DATA-BASE 2023

PODERES ENVIAM PL DE RECOMPOSIÇÃO PARA ALMG; TJ SEGUE INERTE!

quarta-feira, 13/03/24 19:15 Na imagem há uma mesa onde estão reunidos o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG; também fazem parte da mesa os dirigentes do SINDOJUS/MG e do Serjusmig, além dos representantes da presidência do TJMG.

O Executivo tem. O Ministério Público, tem! Só nós não temos previsão de quando o nosso projeto de recomposição da inflação será enviado à Assembleia Legislativa pelo Poder Judiciário. A Data-Base, uma das reivindicações mais importantes para a nossa categoria, segue sendo negligenciada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), enquanto o Ministério Público já enviou o projeto de lei que prevê a recomposição salarial para os seus servidores para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na terça-feira, 12 de março. O Executivo também anunciou, no início da semana, que vai encaminhar o reajuste para o Legislativo nos próximos dias.

Diante do cenário, dirigentes do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS-MG entraram em contato com a Presidência do TJMG, na segunda-feira, 11 de março, solicitando um posicionamento em relação à Data-Base dos servidores. Sem retorno, os dirigentes foram até a sede do Tribunal nesta quarta-feira em busca de respostas.

Na reunião, os representantes da Administração do TJ voltaram a dar a mesma desculpa que foi usada na Mesa de Negociações com os Sindicatos, de que, primeiro, seria necessário aguardar o fechamento do 1º quadrimestre deste ano para analisar o aumento da arrecadação e, na sequência, poder executar as despesas.

“Essa desculpa não cola. A Administração segue sem apresentar uma justificativa plausível para o atraso no envio da Data-Base para a ALMG. Todos os Poderes já deixaram claro que o quadro orçamentário é favorável para o envio da tramitação das propostas de todos os Poderes. Já são 11 meses de atraso no cumprimento da Lei da Data-Base e o poder de compra dos servidores do Judiciário mineiro segue sendo diminuído a cada dia”, alerta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Desvalorização e prejuízos

Os sindicalistas argumentaram que a categoria está insatisfeita com a atual gestão do TJ, que, mais uma vez, demonstra que não se importa em implementar uma política de valorização dos servidores. Esta é a primeira vez que o Tribunal de Justiça fica pra trás em relação aos outros Poderes. Vale lembrar que, em janeiro, após pressão dos Sindicatos nas reuniões da Mesa de Negociações, o TJ publicou portarias com atualização dos valores mensais dos Auxílios destinados aos servidores do Órgão. No entanto, o Auxílio-Saúde não teve um reajuste substancial, conforme o Tribunal havia se comprometido, e continua aquém do necessário para sua finalidade.

Outro motivo de preocupação é o fato de que o atraso na definição da Data-Base 2023 vai se somar, em breve, à Data-Base 2024, que vence em maio. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o percentual já está acumulado em 14,13%, considerando as perdas históricas dos últimos anos e, caso as Datas-Bases se acumulem, a perda da categoria deve superar 15%.

Em agosto do ano passado, em reunião do Comitê Orçamentário de Segundo Grau, o TJMG apresentou a proposta orçamentária para o ano de 2024 e garantiu que os valores previstos para a rubrica ‘despesa com servidores’ contemplava as reivindicações da categoria, como a Data-Base 2023. Uma análise técnica realizada pelo Dieese também comprova a viabilidade do envio da proposta agora. Mesmo assim, a Administração do TJMG continua ignorando esse direito legítimo do servidor, regido por lei.

Data-Base, Já!

Na reunião desta quarta, os dirigentes sindicais reforçaram a cobrança para que o Tribunal envie o projeto de lei da Data-Base 2023 para a Assembleia imediatamente. As entidades deixaram claro que a situação está insustentável e que a categoria está mobilizada para cobrar o cumprimento do direito à recomposição das perdas inflacionárias.

Os Sindicatos solicitaram uma reunião de urgência com a Presidência do Tribunal, e a equipe técnica, que ficou marcada para a próxima quarta-feira, dia 20 de março. Os representantes da Administração do TJ solicitaram que os dirigentes levem os dados técnicos que comprovam que é possível enviar a proposta agora para a Assembleia. Ainda assim, as entidades reforçaram que a definição sobre a Data-Base se trata, antes de tudo, de vontade política.

Os Sindicatos vão convocar os servidores para uma mobilização nos próximos dias.

FIQUE ATENTO AO SITE E ATENDA ÀS CONVOCATÓRIAS.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Na imagem há um auditório com diversas pessoas assistindo a uma apresentação que está no telão. De frente para a plateia está Alexandre Pires, com o braço levantado, ele é um homem branco e está vestido com uma camisa preta e calça jeans. As pessoas presentes no auditório repetem o gesto, levantando também os braços para o alto em sinal de aprovação à pauta proposta pelo Sindicato.
AGE CATEGORIA DELIBERA PELA INTENSIFICAÇÃO DA LUTA PELA DATA-BASE E OUTROS DIREITOS quinta-feira, 07/03/24 20:23 Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) marcada por importantes contribuições das servidoras e dos servidores e em clima de mobilização, a categoria deliberou, por unanimidade, nesta quinta-feira, dia 7 de março, por intensificar a luta pela Data-Base, pelo Auxílio-Saúde digno ... leia mais
Fotografia da reunião com diretores do TJMG, representantes do Sinjus, Serjusmig, estão em volta de uma mesa, sentados
REUNIÃO COM TJMG MESA DE NEGOCIAÇÕES: PRINCIPAIS DEMANDAS DOS SERVIDORES PERMANECEM INDEFINIDAS terça-feira, 27/02/24 18:30 A primeira reunião da Mesa de Negociações de 2024 entre a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e os Sindicatos da categoria foi realizada na manhã de terça-feira, dia 27 de fevereiro. A Administração do TJ ... leia mais
No primeiro plano há um gráfico com duas setas, uma ascendente na cor verde marcada como Produtividade e outra descendente na cor vermelho onde está escrito valorização. No segundo plano há a imagem do edifício sede do tribunal de Justiça de Minas Gerais.
DESVALORIZAÇÃO TJMG SUPERA METAS DE PRODUTIVIDADE, MAS NEGLIGENCIA DIREITOS DOS SERVIDORES quinta-feira, 22/02/24 17:56 Na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou matéria em seu site exaltando a superação em mais de 100% da meta estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de julgar mais ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: As imagens do carrossel do Mês do Servidor, promovido pelo SINJUS-MG, convida os filiados a participarem de um sorteio especial com prêmios variados e atrativos. Entre os brindes estão kits de confraternização, vitrola com USB e Bluetooth, assinatura anual do Clube Wine, kit café gourmet, mini projetor portátil, convites para a festa de fim de ano, reembolso para piquenique em família, Kindle, vale hospedagem, além de assinaturas culturais. Com inscrições abertas até 27/10, a campanha reforça a valorização dos servidores e o espírito de celebração da categoria. Participe! SINJUS comemora Mês do Servidor com campanha especial e sorteio para filiados terça-feira, 14/10/25 12:56 Mesmo com todo empenho e dedicação para garantir o bom funcionamento da Justiça mineira ...
Imagem Acessível: Logotipo metálico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em uma parede escura, parcialmente visível ao lado da bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Articulação - SINJUS participa de audiência pública sobre os 20 anos do CNJ, nesta 3ªF., 14/10. Articulação SINJUS participa de audiência pública sobre os 20 anos do CNJ, nesta 3ªF., 14/10 segunda-feira, 13/10/25 17:18 O SINJUS-MG estará presente na audiência pública que vai discutir os 20 anos de ...
A imagem mostra o letreiro em frente ao edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), as letras são de aço inox sobre um fundo de concreto bege. Atrás do letreiro é possível ver a entrada principal do Tribunal, uma construção revestida de vidro, onde há uma marquise com detalhe vermelho. Conteúdo textual: AVANÇO - Atuação sindical garante novas nomeações do Concurso 01/2022. AVANÇO ATUAÇÃO SINDICAL GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 segunda-feira, 13/10/25 16:56 Conforme o SINJUS-MG já havia antecipado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco