SAÚDE DO SERVIDOR

SINJUS REQUER O RETORNO DO TELETRABALHO NO TJ E TJM

quinta-feira, 07/01/21 12:11

A prefeitura de Belo Horizonte comunicou, nesta terça-feira, 6 de janeiro, que o comércio não-essencial de Belo Horizonte vai ter que baixar as portas novamente a partir de segunda-feira e sem previsão oficial de retorno. O avanço dos índices de ocupação de leitos na cidade, que se aproxima dos 90% (alerta vermelho), foi o principal item que motivou a medida. Além disso, os outros dois indicadores – internações nas enfermarias e taxa de transmissão do vírus – estão em alerta amarelo.

Só nas últimas 24 horas, foram registrados 1068 novos casos de Covid-19. Esse aumento de registros, que vem acontecendo desde dezembro, preocupa o SINJUS-MG e fez com que a entidade solicitasse ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ao Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) o imediato retorno do regime de teletrabalho no formato do realizado durante o plantão extraordinário. No entendimento do Sindicato, a retomada do home office certamente vai proteger vidas ao mesmo tempo em que manterá a prestação jurisdicional adequada à população.

Devido à situação, desde dezembro, os servidores da Cidade Administrativa voltaram a trabalhar no regime de home office e, com a volta da região Central do Estado para a onda vermelha, outros órgãos estaduais também adotaram a medida.

Com o intuito de também resguardar a saúde e a vida dos servidores, terceirizados e estagiários do Poder Judiciário, bem como de seus familiares, o SINJUS, por meio dos ofícios 156 e 157/2020, requereu aos presidentes do TJMG e do TJMMG a volta do regime de teletrabalho. Perto de completar um mês da solicitação, até o momento não houve retorno por parte do Órgão.

“Estamos realmente preocupados, pois, os casos aumentaram e a população já encontra dificuldades para conseguir atendimento adequado. Nos veículos de imprensa, começam a se tornar comuns os relatos de familiares que não estão conseguindo vagas para pacientes acometidos pela Covid-19. Há casos em que a espera por um leito é de dias, mesmo nos hospitais particulares”, destaca o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Nos ofícios, o Sindicato reforça que o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde de Covid-19 alterou o status da microrregião de Belo Horizonte para “Onda Amarela”, o que motivou a decisão do Poder Executivo a retornar com o teletrabalho. Nesse sentido, o SINJUS solicita aos presidentes do TJMG, desembargador Gilson Lemes, e do TJMMG, desembargador Fernando Ribeiro, que adotem medidas correlatas às adotadas pelo governador Romeu Zema (NOVO).

Produtividade no teletrabalho

Segundo dados do próprio TJMG, de 16 de março a 9 de setembro, período em que vigorou o plantão extraordinário no Judiciário mineiro, foram executados mais de 32,5 milhões de atos processuais. Até mesmo cerca de 72 mil audiências foram realizadas e garantiram o acesso do cidadão à Justiça.

“Esses números mostram que o Judiciário não parou, que o servidor do TJMG não parou durante a pandemia. A produtividade do Tribunal aumentou e o trabalho remoto se mostrou um sistema viável para situações de exceção como a que vivemos agora. A volta do teletrabalho para as atividades não essenciais é muito importante até que os números da Covid e da taxa de ocupação de leitos voltem a patamares seguros. É um cuidado que os presidentes do TJMG e do TJMMG precisam ter com os servidores”, complementa diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS-MG, Adriana Teodoro.

Casos no Judiciário mineiro são um alerta

No ofício enviado ao TJMG, o SINJUS lembra que casos do novo coronavírus foram registrados na Corregedoria-Geral de Justiça, na Diretoria do Tribunal, na unidade do Anexo II (Goiás) e no Fórum Lafayette. Já no documento remetido ao TJMMG, o Sindicato ressaltou as ocorrências de Covid-19 entre pessoas que exercem atividades na Corregedoria do Órgão, em Auditorias do Tribunal e no setor de almoxarifado.

Como exemplo a ser seguido no próprio Judiciário, o SINJUS argumentou que o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou até 31 de março de 2021 o sistema de trabalho remoto para cerca de 80% da sua força de trabalho.

DENÚNCIAS

O SINJUS está ainda mais vigilante em relação às condições e à estrutura de trabalho dos servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected] com o assunto “QUARENTENA COM SINJUS”. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Notícias relacionadas

DEMANDAS DOS SERVIDORES SINJUS SE REÚNE COM O TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR quinta-feira, 03/12/20 19:30 Nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, o SINJUS-MG se reuniu com a Presidência e com a Corregedoria do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) para alinhar as demandas dos servidores do órgão. O principal assunto foi quanto ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco