ENFRENTAMENTO

SINJUS VAI DEBATER OS IMPACTOS DE RRF EM LIVE COM DIVERSAS ENTIDADES

terça-feira, 03/10/23 18:47 Sobre um fundo preto, no topo da imagem há um retângulo vermelho com letreiro pequeno em branco indicando uma transmissão ao vivo (LIVE). No centro, há fotos dentro de molduras circulares dos dirigentes dos sindicatos participantes, entre eles está o coordenador geral do SINJUS, Alexandre Pires. Estão representados também os sindicato SERJUSMIG, SINDOJUS/MG, AFFEMG, ASPRA/PMBM, SINDSEMA, SINDALEMG e do SINDSEMPMG.

Apesar das preocupações constantes manifestadas por diversos setores públicos de Minas Gerais, o governador do estado, Romeu Zema (Novo), permanece comprometido com seu projeto de implementação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Para discutir os impactos do RRF na sociedade civil e no serviço público, o SINDSEMPMG vai promover a live “Impactos do Regime de Recuperação Fiscal” no dia 5 de outubro, às 19h. A reunião vai contar com a participação do SINJUS-MG e de outras entidades sindicais. Programe-se para acompanhar e participar da live por meio do chat no YouTube.

O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, participará das discussões com representantes do SERJUSMIG, do SINDOJUS/MG, da AFFEMG, da ASPRA/PMBM, do SINDSEMA, do SINDALEMG e do SINDSEMPMG.

O debate acontece no dia em que se comemora os 35 anos de promulgação da Constituição de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã”, que formaliza a importância da seguridade social e estabelece uma ampla gama de direitos sociais para os cidadãos brasileiros. Durante a conversa, os sindicalistas terão a oportunidade de explicar as consequências danosas do plano proposto pelo governo de Minas, que tem sido marcado por incoerências administrativas.

Ao contrário do que resguarda a Carta Magna, o RRF de Zema não respeita os princípios constitucionais, representando um grande perigo para a população mineira. Com a justificativa de reequilíbrio de contas, o plano do governador impõe a adoção de medidas para o controle de gastos como a redução de despesas com pessoal, reformas estruturais e ajustes nas políticas fiscais. No serviço público, ele prevê a proibição de reajustes salariais, bem como de auxílios ou benefícios, além de impedir concursos públicos e progressões de carreira.

A adesão ao RRF também pode impactar a sociedade civil, afetando a qualidade e a eficiência de atendimentos em áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. A população mineira também corre o risco de enfrentar aumentos de impostos e de tarifas, a partir da  privatização de grandes empresas estatais, como a Cemig, Copasa e Codemig.

O SINJUS convida todas as filiadas e todos os filiados a participar da live, trazendo dúvidas e questionamentos que poderão enriquecer o debate e ampliar a rede de informações sobre o avanço do RRF em Minas. Clique aqui e acesse o canal oficial do SINDSEMPMG no YouTube e acompanhe a conversa na próxima quinta-feira, 5 de outubro, às 19h.

Contamos com a sua participação!

LUTA NA ALMG

Buscando dar mais transparência às contas públicas e discutir medidas para enfrentar o endividamento do estado sem penalizar o serviço público e a população, o SINJUS retorna à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) amanhã, dia 4 de outubro, para a segunda reunião preparatória para o Ciclo de Debates sobre o RRF.

O grupo, que reúne dezenas de entidades sindicais e a equipe do deputado Lucas Lasmar (REDE), vai alinhar as diretrizes do evento programado para acontecer nos dias 26 e 27 de outubro.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre todas as ações do Sindicato contra a adesão de Minas Gerais ao atual modelo do Regime de Recuperação Fiscal.

SINDICATO É PRA LUTAR

Notícias relacionadas

Coordenador geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Felipe Rodrigues, na primeira reunião preparatória para o Ciclo de Debates sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Há dezenas de pessoas presentes, entre elas estão membros de entidades representativas de servidores estaduais e a equipe do deputado Lucas Lasmar, que solicitou o evento.
ENDIVIDAMENTO SINJUS PARTICIPA DE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA CICLO DE DEBATES DA ALMG SOBRE O RRF quarta-feira, 27/09/23 19:35 Nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, aconteceu a primeira reunião preparatória para o Ciclo de Debates sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que será realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nos dias 26 e 27 de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
LOTAÇÃO TJMG PUBLICA LISTAS DE CLASSIFICADOS NO EDITAL DE REMOÇÃO Nº 1/2025 quinta-feira, 04/12/25 18:34 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
ÓRGÃO ESPECIAL VAI APRECIAR DATA-BASE 2025 NO DIA 10/12 quinta-feira, 04/12/25 18:24 O Órgão Especial (OE) do Tribunal de Justiça (TJMG) vai apreciar o anteprojeto de ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma enfermeira atendendo um homem em sua casa, o auxiliando enquanto ele se levanta do sofá, ambos sorrindo. Sobre a imagem, aparece o texto: ‘Tenha atendimento médico domiciliar com o novo convênio do SINJUS’. No canto inferior esquerdo está o logo da empresa Évora Home Care. Saúde Tenha atendimento médico domiciliar com o novo convênio do SINJUS quinta-feira, 04/12/25 15:25 A saúde e o bem-estar são essenciais para garantir uma vida mais tranquila e ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco