APOSENTADORIA ESPECIAL E BPC

SINJUS PEDE ACESSO A RELATÓRIO QUE VAI MUDAR AVALIAÇÃO DE DEFICIÊNCIA

sexta-feira, 26/11/21 18:00

O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), requereu ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos informações sobre o teor do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) sobre o Modelo Único de Avaliação Biopsicossocial da Deficiência. O documento vai servir como base para a regulamentação do artigo 2º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e pode ter reflexo nas concessões de aposentadoria especial ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) pelo INSS. O governo federal vem impedindo o acesso ao documento e afirma que o seu teor somente será tornado público após a edição do decreto por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro, o acesso ao relatório é importante pois ele será a principal base para mudanças que podem impactar importantes direitos das pessoas com deficiência.

“Políticas públicas de saúde sempre devem ser construídas com ampla participação da sociedade e de forma transparente, contudo, a praxe do atual governo são os atos secretos. Diante da recusa em disponibilizar o relatório, que pode ter reflexo nos benefícios de nossos filiados, decidimos entrar com o requerimento administrativo e, se houver a recusa, vamos estudar as medidas judiciais cabíveis”, relata Adriana Teodoro.

Membros do próprio GTI e representantes das pessoas com deficiência tiveram acesso negado ao conteúdo final do relatório pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD). A justificativa do órgão é a de que o presidente Jair Bolsonaro ainda não aprovou o documento.

No requerimento administrativo enviado à pasta comandada pela ministra Damares Alves, o SINJUS destaca que o princípio da publicidade não impõe, apenas, a divulgação das decisões administrativas. Ele também exige transparência em toda a tramitação processual, resguardando o direito dos administrados de ter conhecimento sobre documentos e acesso a informações mesmo durante o processo de tomada de decisão.

O Sindicato ainda reforçou que, conforme o artigo 11, inciso IV, da Lei no 8.429/92, negar publicidade e transparência aos atos oficiais configura improbidade administrativa. Desse modo, foi solicitado o acesso ao relatório final no prazo máximo de 20 dias, como determina a LAI.

Além do SINJUS, outras entidades e, mais recentemente, a Defensoria Pública da União e as defensorias públicas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Bahia e Minas Gerais também formalizaram pedidos de acesso ao documento.

O Núcleo da Pessoa com Deficiência do SINJUS seguirá vigilante. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado dos desdobramentos em relação a essa matéria e também quanto a outras de interesse das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco