ENDIVIDAMENTO

SINJUS PARTICIPA DE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA CICLO DE DEBATES DA ALMG SOBRE O RRF

quarta-feira, 27/09/23 19:35 Coordenador geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Felipe Rodrigues, na primeira reunião preparatória para o Ciclo de Debates sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Há dezenas de pessoas presentes, entre elas estão membros de entidades representativas de servidores estaduais e a equipe do deputado Lucas Lasmar, que solicitou o evento.

Nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, aconteceu a primeira reunião preparatória para o Ciclo de Debates sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que será realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nos dias 26 e 27 de outubro. O SINJUS-MG participou das discussões juntamente com dezenas de entidades representativas de servidores estaduais e com a equipe do deputado Lucas Lasmar (REDE), autor do requerimento para o Ciclo de Debates. A iniciativa busca dar transparência às contas públicas e discutir as medidas para enfrentar o endividamento do estado sem penalizar o serviço público e a população.

Membro do Bloco Democracia e Luta, que faz oposição ao governador Romeu Zema na ALMG, o deputado Lucas Lasmar propôs o Ciclo de Debates para que ocorra uma discussão aberta e aprofundada sobre o endividamento do estado e as implicações do atual modelo do Regime de Recuperação Fiscal. Já nessa primeira reunião preparatória, todas as entidades presentes deliberaram pela elaboração de um requerimento a ser enviado ao presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB).

O documento vai solicitar que o Projeto de Lei 1.202/2019, que autoriza a adesão do estado ao RRF, assim como outros projetos que tratem de privatizações de empresas estatais, não tramite no Legislativo antes do Ciclo de Debates, de uma ampla discussão com a sociedade e da realização de uma auditoria nas contas públicas do estado.

Os diretores do SINJUS-MG presentes na reunião destacaram que qualquer medida adotada não deve penalizar os servidores públicos, que já enfrentam desafios significativos no atual cenário econômico.

“Qualquer medida para solucionar o endividamento de Minas Gerais não pode recair sobre os ombros dos servidores públicos. A categoria já vem enfrentando desafios significativos, como salários defasados e más condições de trabalho. Por isso, vamos lutar para que os direitos do funcionalismo sejam respeitados”, afirmou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O Ciclo de Debates também pode ser uma oportunidade para que as cidadãs e os cidadãos mineiros conheçam a real situação financeira do estado, visto que o governo vem se recusando a informar quanto há de saldo nas contas.

“É fundamental que a sociedade tenha acesso pleno e transparente às informações financeiras do estado, de forma a compreendermos a real dimensão do endividamento e a dinâmica das receitas. Além disso, precisamos cobrar também uma revisão da política de isenções fiscais, que privilegia determinados segmentos e transfere o ônus para o resto da sociedade com a elevação de impostos, como o ICMS”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Uma segunda reunião preparatória está agendada para a próxima quarta-feira, dia 4 de outubro, e pretende consolidar as diretrizes para o Ciclo de Debates. Uma das propostas é que ele seja sucedido por reuniões a serem realizadas nas macrorregiões de Minas Gerais. Essa iniciativa permitiria uma maior participação da população nas discussões.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre as próximas ações contra o RRF e em favor do serviço público mineiro.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Montagem digital com a imagem desfocada da Cidade Administrativa (Sede do Governo de Minas Gerais) ao fundo, ao anoitecer. Em primeiro plano, há um cofre grande trancado, com a bandeira do estado de Minas Gerais (um triângulo vermelho com a frase em latim "Libertas Quae Sera Tamem") gravada em sua superfície.
CONTRADIÇÃO FALTA DE TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS PÚBLICAS É MARCA DO GOVERNO ZEMA terça-feira, 26/09/23 18:32 Foto: Maxxyustas / Envato Elements – Creative Commons Desde que assumiu o cargo de governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) tenta impor a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sem, contudo, dar a devida transparência ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco