SINJUS INSTITUI DIRETORIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO E EMPOSSA NOVO DIRETOR
quarta-feira, 01/10/25 18:26
O SINJUS-MG deu mais um passo importante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Judiciário e na sociedade mineira. Na tarde desta quarta-feira, 1º de outubro, o Sindicato oficializou a criação da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, conforme deliberado pelas filiadas e pelos filiados durante o 13º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (Consinjus), realizado nos dias 29 e 30 de agosto deste ano. O objetivo é instrumentalizar ainda mais os projetos da entidade nessa frente de atuação.
Até então, as demandas das pessoas com deficiência eram centralizadas no Sindicato pelo Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD), coordenado pelo diretor de Finanças, Alex Aguiar. Agora, com a estrutura ampliada, o SINJUS passa a contar com uma diretoria específica para tratar do tema com ainda mais força e institucionalidade.
“Historicamente, o SINJUS sempre foi agente ativo na luta por dignidade e inclusão. Em 2018, foi criado o NPD, um instrumento de integração que, por meio de atividades como palestras e seminários, vem sensibilizando a sociedade e contribuindo para ações que buscam eliminar comportamentos e atitudes excludentes e capacitistas. Com a criação da diretoria específica, essa atuação será potencializada”, ressalta o diretor de Finanças e coordenador do NPD, Alex Aguiar.
Conforme previsão no Estatuto do SINJUS, cabe à Diretoria Colegiada deliberar sobre a convocação de diretores entre os membros suplentes durante o mandato. Dessa forma, o Colegiado convocou o colega Fellipe Rocha Tomanini Passaglio para ocupar a nova diretoria. O dirigente foi empossado nesta quarta-feira, na sede da entidade, por Alex Aguiar, acompanhado do diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues.
Ao tomar posse, Fellipe Tomanini destacou a responsabilidade e o compromisso com que assume a nova diretoria, já começando a trabalhar de forma efetiva em favor da categoria.
“É uma honra assumir essa nova diretoria e me somar ao trabalho que já vem sendo muito bem feito pelo Alex. Assumo esse desafio com o compromisso de ampliar a atuação do Sindicato na batalha por um Judiciário mais diverso e inclusivo”, afirmou Tomanini.
A parceria entre o novo diretor e a experiência de Alex Aguiar como coordenador do NPD será estratégica para consolidar os avanços já alcançados e garantir que políticas de acessibilidade e inclusão sejam cada vez mais efetivas no âmbito do Poder Judiciário mineiro. A medida também reflete a maturidade que o debate, as demandas e a luta das servidoras e dos servidores com deficiência têm dentro do SINJUS.
Com a criação da nova pasta, o SINJUS reafirma seu compromisso histórico com a justiça social, a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. Essa iniciativa fortalece o papel do Sindicato como referência de luta e como espaço democrático de acolhimento e valorização de todas e todos.
Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre as próximas iniciativas do SINJUS em defesa das servidoras e dos servidores com deficiência.
SINDICATO É PRA LUTAR!