essa hipótese. 

Aos representantes dos servidores, a desembargadora Luzia Peixoto sinalizou ainda que, observando as futuras diretrizes do CNJ, é favorável a normas que não engessem a implantação e a expansão do teletrabalho no Judiciário mineiro, de modo a possibilitar que a organização possa se dar conforme a realidade de cada setor. 

O SINJUS e o SERJUSMIG seguem atuando de modo a evitar que a Portaria nº 16/2022 venha a impactar negativamente as relações de trabalho e a vida pessoal dos servidores. Além de reuniões com a própria 1ª Vice-Presidência e com a Comissão de Teletrabalho, os sindicatos também buscam a interlocução a Presidência do TJMG para acabar com esse impasse. 

Acompanhe as mídias dos sindicatos para ficar informado sobre os desdobramentos dessa luta!

Últimas notícias

ver mais
Foto de uma mulher de pele clara de cabelos pretos e longos usando blusa branca e óculos de grau usando o computador em seu home office. Aplicado sobre a foto ícones que remetem a tecnologia e comunicação em tons de azul. TRABALHO REMOTO NO TJMG ROTINAS FORAM APRIMORADAS COM O TELETRABALHO, GARANTEM SERVIDORES segunda-feira, 28/11/22 12:30 O sistema de teletrabalho no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) trouxe mais ...
Imagem de duas taças, com a logo da Festa de Fim de Ano do Sinjus-MG, brindando e ao fundo diversas pessoas em uma festa celebrando. Conteúdo textual: "Celebração. Festa de Fim de Ano do Sinjus terá muita diversão e reencontros. CELEBRAÇÃO FESTA DE FIM DE ANO DO SINJUS TERÁ MUITA DIVERSÃO E REENCONTROS segunda-feira, 28/11/22 12:22 Foi iniciada a contagem regressiva para o evento mais aguardado: a Festa de Fim ...
Montagem digital de um adesivo com a mensagem #REVOGAA16 sobre uma parede, o adesivo é tem cor de fundo amarelo com o texto em vermelho. #REVOGAA16 SINJUS CONVOCA SERVIDORES PARA ATO CONTRA A PORTARIA N. 16 DO TELETRABALHO sexta-feira, 25/11/22 19:24 Diante dos retrocessos que a Portaria n. 16/2022 da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de ...
Top Fale conosco